Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christoffel,Marialda Moreira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pacheco,Sandra Teixeira de Araújo, Reis,Carlos Sérgio Correa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000100025
Resumo: Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência da utilização do Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar na consulta de enfermagem à criança. Os resultados evidenciaram que esse modelo pode ser utilizado a partir da segunda consulta, quando se inicia um vínculo entre docente-discentes e família, que são necessários mais de cinco encontros e que a duração da entrevista é de, no mínimo, 20 minutos. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos uma maior reflexão sobre os problemas apresentados pela família numa relação de diálogo, mudanças de autoconhecimento e de estrutura familiar, melhor compreensão da rede familiar e como a cultura familiar influencia as práticas de cuidado prestado à criança no domicílio.
id UFRJ-4_38bf29293a1ef1d2794d5938c4550ec7
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452008000100025
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagemConsulta de EnfermagemEducação em SaúdeSaúde da CriançaFamíliaTrata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência da utilização do Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar na consulta de enfermagem à criança. Os resultados evidenciaram que esse modelo pode ser utilizado a partir da segunda consulta, quando se inicia um vínculo entre docente-discentes e família, que são necessários mais de cinco encontros e que a duração da entrevista é de, no mínimo, 20 minutos. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos uma maior reflexão sobre os problemas apresentados pela família numa relação de diálogo, mudanças de autoconhecimento e de estrutura familiar, melhor compreensão da rede familiar e como a cultura familiar influencia as práticas de cuidado prestado à criança no domicílio.Universidade Federal do Rio de Janeiro2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000100025Escola Anna Nery v.12 n.1 2008reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452008000100025info:eu-repo/semantics/openAccessChristoffel,Marialda MoreiraPacheco,Sandra Teixeira de AraújoReis,Carlos Sérgio Correa dospor2009-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452008000100025Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2009-11-26T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem
title Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem
spellingShingle Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem
Christoffel,Marialda Moreira
Consulta de Enfermagem
Educação em Saúde
Saúde da Criança
Família
title_short Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem
title_full Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem
title_fullStr Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem
title_full_unstemmed Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem
title_sort Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem
author Christoffel,Marialda Moreira
author_facet Christoffel,Marialda Moreira
Pacheco,Sandra Teixeira de Araújo
Reis,Carlos Sérgio Correa dos
author_role author
author2 Pacheco,Sandra Teixeira de Araújo
Reis,Carlos Sérgio Correa dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Christoffel,Marialda Moreira
Pacheco,Sandra Teixeira de Araújo
Reis,Carlos Sérgio Correa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Consulta de Enfermagem
Educação em Saúde
Saúde da Criança
Família
topic Consulta de Enfermagem
Educação em Saúde
Saúde da Criança
Família
description Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência da utilização do Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar na consulta de enfermagem à criança. Os resultados evidenciaram que esse modelo pode ser utilizado a partir da segunda consulta, quando se inicia um vínculo entre docente-discentes e família, que são necessários mais de cinco encontros e que a duração da entrevista é de, no mínimo, 20 minutos. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos uma maior reflexão sobre os problemas apresentados pela família numa relação de diálogo, mudanças de autoconhecimento e de estrutura familiar, melhor compreensão da rede familiar e como a cultura familiar influencia as práticas de cuidado prestado à criança no domicílio.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000100025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000100025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452008000100025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.12 n.1 2008
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128119838146560