Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000100025 |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência da utilização do Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar na consulta de enfermagem à criança. Os resultados evidenciaram que esse modelo pode ser utilizado a partir da segunda consulta, quando se inicia um vínculo entre docente-discentes e família, que são necessários mais de cinco encontros e que a duração da entrevista é de, no mínimo, 20 minutos. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos uma maior reflexão sobre os problemas apresentados pela família numa relação de diálogo, mudanças de autoconhecimento e de estrutura familiar, melhor compreensão da rede familiar e como a cultura familiar influencia as práticas de cuidado prestado à criança no domicílio. |
id |
UFRJ-4_38bf29293a1ef1d2794d5938c4550ec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452008000100025 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagemConsulta de EnfermagemEducação em SaúdeSaúde da CriançaFamíliaTrata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência da utilização do Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar na consulta de enfermagem à criança. Os resultados evidenciaram que esse modelo pode ser utilizado a partir da segunda consulta, quando se inicia um vínculo entre docente-discentes e família, que são necessários mais de cinco encontros e que a duração da entrevista é de, no mínimo, 20 minutos. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos uma maior reflexão sobre os problemas apresentados pela família numa relação de diálogo, mudanças de autoconhecimento e de estrutura familiar, melhor compreensão da rede familiar e como a cultura familiar influencia as práticas de cuidado prestado à criança no domicílio.Universidade Federal do Rio de Janeiro2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000100025Escola Anna Nery v.12 n.1 2008reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452008000100025info:eu-repo/semantics/openAccessChristoffel,Marialda MoreiraPacheco,Sandra Teixeira de AraújoReis,Carlos Sérgio Correa dospor2009-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452008000100025Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2009-11-26T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem |
title |
Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem |
spellingShingle |
Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem Christoffel,Marialda Moreira Consulta de Enfermagem Educação em Saúde Saúde da Criança Família |
title_short |
Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem |
title_full |
Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem |
title_fullStr |
Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem |
title_sort |
Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem |
author |
Christoffel,Marialda Moreira |
author_facet |
Christoffel,Marialda Moreira Pacheco,Sandra Teixeira de Araújo Reis,Carlos Sérgio Correa dos |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco,Sandra Teixeira de Araújo Reis,Carlos Sérgio Correa dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Christoffel,Marialda Moreira Pacheco,Sandra Teixeira de Araújo Reis,Carlos Sérgio Correa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consulta de Enfermagem Educação em Saúde Saúde da Criança Família |
topic |
Consulta de Enfermagem Educação em Saúde Saúde da Criança Família |
description |
Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência da utilização do Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar na consulta de enfermagem à criança. Os resultados evidenciaram que esse modelo pode ser utilizado a partir da segunda consulta, quando se inicia um vínculo entre docente-discentes e família, que são necessários mais de cinco encontros e que a duração da entrevista é de, no mínimo, 20 minutos. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos uma maior reflexão sobre os problemas apresentados pela família numa relação de diálogo, mudanças de autoconhecimento e de estrutura familiar, melhor compreensão da rede familiar e como a cultura familiar influencia as práticas de cuidado prestado à criança no domicílio. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000100025 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000100025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452008000100025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.12 n.1 2008 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128119838146560 |