A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Lívia Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Broca,Priscilla Valladares, Ferreira,Márcia de Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300011
Resumo: O objeto é a leitura mediada à criança hospitalizada como estratégia lúdica. Os objetivos são: Identificar os sentidos atribuídos pelos sujeitos às ações de mediação de leitura; caracterizar suas contribuições às crianças hospitalizadas; e discutir a leitura mediada como estratégia expressiva/lúdica de cuidado fundamental. Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 10 crianças hospitalizadas; 10 acompanhantes; 7 mediadores de leitura; e 10 membros da equipe de enfermagem. Evidenciaram-se os benefícios da leitura no bem-estar das crianças e seus acompanhantes, favorecendo o trabalho da equipe de saúde. Para os profissionais e mediadores, a leitura mediada é uma estratégia de humanização do cuidado que diminui a sobrecarga psíquica e proporciona conforto emocional à criança, amenizando seu sofrimento. Concluiu-se que aliar o ludismo ao cuidado vem ao encontro dos princípios da teoria do cuidado humano e, também, do Projeto Humaniza SUS, cujas estratégias de acolhimento do cliente ganham vulto.
id UFRJ-4_3e6aaae6d5bce179a26995a4c55d5874
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452009000300011
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamentalCuidados de EnfermagemSaúde da CriançaHumanização da AssistênciaO objeto é a leitura mediada à criança hospitalizada como estratégia lúdica. Os objetivos são: Identificar os sentidos atribuídos pelos sujeitos às ações de mediação de leitura; caracterizar suas contribuições às crianças hospitalizadas; e discutir a leitura mediada como estratégia expressiva/lúdica de cuidado fundamental. Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 10 crianças hospitalizadas; 10 acompanhantes; 7 mediadores de leitura; e 10 membros da equipe de enfermagem. Evidenciaram-se os benefícios da leitura no bem-estar das crianças e seus acompanhantes, favorecendo o trabalho da equipe de saúde. Para os profissionais e mediadores, a leitura mediada é uma estratégia de humanização do cuidado que diminui a sobrecarga psíquica e proporciona conforto emocional à criança, amenizando seu sofrimento. Concluiu-se que aliar o ludismo ao cuidado vem ao encontro dos princípios da teoria do cuidado humano e, também, do Projeto Humaniza SUS, cujas estratégias de acolhimento do cliente ganham vulto.Universidade Federal do Rio de Janeiro2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300011Escola Anna Nery v.13 n.3 2009reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452009000300011info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Lívia RodriguesBroca,Priscilla ValladaresFerreira,Márcia de Assunçãopor2010-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452009000300011Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-06-11T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental
title A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental
spellingShingle A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental
Mendes,Lívia Rodrigues
Cuidados de Enfermagem
Saúde da Criança
Humanização da Assistência
title_short A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental
title_full A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental
title_fullStr A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental
title_full_unstemmed A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental
title_sort A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental
author Mendes,Lívia Rodrigues
author_facet Mendes,Lívia Rodrigues
Broca,Priscilla Valladares
Ferreira,Márcia de Assunção
author_role author
author2 Broca,Priscilla Valladares
Ferreira,Márcia de Assunção
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes,Lívia Rodrigues
Broca,Priscilla Valladares
Ferreira,Márcia de Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de Enfermagem
Saúde da Criança
Humanização da Assistência
topic Cuidados de Enfermagem
Saúde da Criança
Humanização da Assistência
description O objeto é a leitura mediada à criança hospitalizada como estratégia lúdica. Os objetivos são: Identificar os sentidos atribuídos pelos sujeitos às ações de mediação de leitura; caracterizar suas contribuições às crianças hospitalizadas; e discutir a leitura mediada como estratégia expressiva/lúdica de cuidado fundamental. Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 10 crianças hospitalizadas; 10 acompanhantes; 7 mediadores de leitura; e 10 membros da equipe de enfermagem. Evidenciaram-se os benefícios da leitura no bem-estar das crianças e seus acompanhantes, favorecendo o trabalho da equipe de saúde. Para os profissionais e mediadores, a leitura mediada é uma estratégia de humanização do cuidado que diminui a sobrecarga psíquica e proporciona conforto emocional à criança, amenizando seu sofrimento. Concluiu-se que aliar o ludismo ao cuidado vem ao encontro dos princípios da teoria do cuidado humano e, também, do Projeto Humaniza SUS, cujas estratégias de acolhimento do cliente ganham vulto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452009000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.13 n.3 2009
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128120304762880