A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300011 |
Resumo: | O objeto é a leitura mediada à criança hospitalizada como estratégia lúdica. Os objetivos são: Identificar os sentidos atribuídos pelos sujeitos às ações de mediação de leitura; caracterizar suas contribuições às crianças hospitalizadas; e discutir a leitura mediada como estratégia expressiva/lúdica de cuidado fundamental. Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 10 crianças hospitalizadas; 10 acompanhantes; 7 mediadores de leitura; e 10 membros da equipe de enfermagem. Evidenciaram-se os benefícios da leitura no bem-estar das crianças e seus acompanhantes, favorecendo o trabalho da equipe de saúde. Para os profissionais e mediadores, a leitura mediada é uma estratégia de humanização do cuidado que diminui a sobrecarga psíquica e proporciona conforto emocional à criança, amenizando seu sofrimento. Concluiu-se que aliar o ludismo ao cuidado vem ao encontro dos princípios da teoria do cuidado humano e, também, do Projeto Humaniza SUS, cujas estratégias de acolhimento do cliente ganham vulto. |
id |
UFRJ-4_3e6aaae6d5bce179a26995a4c55d5874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452009000300011 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamentalCuidados de EnfermagemSaúde da CriançaHumanização da AssistênciaO objeto é a leitura mediada à criança hospitalizada como estratégia lúdica. Os objetivos são: Identificar os sentidos atribuídos pelos sujeitos às ações de mediação de leitura; caracterizar suas contribuições às crianças hospitalizadas; e discutir a leitura mediada como estratégia expressiva/lúdica de cuidado fundamental. Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 10 crianças hospitalizadas; 10 acompanhantes; 7 mediadores de leitura; e 10 membros da equipe de enfermagem. Evidenciaram-se os benefícios da leitura no bem-estar das crianças e seus acompanhantes, favorecendo o trabalho da equipe de saúde. Para os profissionais e mediadores, a leitura mediada é uma estratégia de humanização do cuidado que diminui a sobrecarga psíquica e proporciona conforto emocional à criança, amenizando seu sofrimento. Concluiu-se que aliar o ludismo ao cuidado vem ao encontro dos princípios da teoria do cuidado humano e, também, do Projeto Humaniza SUS, cujas estratégias de acolhimento do cliente ganham vulto.Universidade Federal do Rio de Janeiro2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300011Escola Anna Nery v.13 n.3 2009reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452009000300011info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Lívia RodriguesBroca,Priscilla ValladaresFerreira,Márcia de Assunçãopor2010-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452009000300011Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-06-11T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental |
title |
A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental |
spellingShingle |
A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental Mendes,Lívia Rodrigues Cuidados de Enfermagem Saúde da Criança Humanização da Assistência |
title_short |
A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental |
title_full |
A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental |
title_fullStr |
A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental |
title_full_unstemmed |
A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental |
title_sort |
A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental |
author |
Mendes,Lívia Rodrigues |
author_facet |
Mendes,Lívia Rodrigues Broca,Priscilla Valladares Ferreira,Márcia de Assunção |
author_role |
author |
author2 |
Broca,Priscilla Valladares Ferreira,Márcia de Assunção |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes,Lívia Rodrigues Broca,Priscilla Valladares Ferreira,Márcia de Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidados de Enfermagem Saúde da Criança Humanização da Assistência |
topic |
Cuidados de Enfermagem Saúde da Criança Humanização da Assistência |
description |
O objeto é a leitura mediada à criança hospitalizada como estratégia lúdica. Os objetivos são: Identificar os sentidos atribuídos pelos sujeitos às ações de mediação de leitura; caracterizar suas contribuições às crianças hospitalizadas; e discutir a leitura mediada como estratégia expressiva/lúdica de cuidado fundamental. Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 10 crianças hospitalizadas; 10 acompanhantes; 7 mediadores de leitura; e 10 membros da equipe de enfermagem. Evidenciaram-se os benefícios da leitura no bem-estar das crianças e seus acompanhantes, favorecendo o trabalho da equipe de saúde. Para os profissionais e mediadores, a leitura mediada é uma estratégia de humanização do cuidado que diminui a sobrecarga psíquica e proporciona conforto emocional à criança, amenizando seu sofrimento. Concluiu-se que aliar o ludismo ao cuidado vem ao encontro dos princípios da teoria do cuidado humano e, também, do Projeto Humaniza SUS, cujas estratégias de acolhimento do cliente ganham vulto. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452009000300011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.13 n.3 2009 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128120304762880 |