Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300202 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Analisar como a educação permanente insere-se nas ações dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família. Método Pesquisa quanti-qualitativa. Na etapa quantitativa, 359 profissionais de nove macrorregiões de Santa Catarina responderam um Survey; na qualitativa, cinco equipes desses Núcleos participaram de grupos focais. Os dados quantitativos foram analisados com Statistical Package for the Social Sciences e os qualitativos, com auxílio do Atlas.ti 8.0. Resultados As profissionais são, majoritariamente, mulheres, pós-graduadas e que atuam nos Núcleos há mais de três anos. Aproximadamente 50% recebeu qualificação específica e, destas, 46,1% via Telessaúde. Ações típicas de apoio matricial destacaram-se como atividades frequentes nas duas etapas do estudo. Os grupos revelaram que o Ministério da Saúde e o Estado são apoiadores das qualificações; entretanto, falta apoio dos gestores. Conclusão e Implicações para a prática Ações educativas ocorrem durante as práticas. Os profissionais demonstram iniciativa para se fortalecerem em termos formativos, seja por meio da pós-graduação ou busca de outros dispositivos, com destaque para o Telessaúde e a integração com Universidades. Os espaços de diálogo entre os profissionais e o apoio da gestão são importantes estratégias para a educação permanente. |
id |
UFRJ-4_44781ff2e73bb4509c197f73c45ebd79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452020000300202 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da famíliaAtenção primária à saúdeSaúde da famíliaPrática profissionalEducação permanenteCapacitação profissionalRESUMO Objetivo Analisar como a educação permanente insere-se nas ações dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família. Método Pesquisa quanti-qualitativa. Na etapa quantitativa, 359 profissionais de nove macrorregiões de Santa Catarina responderam um Survey; na qualitativa, cinco equipes desses Núcleos participaram de grupos focais. Os dados quantitativos foram analisados com Statistical Package for the Social Sciences e os qualitativos, com auxílio do Atlas.ti 8.0. Resultados As profissionais são, majoritariamente, mulheres, pós-graduadas e que atuam nos Núcleos há mais de três anos. Aproximadamente 50% recebeu qualificação específica e, destas, 46,1% via Telessaúde. Ações típicas de apoio matricial destacaram-se como atividades frequentes nas duas etapas do estudo. Os grupos revelaram que o Ministério da Saúde e o Estado são apoiadores das qualificações; entretanto, falta apoio dos gestores. Conclusão e Implicações para a prática Ações educativas ocorrem durante as práticas. Os profissionais demonstram iniciativa para se fortalecerem em termos formativos, seja por meio da pós-graduação ou busca de outros dispositivos, com destaque para o Telessaúde e a integração com Universidades. Os espaços de diálogo entre os profissionais e o apoio da gestão são importantes estratégias para a educação permanente.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300202Escola Anna Nery v.24 n.3 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2019-0273info:eu-repo/semantics/openAccessVendruscolo,CarineTrindade,Letícia de LimaMetelski,Fernanda KarlaVandresen,LaraPires,Denise Elvira Pires deTesser,Charles DalcanaleMartins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silvapor2020-03-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000300202Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-03-19T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família |
title |
Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família |
spellingShingle |
Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família Vendruscolo,Carine Atenção primária à saúde Saúde da família Prática profissional Educação permanente Capacitação profissional |
title_short |
Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família |
title_full |
Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família |
title_fullStr |
Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família |
title_full_unstemmed |
Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família |
title_sort |
Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família |
author |
Vendruscolo,Carine |
author_facet |
Vendruscolo,Carine Trindade,Letícia de Lima Metelski,Fernanda Karla Vandresen,Lara Pires,Denise Elvira Pires de Tesser,Charles Dalcanale Martins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Trindade,Letícia de Lima Metelski,Fernanda Karla Vandresen,Lara Pires,Denise Elvira Pires de Tesser,Charles Dalcanale Martins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vendruscolo,Carine Trindade,Letícia de Lima Metelski,Fernanda Karla Vandresen,Lara Pires,Denise Elvira Pires de Tesser,Charles Dalcanale Martins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção primária à saúde Saúde da família Prática profissional Educação permanente Capacitação profissional |
topic |
Atenção primária à saúde Saúde da família Prática profissional Educação permanente Capacitação profissional |
description |
RESUMO Objetivo Analisar como a educação permanente insere-se nas ações dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família. Método Pesquisa quanti-qualitativa. Na etapa quantitativa, 359 profissionais de nove macrorregiões de Santa Catarina responderam um Survey; na qualitativa, cinco equipes desses Núcleos participaram de grupos focais. Os dados quantitativos foram analisados com Statistical Package for the Social Sciences e os qualitativos, com auxílio do Atlas.ti 8.0. Resultados As profissionais são, majoritariamente, mulheres, pós-graduadas e que atuam nos Núcleos há mais de três anos. Aproximadamente 50% recebeu qualificação específica e, destas, 46,1% via Telessaúde. Ações típicas de apoio matricial destacaram-se como atividades frequentes nas duas etapas do estudo. Os grupos revelaram que o Ministério da Saúde e o Estado são apoiadores das qualificações; entretanto, falta apoio dos gestores. Conclusão e Implicações para a prática Ações educativas ocorrem durante as práticas. Os profissionais demonstram iniciativa para se fortalecerem em termos formativos, seja por meio da pós-graduação ou busca de outros dispositivos, com destaque para o Telessaúde e a integração com Universidades. Os espaços de diálogo entre os profissionais e o apoio da gestão são importantes estratégias para a educação permanente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300202 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2019-0273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.24 n.3 2020 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128124942614528 |