Acuidade visual e desempenho escolar de estudantes em um município na Amazônia Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Régis-Aranha,Lauramaris de Arruda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moraes,Francimara Holanda, Santos,Sanya Thaina Cristovam dos, Heufemann,Nicolás Esteban Castro, Magalhães,Waldeyde Oderilda Gualberto, Zacarias Filho,Rachid Pinto, Pinto,Adriana Beatriz Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200204
Resumo: Resumo Objetivo: Avaliar a deficiência na acuidade visual e sua associação com o desempenho escolar em escolares. Métodos: Estudo transversal realizado com 1.050 estudantes entre 05 e 17 anos de idade, da rede pública de ensino de Barcelos, Amazonas. O exame foi realizado na própria escola e com o auxílio da Escala optométrica de Snellen. Resultados: Dos 1.050 estudantes submetidos ao exame, 526 (50,1%) pertenciam ao sexo feminino. A frequência para baixa acuidade foi de 6,3% (66/1050). Entre os alunos avaliados, não houve diferença estatisticamente significativa em nível de 5% para acuidade visual e desempenho escolar (p = 0,223). Conclusão: O estudo indicou baixa frequência para déficit visual nos estudantes da rede pública de ensino de Barcelos - AM. Apesar disso, aconselha-se a realização de ações voltadas à saúde ocular em toda rede pública de ensino, visando à prevenção e o tratamento precoce desses estudantes.
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