Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riegel,Fernando
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martini,Jussara Gue, Bresolin,Paula, Mohallem,Andrea Gomes C., Nes,Andréa Aparecida Gonçalves
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500501
Resumo: Resumo Objetivo Refletir sobre o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de enfermagem em tempos de pandemia de Covid-19. Método Estudo teórico-reflexivo baseado nas experiencias dos pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com os pesquisadores do Programa de Graduação em Enfermagem da Faculdade diaconisa Lovisenberg (Lovisenberg Diakonale Høgskole), Noruega e com a Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Resultados e Discussão Essa discussão categorizou dois pontos teóricos reflexivos: A importância do pensamento crítico na educação de enfermagem e Inovação para estimular o pensamento crítico. O atual momento de calamidade assume caráter pedagógico porque ensina sobre a necessidade de mudanças nos modos de fazer atenção, gestão e pesquisa, bem como sinaliza para o campo da educação em saúde a necessidade de adaptação dos processos de ensino e aprendizagem à realidade das condições de vida dos estudantes. Conclusão e implicação para a prática Espera-se despertar nos formadores a reflexão em torno do compromisso com o ato de ensinar em tempos de mudanças, adaptando suas práticas pedagógicas com criatividade, inovação tecnológica e desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes.
id UFRJ-4_489b1561ed2c7f375f7f5dd2bde42a9b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000500501
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19Pensamento críticoeducação em enfermagemAtenção integral à saúde, pandemiaInfecções por coronavírusResumo Objetivo Refletir sobre o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de enfermagem em tempos de pandemia de Covid-19. Método Estudo teórico-reflexivo baseado nas experiencias dos pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com os pesquisadores do Programa de Graduação em Enfermagem da Faculdade diaconisa Lovisenberg (Lovisenberg Diakonale Høgskole), Noruega e com a Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Resultados e Discussão Essa discussão categorizou dois pontos teóricos reflexivos: A importância do pensamento crítico na educação de enfermagem e Inovação para estimular o pensamento crítico. O atual momento de calamidade assume caráter pedagógico porque ensina sobre a necessidade de mudanças nos modos de fazer atenção, gestão e pesquisa, bem como sinaliza para o campo da educação em saúde a necessidade de adaptação dos processos de ensino e aprendizagem à realidade das condições de vida dos estudantes. Conclusão e implicação para a prática Espera-se despertar nos formadores a reflexão em torno do compromisso com o ato de ensinar em tempos de mudanças, adaptando suas práticas pedagógicas com criatividade, inovação tecnológica e desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500501Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0476info:eu-repo/semantics/openAccessRiegel,FernandoMartini,Jussara GueBresolin,PaulaMohallem,Andrea Gomes C.Nes,Andréa Aparecida Gonçalvespor2021-03-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000500501Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-03-19T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19
title Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19
spellingShingle Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19
Riegel,Fernando
Pensamento crítico
educação em enfermagem
Atenção integral à saúde, pandemia
Infecções por coronavírus
title_short Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19
title_full Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19
title_fullStr Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19
title_sort Desenvolvendo o pensamento crítico no ensino de Enfermagem: um desafio em tempos de pandemia de Covid-19
author Riegel,Fernando
author_facet Riegel,Fernando
Martini,Jussara Gue
Bresolin,Paula
Mohallem,Andrea Gomes C.
Nes,Andréa Aparecida Gonçalves
author_role author
author2 Martini,Jussara Gue
Bresolin,Paula
Mohallem,Andrea Gomes C.
Nes,Andréa Aparecida Gonçalves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riegel,Fernando
Martini,Jussara Gue
Bresolin,Paula
Mohallem,Andrea Gomes C.
Nes,Andréa Aparecida Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento crítico
educação em enfermagem
Atenção integral à saúde, pandemia
Infecções por coronavírus
topic Pensamento crítico
educação em enfermagem
Atenção integral à saúde, pandemia
Infecções por coronavírus
description Resumo Objetivo Refletir sobre o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de enfermagem em tempos de pandemia de Covid-19. Método Estudo teórico-reflexivo baseado nas experiencias dos pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com os pesquisadores do Programa de Graduação em Enfermagem da Faculdade diaconisa Lovisenberg (Lovisenberg Diakonale Høgskole), Noruega e com a Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Resultados e Discussão Essa discussão categorizou dois pontos teóricos reflexivos: A importância do pensamento crítico na educação de enfermagem e Inovação para estimular o pensamento crítico. O atual momento de calamidade assume caráter pedagógico porque ensina sobre a necessidade de mudanças nos modos de fazer atenção, gestão e pesquisa, bem como sinaliza para o campo da educação em saúde a necessidade de adaptação dos processos de ensino e aprendizagem à realidade das condições de vida dos estudantes. Conclusão e implicação para a prática Espera-se despertar nos formadores a reflexão em torno do compromisso com o ato de ensinar em tempos de mudanças, adaptando suas práticas pedagógicas com criatividade, inovação tecnológica e desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500501
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2020-0476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125870604288