A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos,Leonara Raddai Gunther de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro,Mara Regina Rosa
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300701
Resumo: RESUMO Introdução: Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização da bricolage em uma pesquisa educacional em enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência do uso da bricolage. Métodos: Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o termo e sua utilização em meio científico, em seguida, as autoras apresentam a experiência da aplicação do método em uma pesquisa de Mestrado em Enfermagem. A bricolage possibilitou a combinação de estratégias para a construção dos dados, como a observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e gravação em áudio das sessões tutoriais. A análise dos dados foi uma etapa bem peculiar e criativa, onde as autoras, amparadas pela bricolage criaram seu próprio processo de análise. Conclusões: Dentre os principais resultados são ressaltados as vantagens proporcionadas pela utilização da bricolage, como a captação dos aspectos multilógicos dos fenômenos e desafios. Implicações para a prática: Este relato contribui com novas opções metodológicas para estudos em enfermagem.
id UFRJ-4_644cf8c760ca8559f86855a27ba3e172
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452016000300701
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiênciaEducaçãoEnfermagemMetodologiaRESUMO Introdução: Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização da bricolage em uma pesquisa educacional em enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência do uso da bricolage. Métodos: Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o termo e sua utilização em meio científico, em seguida, as autoras apresentam a experiência da aplicação do método em uma pesquisa de Mestrado em Enfermagem. A bricolage possibilitou a combinação de estratégias para a construção dos dados, como a observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e gravação em áudio das sessões tutoriais. A análise dos dados foi uma etapa bem peculiar e criativa, onde as autoras, amparadas pela bricolage criaram seu próprio processo de análise. Conclusões: Dentre os principais resultados são ressaltados as vantagens proporcionadas pela utilização da bricolage, como a captação dos aspectos multilógicos dos fenômenos e desafios. Implicações para a prática: Este relato contribui com novas opções metodológicas para estudos em enfermagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300701Escola Anna Nery v.20 n.3 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160071info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Leonara Raddai Gunther deRibeiro,Mara Regina Rosapor2016-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000300701Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência
title A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência
spellingShingle A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência
Campos,Leonara Raddai Gunther de
Educação
Enfermagem
Metodologia
title_short A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência
title_full A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência
title_fullStr A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência
title_full_unstemmed A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência
title_sort A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência
author Campos,Leonara Raddai Gunther de
author_facet Campos,Leonara Raddai Gunther de
Ribeiro,Mara Regina Rosa
author_role author
author2 Ribeiro,Mara Regina Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos,Leonara Raddai Gunther de
Ribeiro,Mara Regina Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Enfermagem
Metodologia
topic Educação
Enfermagem
Metodologia
description RESUMO Introdução: Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização da bricolage em uma pesquisa educacional em enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência do uso da bricolage. Métodos: Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o termo e sua utilização em meio científico, em seguida, as autoras apresentam a experiência da aplicação do método em uma pesquisa de Mestrado em Enfermagem. A bricolage possibilitou a combinação de estratégias para a construção dos dados, como a observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e gravação em áudio das sessões tutoriais. A análise dos dados foi uma etapa bem peculiar e criativa, onde as autoras, amparadas pela bricolage criaram seu próprio processo de análise. Conclusões: Dentre os principais resultados são ressaltados as vantagens proporcionadas pela utilização da bricolage, como a captação dos aspectos multilógicos dos fenômenos e desafios. Implicações para a prática: Este relato contribui com novas opções metodológicas para estudos em enfermagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300701
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20160071
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.20 n.3 2016
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123177861120