A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300701 |
Resumo: | RESUMO Introdução: Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização da bricolage em uma pesquisa educacional em enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência do uso da bricolage. Métodos: Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o termo e sua utilização em meio científico, em seguida, as autoras apresentam a experiência da aplicação do método em uma pesquisa de Mestrado em Enfermagem. A bricolage possibilitou a combinação de estratégias para a construção dos dados, como a observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e gravação em áudio das sessões tutoriais. A análise dos dados foi uma etapa bem peculiar e criativa, onde as autoras, amparadas pela bricolage criaram seu próprio processo de análise. Conclusões: Dentre os principais resultados são ressaltados as vantagens proporcionadas pela utilização da bricolage, como a captação dos aspectos multilógicos dos fenômenos e desafios. Implicações para a prática: Este relato contribui com novas opções metodológicas para estudos em enfermagem. |
id |
UFRJ-4_644cf8c760ca8559f86855a27ba3e172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452016000300701 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiênciaEducaçãoEnfermagemMetodologiaRESUMO Introdução: Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização da bricolage em uma pesquisa educacional em enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência do uso da bricolage. Métodos: Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o termo e sua utilização em meio científico, em seguida, as autoras apresentam a experiência da aplicação do método em uma pesquisa de Mestrado em Enfermagem. A bricolage possibilitou a combinação de estratégias para a construção dos dados, como a observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e gravação em áudio das sessões tutoriais. A análise dos dados foi uma etapa bem peculiar e criativa, onde as autoras, amparadas pela bricolage criaram seu próprio processo de análise. Conclusões: Dentre os principais resultados são ressaltados as vantagens proporcionadas pela utilização da bricolage, como a captação dos aspectos multilógicos dos fenômenos e desafios. Implicações para a prática: Este relato contribui com novas opções metodológicas para estudos em enfermagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300701Escola Anna Nery v.20 n.3 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160071info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Leonara Raddai Gunther deRibeiro,Mara Regina Rosapor2016-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000300701Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência |
title |
A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência |
spellingShingle |
A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência Campos,Leonara Raddai Gunther de Educação Enfermagem Metodologia |
title_short |
A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência |
title_full |
A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência |
title_fullStr |
A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência |
title_sort |
A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência |
author |
Campos,Leonara Raddai Gunther de |
author_facet |
Campos,Leonara Raddai Gunther de Ribeiro,Mara Regina Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Mara Regina Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos,Leonara Raddai Gunther de Ribeiro,Mara Regina Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Enfermagem Metodologia |
topic |
Educação Enfermagem Metodologia |
description |
RESUMO Introdução: Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização da bricolage em uma pesquisa educacional em enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência do uso da bricolage. Métodos: Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o termo e sua utilização em meio científico, em seguida, as autoras apresentam a experiência da aplicação do método em uma pesquisa de Mestrado em Enfermagem. A bricolage possibilitou a combinação de estratégias para a construção dos dados, como a observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e gravação em áudio das sessões tutoriais. A análise dos dados foi uma etapa bem peculiar e criativa, onde as autoras, amparadas pela bricolage criaram seu próprio processo de análise. Conclusões: Dentre os principais resultados são ressaltados as vantagens proporcionadas pela utilização da bricolage, como a captação dos aspectos multilógicos dos fenômenos e desafios. Implicações para a prática: Este relato contribui com novas opções metodológicas para estudos em enfermagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300701 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20160071 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.20 n.3 2016 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123177861120 |