GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gunther, Leonara Raddai
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322
Resumo: Objetivou-se nesta investigação descrever, na perspectiva de gestores, como acontece a gestão do trabalho docente. Estudo exploratório, qualitativo, realizado na FAEN/UFMT. Os sujeitos foram ocupantes dos cargos de Direção, Chefia de Departamento e Coordenação do Curso. A coleta e análise dos dados se realizou por levantamento documental, entrevistas semiestruturadas e análise temática, respectivamente. Aprovação do projeto pelo CEP Nº 796/CEP/HUJM. Como principais resultados, identificamos que a gestão atua com base em metas e objetivos institucionais, materializados no PDI. Os docentes se organizam em grupos de trabalho e grupos de pesquisa e extensão, por área de conhecimento. A gestão da faculdade se ancora em normativas nacionais e institucionais que regulamentam o trabalho docente, mas estes gozam de autonomia no desempenho de suas atribuições. Os gestores acreditam que seu principal papel é de articulação das estruturas administrativas e acadêmicas da faculdade, no sentido de alcançar os resultados planejados. Compreender como ocorre a gestão do trabalho docente permite pensar estratégias para superar dificuldades encontradas no trabalho gerencial e docente.
id UNB-27_b53153b8661e9924d06174ba4bbf0791
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/322
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORESEducação SuperiorEnfermagemGestão acadêmicaObjetivou-se nesta investigação descrever, na perspectiva de gestores, como acontece a gestão do trabalho docente. Estudo exploratório, qualitativo, realizado na FAEN/UFMT. Os sujeitos foram ocupantes dos cargos de Direção, Chefia de Departamento e Coordenação do Curso. A coleta e análise dos dados se realizou por levantamento documental, entrevistas semiestruturadas e análise temática, respectivamente. Aprovação do projeto pelo CEP Nº 796/CEP/HUJM. Como principais resultados, identificamos que a gestão atua com base em metas e objetivos institucionais, materializados no PDI. Os docentes se organizam em grupos de trabalho e grupos de pesquisa e extensão, por área de conhecimento. A gestão da faculdade se ancora em normativas nacionais e institucionais que regulamentam o trabalho docente, mas estes gozam de autonomia no desempenho de suas atribuições. Os gestores acreditam que seu principal papel é de articulação das estruturas administrativas e acadêmicas da faculdade, no sentido de alcançar os resultados planejados. Compreender como ocorre a gestão do trabalho docente permite pensar estratégias para superar dificuldades encontradas no trabalho gerencial e docente.Universidade de Brasilia2017-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 3 (2013); pag. 871-885Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 3 (2013); pag. 871-8851982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322/308Gunther, Leonara Raddaiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:21:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/322Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:21:20Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES
title GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES
spellingShingle GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES
Gunther, Leonara Raddai
Educação Superior
Enfermagem
Gestão acadêmica
title_short GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES
title_full GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES
title_fullStr GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES
title_full_unstemmed GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES
title_sort GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES
author Gunther, Leonara Raddai
author_facet Gunther, Leonara Raddai
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gunther, Leonara Raddai
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Enfermagem
Gestão acadêmica
topic Educação Superior
Enfermagem
Gestão acadêmica
description Objetivou-se nesta investigação descrever, na perspectiva de gestores, como acontece a gestão do trabalho docente. Estudo exploratório, qualitativo, realizado na FAEN/UFMT. Os sujeitos foram ocupantes dos cargos de Direção, Chefia de Departamento e Coordenação do Curso. A coleta e análise dos dados se realizou por levantamento documental, entrevistas semiestruturadas e análise temática, respectivamente. Aprovação do projeto pelo CEP Nº 796/CEP/HUJM. Como principais resultados, identificamos que a gestão atua com base em metas e objetivos institucionais, materializados no PDI. Os docentes se organizam em grupos de trabalho e grupos de pesquisa e extensão, por área de conhecimento. A gestão da faculdade se ancora em normativas nacionais e institucionais que regulamentam o trabalho docente, mas estes gozam de autonomia no desempenho de suas atribuições. Os gestores acreditam que seu principal papel é de articulação das estruturas administrativas e acadêmicas da faculdade, no sentido de alcançar os resultados planejados. Compreender como ocorre a gestão do trabalho docente permite pensar estratégias para superar dificuldades encontradas no trabalho gerencial e docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322/308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 3 (2013); pag. 871-885
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 3 (2013); pag. 871-885
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678641442816