GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322 |
Resumo: | Objetivou-se nesta investigação descrever, na perspectiva de gestores, como acontece a gestão do trabalho docente. Estudo exploratório, qualitativo, realizado na FAEN/UFMT. Os sujeitos foram ocupantes dos cargos de Direção, Chefia de Departamento e Coordenação do Curso. A coleta e análise dos dados se realizou por levantamento documental, entrevistas semiestruturadas e análise temática, respectivamente. Aprovação do projeto pelo CEP Nº 796/CEP/HUJM. Como principais resultados, identificamos que a gestão atua com base em metas e objetivos institucionais, materializados no PDI. Os docentes se organizam em grupos de trabalho e grupos de pesquisa e extensão, por área de conhecimento. A gestão da faculdade se ancora em normativas nacionais e institucionais que regulamentam o trabalho docente, mas estes gozam de autonomia no desempenho de suas atribuições. Os gestores acreditam que seu principal papel é de articulação das estruturas administrativas e acadêmicas da faculdade, no sentido de alcançar os resultados planejados. Compreender como ocorre a gestão do trabalho docente permite pensar estratégias para superar dificuldades encontradas no trabalho gerencial e docente. |
id |
UNB-27_b53153b8661e9924d06174ba4bbf0791 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/322 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORESEducação SuperiorEnfermagemGestão acadêmicaObjetivou-se nesta investigação descrever, na perspectiva de gestores, como acontece a gestão do trabalho docente. Estudo exploratório, qualitativo, realizado na FAEN/UFMT. Os sujeitos foram ocupantes dos cargos de Direção, Chefia de Departamento e Coordenação do Curso. A coleta e análise dos dados se realizou por levantamento documental, entrevistas semiestruturadas e análise temática, respectivamente. Aprovação do projeto pelo CEP Nº 796/CEP/HUJM. Como principais resultados, identificamos que a gestão atua com base em metas e objetivos institucionais, materializados no PDI. Os docentes se organizam em grupos de trabalho e grupos de pesquisa e extensão, por área de conhecimento. A gestão da faculdade se ancora em normativas nacionais e institucionais que regulamentam o trabalho docente, mas estes gozam de autonomia no desempenho de suas atribuições. Os gestores acreditam que seu principal papel é de articulação das estruturas administrativas e acadêmicas da faculdade, no sentido de alcançar os resultados planejados. Compreender como ocorre a gestão do trabalho docente permite pensar estratégias para superar dificuldades encontradas no trabalho gerencial e docente.Universidade de Brasilia2017-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 3 (2013); pag. 871-885Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 3 (2013); pag. 871-8851982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322/308Gunther, Leonara Raddaiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:21:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/322Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:21:20Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES |
title |
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES |
spellingShingle |
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES Gunther, Leonara Raddai Educação Superior Enfermagem Gestão acadêmica |
title_short |
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES |
title_full |
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES |
title_fullStr |
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES |
title_sort |
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES |
author |
Gunther, Leonara Raddai |
author_facet |
Gunther, Leonara Raddai |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gunther, Leonara Raddai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Enfermagem Gestão acadêmica |
topic |
Educação Superior Enfermagem Gestão acadêmica |
description |
Objetivou-se nesta investigação descrever, na perspectiva de gestores, como acontece a gestão do trabalho docente. Estudo exploratório, qualitativo, realizado na FAEN/UFMT. Os sujeitos foram ocupantes dos cargos de Direção, Chefia de Departamento e Coordenação do Curso. A coleta e análise dos dados se realizou por levantamento documental, entrevistas semiestruturadas e análise temática, respectivamente. Aprovação do projeto pelo CEP Nº 796/CEP/HUJM. Como principais resultados, identificamos que a gestão atua com base em metas e objetivos institucionais, materializados no PDI. Os docentes se organizam em grupos de trabalho e grupos de pesquisa e extensão, por área de conhecimento. A gestão da faculdade se ancora em normativas nacionais e institucionais que regulamentam o trabalho docente, mas estes gozam de autonomia no desempenho de suas atribuições. Os gestores acreditam que seu principal papel é de articulação das estruturas administrativas e acadêmicas da faculdade, no sentido de alcançar os resultados planejados. Compreender como ocorre a gestão do trabalho docente permite pensar estratégias para superar dificuldades encontradas no trabalho gerencial e docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/322/308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 3 (2013); pag. 871-885 Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 3 (2013); pag. 871-885 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678641442816 |