Distribuição geográfica dos óbitos de idosos por acidente de trânsito
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100130 |
Resumo: | Resumo Objetivo: Analisar os acidentes de trânsito envolvendo idosos em que ocorreu desfecho fatal, segundo condição do acidentado, local de ocorrência e causa do óbito, elaborando mapas de distribuição geográfica. Métodos: Estudo transversal realizado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito de Teresina, em uma população de 68 boletins de registro de acidente e inquéritos policiais de idosos nos anos de 2010 e 2011. Na análise espacial utilizaram-se o Índice Local de Moran e a densidade de Kernel. Resultados: Em relação à condição do idoso no momento do acidente, comprovou-se que 57,3% dos óbitos foram de pedestres. Considerando o local de ocorrência e a primeira causa registrada, constatou-se que 49,6% ocorreram no local do acidente, a maior causa o politraumatismo. Conclusão: Os óbitos concentraram-se na área urbana, com aglomerado de bairros com alta ocorrência de acidente, apresentando correlação positiva, evidenciando também a existência de regiões com maior densidade de ocorrências. |
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