Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Josicélia Dumêt
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva,Rosana Maria Oliveira, Cordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveira, Teixeira,Giselle Alves da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500504
Resumo: Resumo Objetivo refletir sobre os atos administrativos do Ministério da Educação do Brasil relacionados ao Estágio Curricular Supervisionado na área da saúde durante a pandemia do COVID-19 e as repercussões na enfermagem. Método estudo com abordagem teórico - reflexivo, com base na literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado no Brasil, tendo como referencial oito portarias governamentais na área da educação que se apresentam como medidas resolutivas para o enfrentamento aos desafios do contexto da pandemia. Resultados foram explicitadas as intencionalidades subjacentes aos atos administrativos do Ministério da Educação, as lacunas, fragilidades e desafios na realidade do Estágio Curricular frente aos cenários das práticas de ensino no contexto da pandemia e as possibilidades de atividades remotas. Considerações finais e repercussões para a prática espera-se que as mudanças, incertezas e desafios, destacados neste estudo, despertem cautela na tomada de decisão e condução de alternativas de adequações para o Estágio Curricular Supervisionado em enfermagem no contexto de pandemia e no percurso pós-pandemia.
id UFRJ-4_7e6c02d6e6ccbdb3bf94189259493438
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000500504
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19Qualidade da Educação em EnfermagemEstágio Curricular SupervisionadoPandemiaResumo Objetivo refletir sobre os atos administrativos do Ministério da Educação do Brasil relacionados ao Estágio Curricular Supervisionado na área da saúde durante a pandemia do COVID-19 e as repercussões na enfermagem. Método estudo com abordagem teórico - reflexivo, com base na literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado no Brasil, tendo como referencial oito portarias governamentais na área da educação que se apresentam como medidas resolutivas para o enfrentamento aos desafios do contexto da pandemia. Resultados foram explicitadas as intencionalidades subjacentes aos atos administrativos do Ministério da Educação, as lacunas, fragilidades e desafios na realidade do Estágio Curricular frente aos cenários das práticas de ensino no contexto da pandemia e as possibilidades de atividades remotas. Considerações finais e repercussões para a prática espera-se que as mudanças, incertezas e desafios, destacados neste estudo, despertem cautela na tomada de decisão e condução de alternativas de adequações para o Estágio Curricular Supervisionado em enfermagem no contexto de pandemia e no percurso pós-pandemia.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500504Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0061info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Josicélia DumêtSilva,Rosana Maria OliveiraCordeiro,Ana Lúcia Arcanjo OliveiraTeixeira,Giselle Alves da Silvapor2021-06-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000500504Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-06-21T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19
title Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19
spellingShingle Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19
Fernandes,Josicélia Dumêt
Qualidade da Educação em Enfermagem
Estágio Curricular Supervisionado
Pandemia
title_short Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19
title_full Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19
title_fullStr Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19
title_sort Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19
author Fernandes,Josicélia Dumêt
author_facet Fernandes,Josicélia Dumêt
Silva,Rosana Maria Oliveira
Cordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
Teixeira,Giselle Alves da Silva
author_role author
author2 Silva,Rosana Maria Oliveira
Cordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
Teixeira,Giselle Alves da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Josicélia Dumêt
Silva,Rosana Maria Oliveira
Cordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
Teixeira,Giselle Alves da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da Educação em Enfermagem
Estágio Curricular Supervisionado
Pandemia
topic Qualidade da Educação em Enfermagem
Estágio Curricular Supervisionado
Pandemia
description Resumo Objetivo refletir sobre os atos administrativos do Ministério da Educação do Brasil relacionados ao Estágio Curricular Supervisionado na área da saúde durante a pandemia do COVID-19 e as repercussões na enfermagem. Método estudo com abordagem teórico - reflexivo, com base na literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado no Brasil, tendo como referencial oito portarias governamentais na área da educação que se apresentam como medidas resolutivas para o enfrentamento aos desafios do contexto da pandemia. Resultados foram explicitadas as intencionalidades subjacentes aos atos administrativos do Ministério da Educação, as lacunas, fragilidades e desafios na realidade do Estágio Curricular frente aos cenários das práticas de ensino no contexto da pandemia e as possibilidades de atividades remotas. Considerações finais e repercussões para a prática espera-se que as mudanças, incertezas e desafios, destacados neste estudo, despertem cautela na tomada de decisão e condução de alternativas de adequações para o Estágio Curricular Supervisionado em enfermagem no contexto de pandemia e no percurso pós-pandemia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500504
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0061
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125875847168