Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500504 |
Resumo: | Resumo Objetivo refletir sobre os atos administrativos do Ministério da Educação do Brasil relacionados ao Estágio Curricular Supervisionado na área da saúde durante a pandemia do COVID-19 e as repercussões na enfermagem. Método estudo com abordagem teórico - reflexivo, com base na literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado no Brasil, tendo como referencial oito portarias governamentais na área da educação que se apresentam como medidas resolutivas para o enfrentamento aos desafios do contexto da pandemia. Resultados foram explicitadas as intencionalidades subjacentes aos atos administrativos do Ministério da Educação, as lacunas, fragilidades e desafios na realidade do Estágio Curricular frente aos cenários das práticas de ensino no contexto da pandemia e as possibilidades de atividades remotas. Considerações finais e repercussões para a prática espera-se que as mudanças, incertezas e desafios, destacados neste estudo, despertem cautela na tomada de decisão e condução de alternativas de adequações para o Estágio Curricular Supervisionado em enfermagem no contexto de pandemia e no percurso pós-pandemia. |
id |
UFRJ-4_7e6c02d6e6ccbdb3bf94189259493438 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452021000500504 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19Qualidade da Educação em EnfermagemEstágio Curricular SupervisionadoPandemiaResumo Objetivo refletir sobre os atos administrativos do Ministério da Educação do Brasil relacionados ao Estágio Curricular Supervisionado na área da saúde durante a pandemia do COVID-19 e as repercussões na enfermagem. Método estudo com abordagem teórico - reflexivo, com base na literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado no Brasil, tendo como referencial oito portarias governamentais na área da educação que se apresentam como medidas resolutivas para o enfrentamento aos desafios do contexto da pandemia. Resultados foram explicitadas as intencionalidades subjacentes aos atos administrativos do Ministério da Educação, as lacunas, fragilidades e desafios na realidade do Estágio Curricular frente aos cenários das práticas de ensino no contexto da pandemia e as possibilidades de atividades remotas. Considerações finais e repercussões para a prática espera-se que as mudanças, incertezas e desafios, destacados neste estudo, despertem cautela na tomada de decisão e condução de alternativas de adequações para o Estágio Curricular Supervisionado em enfermagem no contexto de pandemia e no percurso pós-pandemia.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500504Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0061info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Josicélia DumêtSilva,Rosana Maria OliveiraCordeiro,Ana Lúcia Arcanjo OliveiraTeixeira,Giselle Alves da Silvapor2021-06-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000500504Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-06-21T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19 |
title |
Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19 |
spellingShingle |
Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19 Fernandes,Josicélia Dumêt Qualidade da Educação em Enfermagem Estágio Curricular Supervisionado Pandemia |
title_short |
Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19 |
title_full |
Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19 |
title_sort |
Estágio curricular supervisionado de enfermagem em tempos de pandemia da COVID-19 |
author |
Fernandes,Josicélia Dumêt |
author_facet |
Fernandes,Josicélia Dumêt Silva,Rosana Maria Oliveira Cordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Teixeira,Giselle Alves da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Rosana Maria Oliveira Cordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Teixeira,Giselle Alves da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes,Josicélia Dumêt Silva,Rosana Maria Oliveira Cordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Teixeira,Giselle Alves da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade da Educação em Enfermagem Estágio Curricular Supervisionado Pandemia |
topic |
Qualidade da Educação em Enfermagem Estágio Curricular Supervisionado Pandemia |
description |
Resumo Objetivo refletir sobre os atos administrativos do Ministério da Educação do Brasil relacionados ao Estágio Curricular Supervisionado na área da saúde durante a pandemia do COVID-19 e as repercussões na enfermagem. Método estudo com abordagem teórico - reflexivo, com base na literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado no Brasil, tendo como referencial oito portarias governamentais na área da educação que se apresentam como medidas resolutivas para o enfrentamento aos desafios do contexto da pandemia. Resultados foram explicitadas as intencionalidades subjacentes aos atos administrativos do Ministério da Educação, as lacunas, fragilidades e desafios na realidade do Estágio Curricular frente aos cenários das práticas de ensino no contexto da pandemia e as possibilidades de atividades remotas. Considerações finais e repercussões para a prática espera-se que as mudanças, incertezas e desafios, destacados neste estudo, despertem cautela na tomada de decisão e condução de alternativas de adequações para o Estágio Curricular Supervisionado em enfermagem no contexto de pandemia e no percurso pós-pandemia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500504 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2021-0061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125875847168 |