O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchese,Roselma
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Calixto,Bruno de Souza, Vera,Ivânia, Paula,Núbia Inocêncio de, Veronesi,Camilla Lucchese, Fernandes,Carla Natalina da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200212
Resumo: Analisar proposta didático-pedagógica de ensino de tecnologia de grupos para graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, qualitativo, do qual participaram 54 estudantes de Enfermagem em 28 sessões de grupos operativos. Tomando a proposta de se aprender grupos fazendo grupos, no interjogo de papéis (participante, coordenador e observador), os dados foram coletados durante as reuniões dos grupos e passaram pela análise de conteúdo temática, seguindo o referencial de Pichon-Rivière. Das reuniões dos grupos operativos, surgiram três categorias "Aprendizagem da técnica de grupo a partir da realização do grupo", "O grupo no enfrentamento, reflexão e gerenciamento de conflitos", "Indicações e ponto fraco". Apreender grupos fazendo grupos superou o modelo tradicional de ensino, constituindo ferramenta importante na gestão de equipe e de cuidados.
id UFRJ-4_8aa99b625b6eaceb928f5ec9f642c379
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452015000200212
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-RivièreEnsinoAprendizagemEducação em EnfermagemProcessos GrupaisEducação em SaúdeAnalisar proposta didático-pedagógica de ensino de tecnologia de grupos para graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, qualitativo, do qual participaram 54 estudantes de Enfermagem em 28 sessões de grupos operativos. Tomando a proposta de se aprender grupos fazendo grupos, no interjogo de papéis (participante, coordenador e observador), os dados foram coletados durante as reuniões dos grupos e passaram pela análise de conteúdo temática, seguindo o referencial de Pichon-Rivière. Das reuniões dos grupos operativos, surgiram três categorias "Aprendizagem da técnica de grupo a partir da realização do grupo", "O grupo no enfrentamento, reflexão e gerenciamento de conflitos", "Indicações e ponto fraco". Apreender grupos fazendo grupos superou o modelo tradicional de ensino, constituindo ferramenta importante na gestão de equipe e de cuidados.Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200212Escola Anna Nery v.19 n.2 2015reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20150027info:eu-repo/semantics/openAccessLucchese,RoselmaCalixto,Bruno de SouzaVera,IvâniaPaula,Núbia Inocêncio deVeronesi,Camilla LuccheseFernandes,Carla Natalina da Silvapor2015-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452015000200212Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2015-06-26T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière
title O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière
spellingShingle O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière
Lucchese,Roselma
Ensino
Aprendizagem
Educação em Enfermagem
Processos Grupais
Educação em Saúde
title_short O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière
title_full O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière
title_fullStr O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière
title_full_unstemmed O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière
title_sort O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière
author Lucchese,Roselma
author_facet Lucchese,Roselma
Calixto,Bruno de Souza
Vera,Ivânia
Paula,Núbia Inocêncio de
Veronesi,Camilla Lucchese
Fernandes,Carla Natalina da Silva
author_role author
author2 Calixto,Bruno de Souza
Vera,Ivânia
Paula,Núbia Inocêncio de
Veronesi,Camilla Lucchese
Fernandes,Carla Natalina da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchese,Roselma
Calixto,Bruno de Souza
Vera,Ivânia
Paula,Núbia Inocêncio de
Veronesi,Camilla Lucchese
Fernandes,Carla Natalina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Educação em Enfermagem
Processos Grupais
Educação em Saúde
topic Ensino
Aprendizagem
Educação em Enfermagem
Processos Grupais
Educação em Saúde
description Analisar proposta didático-pedagógica de ensino de tecnologia de grupos para graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, qualitativo, do qual participaram 54 estudantes de Enfermagem em 28 sessões de grupos operativos. Tomando a proposta de se aprender grupos fazendo grupos, no interjogo de papéis (participante, coordenador e observador), os dados foram coletados durante as reuniões dos grupos e passaram pela análise de conteúdo temática, seguindo o referencial de Pichon-Rivière. Das reuniões dos grupos operativos, surgiram três categorias "Aprendizagem da técnica de grupo a partir da realização do grupo", "O grupo no enfrentamento, reflexão e gerenciamento de conflitos", "Indicações e ponto fraco". Apreender grupos fazendo grupos superou o modelo tradicional de ensino, constituindo ferramenta importante na gestão de equipe e de cuidados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200212
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20150027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.19 n.2 2015
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128122682933248