O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200212 |
Resumo: | Analisar proposta didático-pedagógica de ensino de tecnologia de grupos para graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, qualitativo, do qual participaram 54 estudantes de Enfermagem em 28 sessões de grupos operativos. Tomando a proposta de se aprender grupos fazendo grupos, no interjogo de papéis (participante, coordenador e observador), os dados foram coletados durante as reuniões dos grupos e passaram pela análise de conteúdo temática, seguindo o referencial de Pichon-Rivière. Das reuniões dos grupos operativos, surgiram três categorias "Aprendizagem da técnica de grupo a partir da realização do grupo", "O grupo no enfrentamento, reflexão e gerenciamento de conflitos", "Indicações e ponto fraco". Apreender grupos fazendo grupos superou o modelo tradicional de ensino, constituindo ferramenta importante na gestão de equipe e de cuidados. |
id |
UFRJ-4_8aa99b625b6eaceb928f5ec9f642c379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452015000200212 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-RivièreEnsinoAprendizagemEducação em EnfermagemProcessos GrupaisEducação em SaúdeAnalisar proposta didático-pedagógica de ensino de tecnologia de grupos para graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, qualitativo, do qual participaram 54 estudantes de Enfermagem em 28 sessões de grupos operativos. Tomando a proposta de se aprender grupos fazendo grupos, no interjogo de papéis (participante, coordenador e observador), os dados foram coletados durante as reuniões dos grupos e passaram pela análise de conteúdo temática, seguindo o referencial de Pichon-Rivière. Das reuniões dos grupos operativos, surgiram três categorias "Aprendizagem da técnica de grupo a partir da realização do grupo", "O grupo no enfrentamento, reflexão e gerenciamento de conflitos", "Indicações e ponto fraco". Apreender grupos fazendo grupos superou o modelo tradicional de ensino, constituindo ferramenta importante na gestão de equipe e de cuidados.Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200212Escola Anna Nery v.19 n.2 2015reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20150027info:eu-repo/semantics/openAccessLucchese,RoselmaCalixto,Bruno de SouzaVera,IvâniaPaula,Núbia Inocêncio deVeronesi,Camilla LuccheseFernandes,Carla Natalina da Silvapor2015-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452015000200212Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2015-06-26T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière |
title |
O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière |
spellingShingle |
O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière Lucchese,Roselma Ensino Aprendizagem Educação em Enfermagem Processos Grupais Educação em Saúde |
title_short |
O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière |
title_full |
O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière |
title_fullStr |
O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière |
title_full_unstemmed |
O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière |
title_sort |
O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière |
author |
Lucchese,Roselma |
author_facet |
Lucchese,Roselma Calixto,Bruno de Souza Vera,Ivânia Paula,Núbia Inocêncio de Veronesi,Camilla Lucchese Fernandes,Carla Natalina da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Calixto,Bruno de Souza Vera,Ivânia Paula,Núbia Inocêncio de Veronesi,Camilla Lucchese Fernandes,Carla Natalina da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucchese,Roselma Calixto,Bruno de Souza Vera,Ivânia Paula,Núbia Inocêncio de Veronesi,Camilla Lucchese Fernandes,Carla Natalina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Educação em Enfermagem Processos Grupais Educação em Saúde |
topic |
Ensino Aprendizagem Educação em Enfermagem Processos Grupais Educação em Saúde |
description |
Analisar proposta didático-pedagógica de ensino de tecnologia de grupos para graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, qualitativo, do qual participaram 54 estudantes de Enfermagem em 28 sessões de grupos operativos. Tomando a proposta de se aprender grupos fazendo grupos, no interjogo de papéis (participante, coordenador e observador), os dados foram coletados durante as reuniões dos grupos e passaram pela análise de conteúdo temática, seguindo o referencial de Pichon-Rivière. Das reuniões dos grupos operativos, surgiram três categorias "Aprendizagem da técnica de grupo a partir da realização do grupo", "O grupo no enfrentamento, reflexão e gerenciamento de conflitos", "Indicações e ponto fraco". Apreender grupos fazendo grupos superou o modelo tradicional de ensino, constituindo ferramenta importante na gestão de equipe e de cuidados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200212 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000200212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20150027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.19 n.2 2015 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128122682933248 |