Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000100015 |
Resumo: | Em tempos de mudanças profundas no campo da educação, a proposta deste estudo é levar o docente em enfermagem refletir sobre sua prática, ao abordar uma das atuais correntes pedagógicas embasadas no construtivismo: a pedagogia das competências. Assim, foi realizado um estudo bibliográfico utilizando os referenciais de estudiosos contemporâneos que defendem a constituição de competências para ensinar, conforme foram discutidos pelos educadores no "3º Seminário Internacional de Educação". Descreve as mudanças de paradigmas entre a educação tradicional e a sua superação, define e levanta as competências para ensinar e refere-se a respeito das propostas de se trabalhar por projetos para a constituição de competências. |
id |
USP-8_1f2153100bc5724d4741ee45422e5c1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002006000100015 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literaturaEducação superiorAprendizagemEducação em enfermagemEducaçãoEm tempos de mudanças profundas no campo da educação, a proposta deste estudo é levar o docente em enfermagem refletir sobre sua prática, ao abordar uma das atuais correntes pedagógicas embasadas no construtivismo: a pedagogia das competências. Assim, foi realizado um estudo bibliográfico utilizando os referenciais de estudiosos contemporâneos que defendem a constituição de competências para ensinar, conforme foram discutidos pelos educadores no "3º Seminário Internacional de Educação". Descreve as mudanças de paradigmas entre a educação tradicional e a sua superação, define e levanta as competências para ensinar e refere-se a respeito das propostas de se trabalhar por projetos para a constituição de competências.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000100015Acta Paulista de Enfermagem v.19 n.1 2006reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002006000100015info:eu-repo/semantics/openAccessLucchese,RoselmaBarros,Sôniapor2007-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002006000100015Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2007-09-17T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura |
title |
Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura |
spellingShingle |
Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura Lucchese,Roselma Educação superior Aprendizagem Educação em enfermagem Educação |
title_short |
Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura |
title_full |
Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura |
title_fullStr |
Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura |
title_sort |
Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura |
author |
Lucchese,Roselma |
author_facet |
Lucchese,Roselma Barros,Sônia |
author_role |
author |
author2 |
Barros,Sônia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucchese,Roselma Barros,Sônia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Aprendizagem Educação em enfermagem Educação |
topic |
Educação superior Aprendizagem Educação em enfermagem Educação |
description |
Em tempos de mudanças profundas no campo da educação, a proposta deste estudo é levar o docente em enfermagem refletir sobre sua prática, ao abordar uma das atuais correntes pedagógicas embasadas no construtivismo: a pedagogia das competências. Assim, foi realizado um estudo bibliográfico utilizando os referenciais de estudiosos contemporâneos que defendem a constituição de competências para ensinar, conforme foram discutidos pelos educadores no "3º Seminário Internacional de Educação". Descreve as mudanças de paradigmas entre a educação tradicional e a sua superação, define e levanta as competências para ensinar e refere-se a respeito das propostas de se trabalhar por projetos para a constituição de competências. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000100015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000100015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002006000100015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.19 n.1 2006 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858262105620480 |