Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchese,Roselma
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Barros,Sônia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000100015
Resumo: Em tempos de mudanças profundas no campo da educação, a proposta deste estudo é levar o docente em enfermagem refletir sobre sua prática, ao abordar uma das atuais correntes pedagógicas embasadas no construtivismo: a pedagogia das competências. Assim, foi realizado um estudo bibliográfico utilizando os referenciais de estudiosos contemporâneos que defendem a constituição de competências para ensinar, conforme foram discutidos pelos educadores no "3º Seminário Internacional de Educação". Descreve as mudanças de paradigmas entre a educação tradicional e a sua superação, define e levanta as competências para ensinar e refere-se a respeito das propostas de se trabalhar por projetos para a constituição de competências.
id USP-8_1f2153100bc5724d4741ee45422e5c1b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002006000100015
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literaturaEducação superiorAprendizagemEducação em enfermagemEducaçãoEm tempos de mudanças profundas no campo da educação, a proposta deste estudo é levar o docente em enfermagem refletir sobre sua prática, ao abordar uma das atuais correntes pedagógicas embasadas no construtivismo: a pedagogia das competências. Assim, foi realizado um estudo bibliográfico utilizando os referenciais de estudiosos contemporâneos que defendem a constituição de competências para ensinar, conforme foram discutidos pelos educadores no "3º Seminário Internacional de Educação". Descreve as mudanças de paradigmas entre a educação tradicional e a sua superação, define e levanta as competências para ensinar e refere-se a respeito das propostas de se trabalhar por projetos para a constituição de competências.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000100015Acta Paulista de Enfermagem v.19 n.1 2006reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002006000100015info:eu-repo/semantics/openAccessLucchese,RoselmaBarros,Sôniapor2007-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002006000100015Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2007-09-17T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura
title Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura
spellingShingle Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura
Lucchese,Roselma
Educação superior
Aprendizagem
Educação em enfermagem
Educação
title_short Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura
title_full Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura
title_fullStr Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura
title_sort Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática.no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura
author Lucchese,Roselma
author_facet Lucchese,Roselma
Barros,Sônia
author_role author
author2 Barros,Sônia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchese,Roselma
Barros,Sônia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Aprendizagem
Educação em enfermagem
Educação
topic Educação superior
Aprendizagem
Educação em enfermagem
Educação
description Em tempos de mudanças profundas no campo da educação, a proposta deste estudo é levar o docente em enfermagem refletir sobre sua prática, ao abordar uma das atuais correntes pedagógicas embasadas no construtivismo: a pedagogia das competências. Assim, foi realizado um estudo bibliográfico utilizando os referenciais de estudiosos contemporâneos que defendem a constituição de competências para ensinar, conforme foram discutidos pelos educadores no "3º Seminário Internacional de Educação". Descreve as mudanças de paradigmas entre a educação tradicional e a sua superação, define e levanta as competências para ensinar e refere-se a respeito das propostas de se trabalhar por projetos para a constituição de competências.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002006000100015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.19 n.1 2006
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858262105620480