Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400214 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Analisar conhecimentos sobre comportamento suicida e estratégias de prevenção adotadas por professores do ensino fundamental. Método Estudo qualitativo, apoiado na pesquisa-ação, realizado em escola pública do município de Teresina, Piauí, Brasil. Participaram nove professores de ensino fundamental. Realizaram-se três encontros, uma reunião de negociação e dois seminários temáticos. Os discursos foram submetidos à análise temática. Resultados O conhecimento dos professores acerca do comportamento suicida envolveu identificação dos sinais de alerta, tendo a automutilação como atitude suicida mais recorrente. Como estratégias apontaram a necessidade de prevenção por meio da identificação do aluno em risco, da observação, do diálogo, do monitoramento e utilização de redes de apoio. Os desafios elencados pelos professores foram a inabilidade na identificação e associação dos sinais de alerta com o comportamento suicida, a dificuldade na abordagem do aluno em crise, a ausência de equipe de saúde mental nas escolas e de temas transversais nos currículos escolares. Conclusão e implicações para a prática Observa-se a necessidade de ações voltadas para a capacitação desses profissionais, tendo em vista sua posição privilegiada para promoção de ambientes saudáveis, bem como para prevenção e identificação dos adolescentes em risco, com manejo adequado e encaminhamento compartilhado aos serviços de saúde. |
id |
UFRJ-4_9043372f265bce0b0b05d60417b50393 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452020000400214 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professoresIdeação SuicidaVulnerabilidade SocialConhecimentoAdolescenteProfessores EscolaresRESUMO Objetivo Analisar conhecimentos sobre comportamento suicida e estratégias de prevenção adotadas por professores do ensino fundamental. Método Estudo qualitativo, apoiado na pesquisa-ação, realizado em escola pública do município de Teresina, Piauí, Brasil. Participaram nove professores de ensino fundamental. Realizaram-se três encontros, uma reunião de negociação e dois seminários temáticos. Os discursos foram submetidos à análise temática. Resultados O conhecimento dos professores acerca do comportamento suicida envolveu identificação dos sinais de alerta, tendo a automutilação como atitude suicida mais recorrente. Como estratégias apontaram a necessidade de prevenção por meio da identificação do aluno em risco, da observação, do diálogo, do monitoramento e utilização de redes de apoio. Os desafios elencados pelos professores foram a inabilidade na identificação e associação dos sinais de alerta com o comportamento suicida, a dificuldade na abordagem do aluno em crise, a ausência de equipe de saúde mental nas escolas e de temas transversais nos currículos escolares. Conclusão e implicações para a prática Observa-se a necessidade de ações voltadas para a capacitação desses profissionais, tendo em vista sua posição privilegiada para promoção de ambientes saudáveis, bem como para prevenção e identificação dos adolescentes em risco, com manejo adequado e encaminhamento compartilhado aos serviços de saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400214Escola Anna Nery v.24 n.4 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0109info:eu-repo/semantics/openAccessBrito,Mara Dalila Leandro de SousaSilva Júnior,Fernando José Guedes daCosta,Ana Paula CardosoSales,Jaqueline Carvalho e SilvaGonçalves,Angélica Martins de SouzaMonteiro,Claudete Ferreira de Souzapor2020-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000400214Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-07-01T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores |
title |
Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores |
spellingShingle |
Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores Brito,Mara Dalila Leandro de Sousa Ideação Suicida Vulnerabilidade Social Conhecimento Adolescente Professores Escolares |
title_short |
Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores |
title_full |
Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores |
title_fullStr |
Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores |
title_full_unstemmed |
Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores |
title_sort |
Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores |
author |
Brito,Mara Dalila Leandro de Sousa |
author_facet |
Brito,Mara Dalila Leandro de Sousa Silva Júnior,Fernando José Guedes da Costa,Ana Paula Cardoso Sales,Jaqueline Carvalho e Silva Gonçalves,Angélica Martins de Souza Monteiro,Claudete Ferreira de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Silva Júnior,Fernando José Guedes da Costa,Ana Paula Cardoso Sales,Jaqueline Carvalho e Silva Gonçalves,Angélica Martins de Souza Monteiro,Claudete Ferreira de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito,Mara Dalila Leandro de Sousa Silva Júnior,Fernando José Guedes da Costa,Ana Paula Cardoso Sales,Jaqueline Carvalho e Silva Gonçalves,Angélica Martins de Souza Monteiro,Claudete Ferreira de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideação Suicida Vulnerabilidade Social Conhecimento Adolescente Professores Escolares |
topic |
Ideação Suicida Vulnerabilidade Social Conhecimento Adolescente Professores Escolares |
description |
RESUMO Objetivo Analisar conhecimentos sobre comportamento suicida e estratégias de prevenção adotadas por professores do ensino fundamental. Método Estudo qualitativo, apoiado na pesquisa-ação, realizado em escola pública do município de Teresina, Piauí, Brasil. Participaram nove professores de ensino fundamental. Realizaram-se três encontros, uma reunião de negociação e dois seminários temáticos. Os discursos foram submetidos à análise temática. Resultados O conhecimento dos professores acerca do comportamento suicida envolveu identificação dos sinais de alerta, tendo a automutilação como atitude suicida mais recorrente. Como estratégias apontaram a necessidade de prevenção por meio da identificação do aluno em risco, da observação, do diálogo, do monitoramento e utilização de redes de apoio. Os desafios elencados pelos professores foram a inabilidade na identificação e associação dos sinais de alerta com o comportamento suicida, a dificuldade na abordagem do aluno em crise, a ausência de equipe de saúde mental nas escolas e de temas transversais nos currículos escolares. Conclusão e implicações para a prática Observa-se a necessidade de ações voltadas para a capacitação desses profissionais, tendo em vista sua posição privilegiada para promoção de ambientes saudáveis, bem como para prevenção e identificação dos adolescentes em risco, com manejo adequado e encaminhamento compartilhado aos serviços de saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400214 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2020-0109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.24 n.4 2020 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125310664704 |