Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito,Mara Dalila Leandro de Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva Júnior,Fernando José Guedes da, Costa,Ana Paula Cardoso, Sales,Jaqueline Carvalho e Silva, Gonçalves,Angélica Martins de Souza, Monteiro,Claudete Ferreira de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400214
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar conhecimentos sobre comportamento suicida e estratégias de prevenção adotadas por professores do ensino fundamental. Método Estudo qualitativo, apoiado na pesquisa-ação, realizado em escola pública do município de Teresina, Piauí, Brasil. Participaram nove professores de ensino fundamental. Realizaram-se três encontros, uma reunião de negociação e dois seminários temáticos. Os discursos foram submetidos à análise temática. Resultados O conhecimento dos professores acerca do comportamento suicida envolveu identificação dos sinais de alerta, tendo a automutilação como atitude suicida mais recorrente. Como estratégias apontaram a necessidade de prevenção por meio da identificação do aluno em risco, da observação, do diálogo, do monitoramento e utilização de redes de apoio. Os desafios elencados pelos professores foram a inabilidade na identificação e associação dos sinais de alerta com o comportamento suicida, a dificuldade na abordagem do aluno em crise, a ausência de equipe de saúde mental nas escolas e de temas transversais nos currículos escolares. Conclusão e implicações para a prática Observa-se a necessidade de ações voltadas para a capacitação desses profissionais, tendo em vista sua posição privilegiada para promoção de ambientes saudáveis, bem como para prevenção e identificação dos adolescentes em risco, com manejo adequado e encaminhamento compartilhado aos serviços de saúde.
id UFRJ-4_9043372f265bce0b0b05d60417b50393
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452020000400214
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professoresIdeação SuicidaVulnerabilidade SocialConhecimentoAdolescenteProfessores EscolaresRESUMO Objetivo Analisar conhecimentos sobre comportamento suicida e estratégias de prevenção adotadas por professores do ensino fundamental. Método Estudo qualitativo, apoiado na pesquisa-ação, realizado em escola pública do município de Teresina, Piauí, Brasil. Participaram nove professores de ensino fundamental. Realizaram-se três encontros, uma reunião de negociação e dois seminários temáticos. Os discursos foram submetidos à análise temática. Resultados O conhecimento dos professores acerca do comportamento suicida envolveu identificação dos sinais de alerta, tendo a automutilação como atitude suicida mais recorrente. Como estratégias apontaram a necessidade de prevenção por meio da identificação do aluno em risco, da observação, do diálogo, do monitoramento e utilização de redes de apoio. Os desafios elencados pelos professores foram a inabilidade na identificação e associação dos sinais de alerta com o comportamento suicida, a dificuldade na abordagem do aluno em crise, a ausência de equipe de saúde mental nas escolas e de temas transversais nos currículos escolares. Conclusão e implicações para a prática Observa-se a necessidade de ações voltadas para a capacitação desses profissionais, tendo em vista sua posição privilegiada para promoção de ambientes saudáveis, bem como para prevenção e identificação dos adolescentes em risco, com manejo adequado e encaminhamento compartilhado aos serviços de saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400214Escola Anna Nery v.24 n.4 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0109info:eu-repo/semantics/openAccessBrito,Mara Dalila Leandro de SousaSilva Júnior,Fernando José Guedes daCosta,Ana Paula CardosoSales,Jaqueline Carvalho e SilvaGonçalves,Angélica Martins de SouzaMonteiro,Claudete Ferreira de Souzapor2020-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000400214Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-07-01T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores
title Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores
spellingShingle Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores
Brito,Mara Dalila Leandro de Sousa
Ideação Suicida
Vulnerabilidade Social
Conhecimento
Adolescente
Professores Escolares
title_short Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores
title_full Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores
title_fullStr Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores
title_full_unstemmed Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores
title_sort Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores
author Brito,Mara Dalila Leandro de Sousa
author_facet Brito,Mara Dalila Leandro de Sousa
Silva Júnior,Fernando José Guedes da
Costa,Ana Paula Cardoso
Sales,Jaqueline Carvalho e Silva
Gonçalves,Angélica Martins de Souza
Monteiro,Claudete Ferreira de Souza
author_role author
author2 Silva Júnior,Fernando José Guedes da
Costa,Ana Paula Cardoso
Sales,Jaqueline Carvalho e Silva
Gonçalves,Angélica Martins de Souza
Monteiro,Claudete Ferreira de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito,Mara Dalila Leandro de Sousa
Silva Júnior,Fernando José Guedes da
Costa,Ana Paula Cardoso
Sales,Jaqueline Carvalho e Silva
Gonçalves,Angélica Martins de Souza
Monteiro,Claudete Ferreira de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ideação Suicida
Vulnerabilidade Social
Conhecimento
Adolescente
Professores Escolares
topic Ideação Suicida
Vulnerabilidade Social
Conhecimento
Adolescente
Professores Escolares
description RESUMO Objetivo Analisar conhecimentos sobre comportamento suicida e estratégias de prevenção adotadas por professores do ensino fundamental. Método Estudo qualitativo, apoiado na pesquisa-ação, realizado em escola pública do município de Teresina, Piauí, Brasil. Participaram nove professores de ensino fundamental. Realizaram-se três encontros, uma reunião de negociação e dois seminários temáticos. Os discursos foram submetidos à análise temática. Resultados O conhecimento dos professores acerca do comportamento suicida envolveu identificação dos sinais de alerta, tendo a automutilação como atitude suicida mais recorrente. Como estratégias apontaram a necessidade de prevenção por meio da identificação do aluno em risco, da observação, do diálogo, do monitoramento e utilização de redes de apoio. Os desafios elencados pelos professores foram a inabilidade na identificação e associação dos sinais de alerta com o comportamento suicida, a dificuldade na abordagem do aluno em crise, a ausência de equipe de saúde mental nas escolas e de temas transversais nos currículos escolares. Conclusão e implicações para a prática Observa-se a necessidade de ações voltadas para a capacitação desses profissionais, tendo em vista sua posição privilegiada para promoção de ambientes saudáveis, bem como para prevenção e identificação dos adolescentes em risco, com manejo adequado e encaminhamento compartilhado aos serviços de saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400214
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2020-0109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.24 n.4 2020
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125310664704