Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanchetta,Margareth Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fredericks,Suzanne, Mina,Elaine Santa, Schwind,Jasna, Sidani,Souraya, Miranda,Joyal, Santos,Walterlânia Silva, Bookey-Bassett,Susan, Ehtesham,Negin, Ziegler,Erin, Fernandes,Jean-Pierre, Lee,Ken, Bailey,Annette, Espin,Sherry, Rose,Donald, Lee,Charlotte
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300602
Resumo: Resumo Objetivos Descrever a experiência da implementação de um programa de treinamento de assistente de pesquisa voluntário para graduandos canadenses de Enfermagem, objetivando o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal e escrita, métodos de pesquisa e análise de dados, pensamento crítico e resolução de problemas, assim como o planejamento de suas carreiras e o avanço de seus papéis relacionados à pesquisa e às oportunidades administrativas e de liderança. Método Estudo descritivo com relato de experiência sobre o processo de treinamento para um novo papel profissional relativo ao engajamento dos graduandos em 11 oficinas, cada uma com duração de uma hora e o processo de apoiá-los para assumir papéis profissionais e de liderança. Resultados Os graduandos demonstraram comprometimento em todas as fases do treinamento. Destaca-se, ainda, o interesse por assumirem a liderança em atividades práticas que redefinem seu perfil profissional. Essa experiência contribuiu para construir e nutrir relações intelectuais docentes-graduandos. Os graduandos expandiram suas redes profissionais e a relação com o mentor de carreira, estão desenvolvendo suas habilidades práticas e relataram confiança em se candidatar para cargos de assistentes de pesquisa. Conclusão e implicações para a prática O treinamento pode instrumentalizá-los para escolhas de planos de carreira, ingresso no mercado de trabalho e a construção de plano para desenvolvimento profissional. O desejo genuíno dos docentes de Enfermagem, apoiando uma nova geração de enfermeiros, culminou nessa experiência de empoderamento mútuo.
id UFRJ-4_99e43ec9d5eaf4a56b9bca28c09c9fed
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000300602
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagemAprendizagemEnsinoEstudantes de EnfermagemPesquisa em EnfermagemProgramas de Graduação em EnfermagemResumo Objetivos Descrever a experiência da implementação de um programa de treinamento de assistente de pesquisa voluntário para graduandos canadenses de Enfermagem, objetivando o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal e escrita, métodos de pesquisa e análise de dados, pensamento crítico e resolução de problemas, assim como o planejamento de suas carreiras e o avanço de seus papéis relacionados à pesquisa e às oportunidades administrativas e de liderança. Método Estudo descritivo com relato de experiência sobre o processo de treinamento para um novo papel profissional relativo ao engajamento dos graduandos em 11 oficinas, cada uma com duração de uma hora e o processo de apoiá-los para assumir papéis profissionais e de liderança. Resultados Os graduandos demonstraram comprometimento em todas as fases do treinamento. Destaca-se, ainda, o interesse por assumirem a liderança em atividades práticas que redefinem seu perfil profissional. Essa experiência contribuiu para construir e nutrir relações intelectuais docentes-graduandos. Os graduandos expandiram suas redes profissionais e a relação com o mentor de carreira, estão desenvolvendo suas habilidades práticas e relataram confiança em se candidatar para cargos de assistentes de pesquisa. Conclusão e implicações para a prática O treinamento pode instrumentalizá-los para escolhas de planos de carreira, ingresso no mercado de trabalho e a construção de plano para desenvolvimento profissional. O desejo genuíno dos docentes de Enfermagem, apoiando uma nova geração de enfermeiros, culminou nessa experiência de empoderamento mútuo.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300602Escola Anna Nery v.25 n.3 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0293info:eu-repo/semantics/openAccessZanchetta,Margareth SantosFredericks,SuzanneMina,Elaine SantaSchwind,JasnaSidani,SourayaMiranda,JoyalSantos,Walterlânia SilvaBookey-Bassett,SusanEhtesham,NeginZiegler,ErinFernandes,Jean-PierreLee,KenBailey,AnnetteEspin,SherryRose,DonaldLee,Charlottepor2021-06-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000300602Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-06-25T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem
title Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem
spellingShingle Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem
Zanchetta,Margareth Santos
Aprendizagem
Ensino
Estudantes de Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
title_short Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem
title_full Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem
title_fullStr Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem
title_full_unstemmed Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem
title_sort Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem
author Zanchetta,Margareth Santos
author_facet Zanchetta,Margareth Santos
Fredericks,Suzanne
Mina,Elaine Santa
Schwind,Jasna
Sidani,Souraya
Miranda,Joyal
Santos,Walterlânia Silva
Bookey-Bassett,Susan
Ehtesham,Negin
Ziegler,Erin
Fernandes,Jean-Pierre
Lee,Ken
Bailey,Annette
Espin,Sherry
Rose,Donald
Lee,Charlotte
author_role author
author2 Fredericks,Suzanne
Mina,Elaine Santa
Schwind,Jasna
Sidani,Souraya
Miranda,Joyal
Santos,Walterlânia Silva
Bookey-Bassett,Susan
Ehtesham,Negin
Ziegler,Erin
Fernandes,Jean-Pierre
Lee,Ken
Bailey,Annette
Espin,Sherry
Rose,Donald
Lee,Charlotte
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanchetta,Margareth Santos
Fredericks,Suzanne
Mina,Elaine Santa
Schwind,Jasna
Sidani,Souraya
Miranda,Joyal
Santos,Walterlânia Silva
Bookey-Bassett,Susan
Ehtesham,Negin
Ziegler,Erin
Fernandes,Jean-Pierre
Lee,Ken
Bailey,Annette
Espin,Sherry
Rose,Donald
Lee,Charlotte
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Estudantes de Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
topic Aprendizagem
Ensino
Estudantes de Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
description Resumo Objetivos Descrever a experiência da implementação de um programa de treinamento de assistente de pesquisa voluntário para graduandos canadenses de Enfermagem, objetivando o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal e escrita, métodos de pesquisa e análise de dados, pensamento crítico e resolução de problemas, assim como o planejamento de suas carreiras e o avanço de seus papéis relacionados à pesquisa e às oportunidades administrativas e de liderança. Método Estudo descritivo com relato de experiência sobre o processo de treinamento para um novo papel profissional relativo ao engajamento dos graduandos em 11 oficinas, cada uma com duração de uma hora e o processo de apoiá-los para assumir papéis profissionais e de liderança. Resultados Os graduandos demonstraram comprometimento em todas as fases do treinamento. Destaca-se, ainda, o interesse por assumirem a liderança em atividades práticas que redefinem seu perfil profissional. Essa experiência contribuiu para construir e nutrir relações intelectuais docentes-graduandos. Os graduandos expandiram suas redes profissionais e a relação com o mentor de carreira, estão desenvolvendo suas habilidades práticas e relataram confiança em se candidatar para cargos de assistentes de pesquisa. Conclusão e implicações para a prática O treinamento pode instrumentalizá-los para escolhas de planos de carreira, ingresso no mercado de trabalho e a construção de plano para desenvolvimento profissional. O desejo genuíno dos docentes de Enfermagem, apoiando uma nova geração de enfermeiros, culminou nessa experiência de empoderamento mútuo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300602
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2020-0293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.3 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125794058240