Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300602 |
Resumo: | Resumo Objetivos Descrever a experiência da implementação de um programa de treinamento de assistente de pesquisa voluntário para graduandos canadenses de Enfermagem, objetivando o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal e escrita, métodos de pesquisa e análise de dados, pensamento crítico e resolução de problemas, assim como o planejamento de suas carreiras e o avanço de seus papéis relacionados à pesquisa e às oportunidades administrativas e de liderança. Método Estudo descritivo com relato de experiência sobre o processo de treinamento para um novo papel profissional relativo ao engajamento dos graduandos em 11 oficinas, cada uma com duração de uma hora e o processo de apoiá-los para assumir papéis profissionais e de liderança. Resultados Os graduandos demonstraram comprometimento em todas as fases do treinamento. Destaca-se, ainda, o interesse por assumirem a liderança em atividades práticas que redefinem seu perfil profissional. Essa experiência contribuiu para construir e nutrir relações intelectuais docentes-graduandos. Os graduandos expandiram suas redes profissionais e a relação com o mentor de carreira, estão desenvolvendo suas habilidades práticas e relataram confiança em se candidatar para cargos de assistentes de pesquisa. Conclusão e implicações para a prática O treinamento pode instrumentalizá-los para escolhas de planos de carreira, ingresso no mercado de trabalho e a construção de plano para desenvolvimento profissional. O desejo genuíno dos docentes de Enfermagem, apoiando uma nova geração de enfermeiros, culminou nessa experiência de empoderamento mútuo. |
id |
UFRJ-4_99e43ec9d5eaf4a56b9bca28c09c9fed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452021000300602 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagemAprendizagemEnsinoEstudantes de EnfermagemPesquisa em EnfermagemProgramas de Graduação em EnfermagemResumo Objetivos Descrever a experiência da implementação de um programa de treinamento de assistente de pesquisa voluntário para graduandos canadenses de Enfermagem, objetivando o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal e escrita, métodos de pesquisa e análise de dados, pensamento crítico e resolução de problemas, assim como o planejamento de suas carreiras e o avanço de seus papéis relacionados à pesquisa e às oportunidades administrativas e de liderança. Método Estudo descritivo com relato de experiência sobre o processo de treinamento para um novo papel profissional relativo ao engajamento dos graduandos em 11 oficinas, cada uma com duração de uma hora e o processo de apoiá-los para assumir papéis profissionais e de liderança. Resultados Os graduandos demonstraram comprometimento em todas as fases do treinamento. Destaca-se, ainda, o interesse por assumirem a liderança em atividades práticas que redefinem seu perfil profissional. Essa experiência contribuiu para construir e nutrir relações intelectuais docentes-graduandos. Os graduandos expandiram suas redes profissionais e a relação com o mentor de carreira, estão desenvolvendo suas habilidades práticas e relataram confiança em se candidatar para cargos de assistentes de pesquisa. Conclusão e implicações para a prática O treinamento pode instrumentalizá-los para escolhas de planos de carreira, ingresso no mercado de trabalho e a construção de plano para desenvolvimento profissional. O desejo genuíno dos docentes de Enfermagem, apoiando uma nova geração de enfermeiros, culminou nessa experiência de empoderamento mútuo.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300602Escola Anna Nery v.25 n.3 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0293info:eu-repo/semantics/openAccessZanchetta,Margareth SantosFredericks,SuzanneMina,Elaine SantaSchwind,JasnaSidani,SourayaMiranda,JoyalSantos,Walterlânia SilvaBookey-Bassett,SusanEhtesham,NeginZiegler,ErinFernandes,Jean-PierreLee,KenBailey,AnnetteEspin,SherryRose,DonaldLee,Charlottepor2021-06-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000300602Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-06-25T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem |
title |
Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem |
spellingShingle |
Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem Zanchetta,Margareth Santos Aprendizagem Ensino Estudantes de Enfermagem Pesquisa em Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem |
title_short |
Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem |
title_full |
Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem |
title_fullStr |
Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem |
title_sort |
Apoiando a educação em pesquisa dos graduandos de enfermagem |
author |
Zanchetta,Margareth Santos |
author_facet |
Zanchetta,Margareth Santos Fredericks,Suzanne Mina,Elaine Santa Schwind,Jasna Sidani,Souraya Miranda,Joyal Santos,Walterlânia Silva Bookey-Bassett,Susan Ehtesham,Negin Ziegler,Erin Fernandes,Jean-Pierre Lee,Ken Bailey,Annette Espin,Sherry Rose,Donald Lee,Charlotte |
author_role |
author |
author2 |
Fredericks,Suzanne Mina,Elaine Santa Schwind,Jasna Sidani,Souraya Miranda,Joyal Santos,Walterlânia Silva Bookey-Bassett,Susan Ehtesham,Negin Ziegler,Erin Fernandes,Jean-Pierre Lee,Ken Bailey,Annette Espin,Sherry Rose,Donald Lee,Charlotte |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanchetta,Margareth Santos Fredericks,Suzanne Mina,Elaine Santa Schwind,Jasna Sidani,Souraya Miranda,Joyal Santos,Walterlânia Silva Bookey-Bassett,Susan Ehtesham,Negin Ziegler,Erin Fernandes,Jean-Pierre Lee,Ken Bailey,Annette Espin,Sherry Rose,Donald Lee,Charlotte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Estudantes de Enfermagem Pesquisa em Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem |
topic |
Aprendizagem Ensino Estudantes de Enfermagem Pesquisa em Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem |
description |
Resumo Objetivos Descrever a experiência da implementação de um programa de treinamento de assistente de pesquisa voluntário para graduandos canadenses de Enfermagem, objetivando o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal e escrita, métodos de pesquisa e análise de dados, pensamento crítico e resolução de problemas, assim como o planejamento de suas carreiras e o avanço de seus papéis relacionados à pesquisa e às oportunidades administrativas e de liderança. Método Estudo descritivo com relato de experiência sobre o processo de treinamento para um novo papel profissional relativo ao engajamento dos graduandos em 11 oficinas, cada uma com duração de uma hora e o processo de apoiá-los para assumir papéis profissionais e de liderança. Resultados Os graduandos demonstraram comprometimento em todas as fases do treinamento. Destaca-se, ainda, o interesse por assumirem a liderança em atividades práticas que redefinem seu perfil profissional. Essa experiência contribuiu para construir e nutrir relações intelectuais docentes-graduandos. Os graduandos expandiram suas redes profissionais e a relação com o mentor de carreira, estão desenvolvendo suas habilidades práticas e relataram confiança em se candidatar para cargos de assistentes de pesquisa. Conclusão e implicações para a prática O treinamento pode instrumentalizá-los para escolhas de planos de carreira, ingresso no mercado de trabalho e a construção de plano para desenvolvimento profissional. O desejo genuíno dos docentes de Enfermagem, apoiando uma nova geração de enfermeiros, culminou nessa experiência de empoderamento mútuo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300602 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2020-0293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.25 n.3 2021 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125794058240 |