Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000400027 |
Resumo: | Relato de experiência apresentado pelos professores da subárea Promovendo e Recuperando a Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ). Realizamos um recorte temporal de 2001 quando a FENF/UERJ estabeleceu uma parceria com a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD/OEA) até 2006. A partir da parceria inicia-se na FENF/UERJ um processo de avaliação dos conteúdos, carga horária e metodologias adotadas no ensino sobre drogas. Como já trabalhávamos com conteúdos relativos ao tratamento, inserimos a abordagem preventiva com enfoque nas metodologias participativas. Conclui-se que há a necessidade de formar profissionais para lidar com a problemática das drogas como uma estratégia de ampliação da atuação e atenção à comunidade. |
id |
UFRJ-4_9e4a16eddbf820bbc9d9229c57211070 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452007000400027 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativasEnfermagemSaúde MentalDrogas IlícitasCurrículoRelato de experiência apresentado pelos professores da subárea Promovendo e Recuperando a Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ). Realizamos um recorte temporal de 2001 quando a FENF/UERJ estabeleceu uma parceria com a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD/OEA) até 2006. A partir da parceria inicia-se na FENF/UERJ um processo de avaliação dos conteúdos, carga horária e metodologias adotadas no ensino sobre drogas. Como já trabalhávamos com conteúdos relativos ao tratamento, inserimos a abordagem preventiva com enfoque nas metodologias participativas. Conclui-se que há a necessidade de formar profissionais para lidar com a problemática das drogas como uma estratégia de ampliação da atuação e atenção à comunidade.Universidade Federal do Rio de Janeiro2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000400027Escola Anna Nery v.11 n.4 2007reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452007000400027info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Elias Barbosa deKestenberg,Celia Caldeira F.Silva,Alexandre Vicente dapor2009-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452007000400027Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2009-11-30T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas |
title |
Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas |
spellingShingle |
Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas Oliveira,Elias Barbosa de Enfermagem Saúde Mental Drogas Ilícitas Currículo |
title_short |
Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas |
title_full |
Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas |
title_fullStr |
Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas |
title_full_unstemmed |
Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas |
title_sort |
Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas |
author |
Oliveira,Elias Barbosa de |
author_facet |
Oliveira,Elias Barbosa de Kestenberg,Celia Caldeira F. Silva,Alexandre Vicente da |
author_role |
author |
author2 |
Kestenberg,Celia Caldeira F. Silva,Alexandre Vicente da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Elias Barbosa de Kestenberg,Celia Caldeira F. Silva,Alexandre Vicente da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Saúde Mental Drogas Ilícitas Currículo |
topic |
Enfermagem Saúde Mental Drogas Ilícitas Currículo |
description |
Relato de experiência apresentado pelos professores da subárea Promovendo e Recuperando a Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ). Realizamos um recorte temporal de 2001 quando a FENF/UERJ estabeleceu uma parceria com a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD/OEA) até 2006. A partir da parceria inicia-se na FENF/UERJ um processo de avaliação dos conteúdos, carga horária e metodologias adotadas no ensino sobre drogas. Como já trabalhávamos com conteúdos relativos ao tratamento, inserimos a abordagem preventiva com enfoque nas metodologias participativas. Conclui-se que há a necessidade de formar profissionais para lidar com a problemática das drogas como uma estratégia de ampliação da atuação e atenção à comunidade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000400027 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000400027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452007000400027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.11 n.4 2007 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128119805640704 |