Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Elias Barbosa de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Kestenberg,Celia Caldeira F., Silva,Alexandre Vicente da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000400027
Resumo: Relato de experiência apresentado pelos professores da subárea Promovendo e Recuperando a Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ). Realizamos um recorte temporal de 2001 quando a FENF/UERJ estabeleceu uma parceria com a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD/OEA) até 2006. A partir da parceria inicia-se na FENF/UERJ um processo de avaliação dos conteúdos, carga horária e metodologias adotadas no ensino sobre drogas. Como já trabalhávamos com conteúdos relativos ao tratamento, inserimos a abordagem preventiva com enfoque nas metodologias participativas. Conclui-se que há a necessidade de formar profissionais para lidar com a problemática das drogas como uma estratégia de ampliação da atuação e atenção à comunidade.
id UFRJ-4_9e4a16eddbf820bbc9d9229c57211070
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452007000400027
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativasEnfermagemSaúde MentalDrogas IlícitasCurrículoRelato de experiência apresentado pelos professores da subárea Promovendo e Recuperando a Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ). Realizamos um recorte temporal de 2001 quando a FENF/UERJ estabeleceu uma parceria com a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD/OEA) até 2006. A partir da parceria inicia-se na FENF/UERJ um processo de avaliação dos conteúdos, carga horária e metodologias adotadas no ensino sobre drogas. Como já trabalhávamos com conteúdos relativos ao tratamento, inserimos a abordagem preventiva com enfoque nas metodologias participativas. Conclui-se que há a necessidade de formar profissionais para lidar com a problemática das drogas como uma estratégia de ampliação da atuação e atenção à comunidade.Universidade Federal do Rio de Janeiro2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000400027Escola Anna Nery v.11 n.4 2007reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452007000400027info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Elias Barbosa deKestenberg,Celia Caldeira F.Silva,Alexandre Vicente dapor2009-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452007000400027Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2009-11-30T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas
title Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas
spellingShingle Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas
Oliveira,Elias Barbosa de
Enfermagem
Saúde Mental
Drogas Ilícitas
Currículo
title_short Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas
title_full Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas
title_fullStr Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas
title_full_unstemmed Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas
title_sort Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas
author Oliveira,Elias Barbosa de
author_facet Oliveira,Elias Barbosa de
Kestenberg,Celia Caldeira F.
Silva,Alexandre Vicente da
author_role author
author2 Kestenberg,Celia Caldeira F.
Silva,Alexandre Vicente da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Elias Barbosa de
Kestenberg,Celia Caldeira F.
Silva,Alexandre Vicente da
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Saúde Mental
Drogas Ilícitas
Currículo
topic Enfermagem
Saúde Mental
Drogas Ilícitas
Currículo
description Relato de experiência apresentado pelos professores da subárea Promovendo e Recuperando a Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ). Realizamos um recorte temporal de 2001 quando a FENF/UERJ estabeleceu uma parceria com a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD/OEA) até 2006. A partir da parceria inicia-se na FENF/UERJ um processo de avaliação dos conteúdos, carga horária e metodologias adotadas no ensino sobre drogas. Como já trabalhávamos com conteúdos relativos ao tratamento, inserimos a abordagem preventiva com enfoque nas metodologias participativas. Conclui-se que há a necessidade de formar profissionais para lidar com a problemática das drogas como uma estratégia de ampliação da atuação e atenção à comunidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000400027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000400027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452007000400027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.11 n.4 2007
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128119805640704