Percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde na Unidade Neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Nisa Rubina Pereira Souto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Curado,Maria Alice dos Santos, Henriques,Maria Adriana Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100202
Resumo: Resumo Objetivo analisar a percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde desenvolvidas pelos enfermeiros na Unidade Neonatal que facilitaram a aquisição de competências parentais para uma tomada de decisão fundamentada. Método estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram 13 pais com filhos internados, pela primeira vez, em uma Unidade Neonatal portuguesa. Os dados foram colhidos entre fevereiro e agosto de 2020, por meio de grupos focais, processados no software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires, através da Classificação Hierárquica Descendente e da Análise de Similitude. Resultados da Classificação Hierárquica Descendente, emergiram quatro classes: “Necessidades de informação”, “Lacunas na informação”, “Disponibilidade para informar”; “Práticas facilitadoras da educação em saúde”. Conclusão e implicações para a prática os pais consideraram como práticas facilitadoras da educação em saúde a tecnologia digital aliada à disponibilidade dos enfermeiros para informar e explicar, bem como propiciar um ambiente empático e informal. Tal resultado pode subsidiar o desenvolvimento de intervenções de enfermagem de educação em saúde para pais na Unidade Neonatal, com recurso à tecnologia digital.
id UFRJ-4_a296a49fb35bf9c93d4bc4087704e8ed
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452022000100202
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde na Unidade NeonatalNeonatologiaEnfermagemPaisEducação em SaúdeLetramento em SaúdeResumo Objetivo analisar a percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde desenvolvidas pelos enfermeiros na Unidade Neonatal que facilitaram a aquisição de competências parentais para uma tomada de decisão fundamentada. Método estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram 13 pais com filhos internados, pela primeira vez, em uma Unidade Neonatal portuguesa. Os dados foram colhidos entre fevereiro e agosto de 2020, por meio de grupos focais, processados no software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires, através da Classificação Hierárquica Descendente e da Análise de Similitude. Resultados da Classificação Hierárquica Descendente, emergiram quatro classes: “Necessidades de informação”, “Lacunas na informação”, “Disponibilidade para informar”; “Práticas facilitadoras da educação em saúde”. Conclusão e implicações para a prática os pais consideraram como práticas facilitadoras da educação em saúde a tecnologia digital aliada à disponibilidade dos enfermeiros para informar e explicar, bem como propiciar um ambiente empático e informal. Tal resultado pode subsidiar o desenvolvimento de intervenções de enfermagem de educação em saúde para pais na Unidade Neonatal, com recurso à tecnologia digital.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100202Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0040info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Nisa Rubina Pereira SoutoCurado,Maria Alice dos SantosHenriques,Maria Adriana Pereirapor2021-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100202Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-09-29T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde na Unidade Neonatal
title Percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde na Unidade Neonatal
spellingShingle Percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde na Unidade Neonatal
Rosa,Nisa Rubina Pereira Souto
Neonatologia
Enfermagem
Pais
Educação em Saúde
Letramento em Saúde
title_short Percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde na Unidade Neonatal
title_full Percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde na Unidade Neonatal
title_fullStr Percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde na Unidade Neonatal
title_full_unstemmed Percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde na Unidade Neonatal
title_sort Percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde na Unidade Neonatal
author Rosa,Nisa Rubina Pereira Souto
author_facet Rosa,Nisa Rubina Pereira Souto
Curado,Maria Alice dos Santos
Henriques,Maria Adriana Pereira
author_role author
author2 Curado,Maria Alice dos Santos
Henriques,Maria Adriana Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa,Nisa Rubina Pereira Souto
Curado,Maria Alice dos Santos
Henriques,Maria Adriana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Neonatologia
Enfermagem
Pais
Educação em Saúde
Letramento em Saúde
topic Neonatologia
Enfermagem
Pais
Educação em Saúde
Letramento em Saúde
description Resumo Objetivo analisar a percepção dos pais sobre as práticas de educação em saúde desenvolvidas pelos enfermeiros na Unidade Neonatal que facilitaram a aquisição de competências parentais para uma tomada de decisão fundamentada. Método estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram 13 pais com filhos internados, pela primeira vez, em uma Unidade Neonatal portuguesa. Os dados foram colhidos entre fevereiro e agosto de 2020, por meio de grupos focais, processados no software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires, através da Classificação Hierárquica Descendente e da Análise de Similitude. Resultados da Classificação Hierárquica Descendente, emergiram quatro classes: “Necessidades de informação”, “Lacunas na informação”, “Disponibilidade para informar”; “Práticas facilitadoras da educação em saúde”. Conclusão e implicações para a prática os pais consideraram como práticas facilitadoras da educação em saúde a tecnologia digital aliada à disponibilidade dos enfermeiros para informar e explicar, bem como propiciar um ambiente empático e informal. Tal resultado pode subsidiar o desenvolvimento de intervenções de enfermagem de educação em saúde para pais na Unidade Neonatal, com recurso à tecnologia digital.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100202
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.26 2022
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125919887360