Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200243 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Desvelar as percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado na ótica heideggeriana. Métodos: Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, desenvolvida com 21 acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catariana que cursavam a disciplina de Fundamentos para o Cuidado Profissional. Os dados foram coletados durante aula sobre cuidado, por meio de relatos espontâneos escritos. Resultados: As definições de cuidado foram construídas a partir das experiências de cada acadêmico, denotando seu modo de ser para o cuidado e, quando compartilhavam suas opiniões, coexistiam com o grupo, construindo uma identidade e revelando seu modo de ser-com-o-outro. Os acadêmicos percebem que o cuidado faz parte da mundanidade da enfermagem, do modo de ser enfermeiro. Conclusão: O cuidado contempla um universo de significados nos quais os seres humanos estão envolvidos em situações de zelo e de preocupação com o outro. |
id |
UFRJ-4_a96e59a3b4bb9ac4bf75e29310ed5a30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452016000200243 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggerianoCuidados de enfermagemEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemRESUMO Objetivo: Desvelar as percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado na ótica heideggeriana. Métodos: Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, desenvolvida com 21 acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catariana que cursavam a disciplina de Fundamentos para o Cuidado Profissional. Os dados foram coletados durante aula sobre cuidado, por meio de relatos espontâneos escritos. Resultados: As definições de cuidado foram construídas a partir das experiências de cada acadêmico, denotando seu modo de ser para o cuidado e, quando compartilhavam suas opiniões, coexistiam com o grupo, construindo uma identidade e revelando seu modo de ser-com-o-outro. Os acadêmicos percebem que o cuidado faz parte da mundanidade da enfermagem, do modo de ser enfermeiro. Conclusão: O cuidado contempla um universo de significados nos quais os seres humanos estão envolvidos em situações de zelo e de preocupação com o outro.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200243Escola Anna Nery v.20 n.2 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160032info:eu-repo/semantics/openAccessSebold,Luciara FabianeKempfer,Silvana SilveiraRadünz,VeraPrado,Marta Lenise doTourinho,Francis Solange VieiraGirondi,Juliana Balbinot Reispor2016-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000200243Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano |
title |
Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano |
spellingShingle |
Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano Sebold,Luciara Fabiane Cuidados de enfermagem Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem |
title_short |
Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano |
title_full |
Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano |
title_fullStr |
Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano |
title_full_unstemmed |
Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano |
title_sort |
Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano |
author |
Sebold,Luciara Fabiane |
author_facet |
Sebold,Luciara Fabiane Kempfer,Silvana Silveira Radünz,Vera Prado,Marta Lenise do Tourinho,Francis Solange Vieira Girondi,Juliana Balbinot Reis |
author_role |
author |
author2 |
Kempfer,Silvana Silveira Radünz,Vera Prado,Marta Lenise do Tourinho,Francis Solange Vieira Girondi,Juliana Balbinot Reis |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sebold,Luciara Fabiane Kempfer,Silvana Silveira Radünz,Vera Prado,Marta Lenise do Tourinho,Francis Solange Vieira Girondi,Juliana Balbinot Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidados de enfermagem Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem |
topic |
Cuidados de enfermagem Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem |
description |
RESUMO Objetivo: Desvelar as percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado na ótica heideggeriana. Métodos: Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, desenvolvida com 21 acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catariana que cursavam a disciplina de Fundamentos para o Cuidado Profissional. Os dados foram coletados durante aula sobre cuidado, por meio de relatos espontâneos escritos. Resultados: As definições de cuidado foram construídas a partir das experiências de cada acadêmico, denotando seu modo de ser para o cuidado e, quando compartilhavam suas opiniões, coexistiam com o grupo, construindo uma identidade e revelando seu modo de ser-com-o-outro. Os acadêmicos percebem que o cuidado faz parte da mundanidade da enfermagem, do modo de ser enfermeiro. Conclusão: O cuidado contempla um universo de significados nos quais os seres humanos estão envolvidos em situações de zelo e de preocupação com o outro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200243 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20160032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.20 n.2 2016 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123108655104 |