Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggeriano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebold,Luciara Fabiane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carraro,Telma Elisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000400013
Resumo: Estudo qualitativo de abordagem fenomenológica. Objetivou desvelar, à luz do pensamento de Martin Heidegger, os modos de ser dos enfermeiros-professores na vivência de ensinar-aprender o cuidado de enfermagem em uma instituição federal de ensino superior do sul do Brasil. A técnica utilizada para captar os significados foi a entrevista fenomenológica com 11 docentes. A análise permitiu compreender os Modos de Ser enfermeiro-professor, que foram didaticamente apresentados em duas unidades de significado: Modo de ser enfermeiro para o cuidado; Modo de ser professor para o ensino do cuidado. Alguns professores identificam-se como enfermeiros, suas experiências profissionais são suas bases e a coexistência com outros pôde lhes servir de exemplo. Outros se percebem professores de enfermagem e desejam ensinar os desafios de ser enfermeiro, e aprimoram o cuidado através de pesquisas. Ao ensinar, envolvem-se com o universo de ensino no qual o cuidar também é aprender e ensinar.
id ABEN-1_6ff4abe7ccfeeae303502669c1be42ed
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672013000400013
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggerianoDocentes de EnfermagemCuidados de EnfermagemEnsinoEstudo qualitativo de abordagem fenomenológica. Objetivou desvelar, à luz do pensamento de Martin Heidegger, os modos de ser dos enfermeiros-professores na vivência de ensinar-aprender o cuidado de enfermagem em uma instituição federal de ensino superior do sul do Brasil. A técnica utilizada para captar os significados foi a entrevista fenomenológica com 11 docentes. A análise permitiu compreender os Modos de Ser enfermeiro-professor, que foram didaticamente apresentados em duas unidades de significado: Modo de ser enfermeiro para o cuidado; Modo de ser professor para o ensino do cuidado. Alguns professores identificam-se como enfermeiros, suas experiências profissionais são suas bases e a coexistência com outros pôde lhes servir de exemplo. Outros se percebem professores de enfermagem e desejam ensinar os desafios de ser enfermeiro, e aprimoram o cuidado através de pesquisas. Ao ensinar, envolvem-se com o universo de ensino no qual o cuidar também é aprender e ensinar.Associação Brasileira de Enfermagem2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000400013Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.4 2013reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672013000400013info:eu-repo/semantics/openAccessSebold,Luciara FabianeCarraro,Telma Elisapor2013-09-02T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672013000400013Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2013-09-02T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggeriano
title Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggeriano
spellingShingle Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggeriano
Sebold,Luciara Fabiane
Docentes de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Ensino
title_short Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggeriano
title_full Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggeriano
title_fullStr Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggeriano
title_full_unstemmed Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggeriano
title_sort Modos de ser enfermeiro-professor-no-ensino-do-cuidadode-enfermagem: um olhar heideggeriano
author Sebold,Luciara Fabiane
author_facet Sebold,Luciara Fabiane
Carraro,Telma Elisa
author_role author
author2 Carraro,Telma Elisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebold,Luciara Fabiane
Carraro,Telma Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Ensino
topic Docentes de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Ensino
description Estudo qualitativo de abordagem fenomenológica. Objetivou desvelar, à luz do pensamento de Martin Heidegger, os modos de ser dos enfermeiros-professores na vivência de ensinar-aprender o cuidado de enfermagem em uma instituição federal de ensino superior do sul do Brasil. A técnica utilizada para captar os significados foi a entrevista fenomenológica com 11 docentes. A análise permitiu compreender os Modos de Ser enfermeiro-professor, que foram didaticamente apresentados em duas unidades de significado: Modo de ser enfermeiro para o cuidado; Modo de ser professor para o ensino do cuidado. Alguns professores identificam-se como enfermeiros, suas experiências profissionais são suas bases e a coexistência com outros pôde lhes servir de exemplo. Outros se percebem professores de enfermagem e desejam ensinar os desafios de ser enfermeiro, e aprimoram o cuidado através de pesquisas. Ao ensinar, envolvem-se com o universo de ensino no qual o cuidar também é aprender e ensinar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672013000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.66 n.4 2013
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303031536517120