Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200195 |
Resumo: | Este estudo objetivou realizar uma intervenção educativa com adolescentes sobre a violência no contexto escolar, utilizando a metodologia de Círculos de Cultura. Métodos: Pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada em outubro de 2011. A coleta de dados incluiu: observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Participaram 12 adolescentes de uma escola pública do Recife-PE. Para análise, recorreu-se à triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: A problematização proporcionada pelo Círculo de Cultura permitiu aos adolescentes desvelar as diversas faces de manifestação da violência, mediante situações de agressão física e verbal entre os membros escolares, ameaças contra o professor e violência contra o patrimônio, até aquelas formas simbólicas envolvendo práticas de constrangimento. Conclusão: A intervenção de educação em saúde abriu possibilidades para inserção da(o) enfermeira(o) no cenário escolar a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção à violência. |
id |
UFRJ-4_a9e1f82f4d9fd2cd905a71d4ada578e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452014000200195 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolarViolênciaSaúde escolarAdolescenteEducação em saúdeEnfermagemEste estudo objetivou realizar uma intervenção educativa com adolescentes sobre a violência no contexto escolar, utilizando a metodologia de Círculos de Cultura. Métodos: Pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada em outubro de 2011. A coleta de dados incluiu: observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Participaram 12 adolescentes de uma escola pública do Recife-PE. Para análise, recorreu-se à triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: A problematização proporcionada pelo Círculo de Cultura permitiu aos adolescentes desvelar as diversas faces de manifestação da violência, mediante situações de agressão física e verbal entre os membros escolares, ameaças contra o professor e violência contra o patrimônio, até aquelas formas simbólicas envolvendo práticas de constrangimento. Conclusão: A intervenção de educação em saúde abriu possibilidades para inserção da(o) enfermeira(o) no cenário escolar a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção à violência. Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200195Escola Anna Nery v.18 n.2 2014reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20140028info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão Neto,WaldemarSilva,Andrea Rosane SousaAlmeida Filho,Antonio José deLima,Luciane Soares deAquino,Jael Maria deMonteiro,Estela Maria Leite Meirellespor2014-05-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452014000200195Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2014-05-20T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar |
title |
Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar |
spellingShingle |
Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar Brandão Neto,Waldemar Violência Saúde escolar Adolescente Educação em saúde Enfermagem |
title_short |
Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar |
title_full |
Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar |
title_fullStr |
Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar |
title_sort |
Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar |
author |
Brandão Neto,Waldemar |
author_facet |
Brandão Neto,Waldemar Silva,Andrea Rosane Sousa Almeida Filho,Antonio José de Lima,Luciane Soares de Aquino,Jael Maria de Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Andrea Rosane Sousa Almeida Filho,Antonio José de Lima,Luciane Soares de Aquino,Jael Maria de Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão Neto,Waldemar Silva,Andrea Rosane Sousa Almeida Filho,Antonio José de Lima,Luciane Soares de Aquino,Jael Maria de Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Saúde escolar Adolescente Educação em saúde Enfermagem |
topic |
Violência Saúde escolar Adolescente Educação em saúde Enfermagem |
description |
Este estudo objetivou realizar uma intervenção educativa com adolescentes sobre a violência no contexto escolar, utilizando a metodologia de Círculos de Cultura. Métodos: Pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada em outubro de 2011. A coleta de dados incluiu: observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Participaram 12 adolescentes de uma escola pública do Recife-PE. Para análise, recorreu-se à triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: A problematização proporcionada pelo Círculo de Cultura permitiu aos adolescentes desvelar as diversas faces de manifestação da violência, mediante situações de agressão física e verbal entre os membros escolares, ameaças contra o professor e violência contra o patrimônio, até aquelas formas simbólicas envolvendo práticas de constrangimento. Conclusão: A intervenção de educação em saúde abriu possibilidades para inserção da(o) enfermeira(o) no cenário escolar a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção à violência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200195 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20140028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.18 n.2 2014 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128122256162816 |