Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão Neto,Waldemar
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva,Andrea Rosane Sousa, Almeida Filho,Antonio José de, Lima,Luciane Soares de, Aquino,Jael Maria de, Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200195
Resumo: Este estudo objetivou realizar uma intervenção educativa com adolescentes sobre a violência no contexto escolar, utilizando a metodologia de Círculos de Cultura. Métodos: Pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada em outubro de 2011. A coleta de dados incluiu: observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Participaram 12 adolescentes de uma escola pública do Recife-PE. Para análise, recorreu-se à triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: A problematização proporcionada pelo Círculo de Cultura permitiu aos adolescentes desvelar as diversas faces de manifestação da violência, mediante situações de agressão física e verbal entre os membros escolares, ameaças contra o professor e violência contra o patrimônio, até aquelas formas simbólicas envolvendo práticas de constrangimento. Conclusão: A intervenção de educação em saúde abriu possibilidades para inserção da(o) enfermeira(o) no cenário escolar a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção à violência.
id UFRJ-4_a9e1f82f4d9fd2cd905a71d4ada578e7
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452014000200195
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolarViolênciaSaúde escolarAdolescenteEducação em saúdeEnfermagemEste estudo objetivou realizar uma intervenção educativa com adolescentes sobre a violência no contexto escolar, utilizando a metodologia de Círculos de Cultura. Métodos: Pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada em outubro de 2011. A coleta de dados incluiu: observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Participaram 12 adolescentes de uma escola pública do Recife-PE. Para análise, recorreu-se à triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: A problematização proporcionada pelo Círculo de Cultura permitiu aos adolescentes desvelar as diversas faces de manifestação da violência, mediante situações de agressão física e verbal entre os membros escolares, ameaças contra o professor e violência contra o patrimônio, até aquelas formas simbólicas envolvendo práticas de constrangimento. Conclusão: A intervenção de educação em saúde abriu possibilidades para inserção da(o) enfermeira(o) no cenário escolar a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção à violência. Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200195Escola Anna Nery v.18 n.2 2014reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20140028info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão Neto,WaldemarSilva,Andrea Rosane SousaAlmeida Filho,Antonio José deLima,Luciane Soares deAquino,Jael Maria deMonteiro,Estela Maria Leite Meirellespor2014-05-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452014000200195Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2014-05-20T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar
title Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar
spellingShingle Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar
Brandão Neto,Waldemar
Violência
Saúde escolar
Adolescente
Educação em saúde
Enfermagem
title_short Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar
title_full Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar
title_fullStr Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar
title_full_unstemmed Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar
title_sort Intervenção educativa sobre violência com adolescentes: possibilidade para a enfermagem no contexto escolar
author Brandão Neto,Waldemar
author_facet Brandão Neto,Waldemar
Silva,Andrea Rosane Sousa
Almeida Filho,Antonio José de
Lima,Luciane Soares de
Aquino,Jael Maria de
Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles
author_role author
author2 Silva,Andrea Rosane Sousa
Almeida Filho,Antonio José de
Lima,Luciane Soares de
Aquino,Jael Maria de
Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão Neto,Waldemar
Silva,Andrea Rosane Sousa
Almeida Filho,Antonio José de
Lima,Luciane Soares de
Aquino,Jael Maria de
Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Saúde escolar
Adolescente
Educação em saúde
Enfermagem
topic Violência
Saúde escolar
Adolescente
Educação em saúde
Enfermagem
description Este estudo objetivou realizar uma intervenção educativa com adolescentes sobre a violência no contexto escolar, utilizando a metodologia de Círculos de Cultura. Métodos: Pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada em outubro de 2011. A coleta de dados incluiu: observação participante com diário de campo, registro fotográfico e filmagem, e, como produção do grupo, teatro de fantoches. Participaram 12 adolescentes de uma escola pública do Recife-PE. Para análise, recorreu-se à triangulação de dados em diálogo com a literatura. Resultados: A problematização proporcionada pelo Círculo de Cultura permitiu aos adolescentes desvelar as diversas faces de manifestação da violência, mediante situações de agressão física e verbal entre os membros escolares, ameaças contra o professor e violência contra o patrimônio, até aquelas formas simbólicas envolvendo práticas de constrangimento. Conclusão: A intervenção de educação em saúde abriu possibilidades para inserção da(o) enfermeira(o) no cenário escolar a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção à violência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200195
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20140028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.18 n.2 2014
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128122256162816