Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes,Robson Giovani
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mantovani,Maria de Fátima, Costa,Marta Cossetin, Pereira,Adriana Cordeiro Lopes, Kalinke,Luciana Puchalski, Moreira,Ricardo Castanho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100271
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar os efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes em adultos atendidos na atenção primária à saúde. Método Trata-se de estudo quase-experimental com intervenção educativa durante a consulta de enfermagem, atividade em grupo e acompanhamento telefônico com 33 adultos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2, cadastrados em uma Unidade Estratégia Saúde da Família no Sul do Brasil. Aplicaram-se instrumentos sociodemográfico e clínico (Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes e Eight-Item Health Literacy Assessment Tool) antes e após a intervenção. Os dados foram analisados pelos testes de Wilcoxom, coeficiente de correlação de Spearman e McNemar. Resultados A maioria dos participantes eram mulheres (69,7%), com idade média de 57,0 anos, tempo de escolaridade inferior a nove anos (69,7%) e tempo de diagnóstico ≤10 anos (51,5%). Após a intervenção, obteve-se aumento do conhecimento sobre a diabetes (p = 0,001), correlacionado ao letramento em saúde (r = 0,494; p = 0,001) e ao tempo do diagnóstico (r = 0,455; p = 0,001). Conclusão e implicação para a prática A utilização de instrumentos para mensurar o letramento em saúde e o conhecimento sobre diabetes possibilitou a construção de estratégias educativas voltadas para as lacunas existentes, promovendo aumento do conhecimento, o qual favorece o desenvolvimento das habilidades para a autogestão.
id UFRJ-4_b39bc899ebbb966cc8828232ec097034
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452022000100271
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimentalConhecimentoConsulta de EnfermagemDiabetes Mellitus Tipo 2Educação em SaúdeLetramento em SaúdeRESUMO Objetivo Analisar os efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes em adultos atendidos na atenção primária à saúde. Método Trata-se de estudo quase-experimental com intervenção educativa durante a consulta de enfermagem, atividade em grupo e acompanhamento telefônico com 33 adultos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2, cadastrados em uma Unidade Estratégia Saúde da Família no Sul do Brasil. Aplicaram-se instrumentos sociodemográfico e clínico (Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes e Eight-Item Health Literacy Assessment Tool) antes e após a intervenção. Os dados foram analisados pelos testes de Wilcoxom, coeficiente de correlação de Spearman e McNemar. Resultados A maioria dos participantes eram mulheres (69,7%), com idade média de 57,0 anos, tempo de escolaridade inferior a nove anos (69,7%) e tempo de diagnóstico ≤10 anos (51,5%). Após a intervenção, obteve-se aumento do conhecimento sobre a diabetes (p = 0,001), correlacionado ao letramento em saúde (r = 0,494; p = 0,001) e ao tempo do diagnóstico (r = 0,455; p = 0,001). Conclusão e implicação para a prática A utilização de instrumentos para mensurar o letramento em saúde e o conhecimento sobre diabetes possibilitou a construção de estratégias educativas voltadas para as lacunas existentes, promovendo aumento do conhecimento, o qual favorece o desenvolvimento das habilidades para a autogestão.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100271Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0313ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaes,Robson GiovaniMantovani,Maria de FátimaCosta,Marta CossetinPereira,Adriana Cordeiro LopesKalinke,Luciana PuchalskiMoreira,Ricardo Castanhopor2022-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100271Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2022-05-30T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental
title Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental
spellingShingle Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental
Paes,Robson Giovani
Conhecimento
Consulta de Enfermagem
Diabetes Mellitus Tipo 2
Educação em Saúde
Letramento em Saúde
title_short Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental
title_full Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental
title_fullStr Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental
title_full_unstemmed Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental
title_sort Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental
author Paes,Robson Giovani
author_facet Paes,Robson Giovani
Mantovani,Maria de Fátima
Costa,Marta Cossetin
Pereira,Adriana Cordeiro Lopes
Kalinke,Luciana Puchalski
Moreira,Ricardo Castanho
author_role author
author2 Mantovani,Maria de Fátima
Costa,Marta Cossetin
Pereira,Adriana Cordeiro Lopes
Kalinke,Luciana Puchalski
Moreira,Ricardo Castanho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes,Robson Giovani
Mantovani,Maria de Fátima
Costa,Marta Cossetin
Pereira,Adriana Cordeiro Lopes
Kalinke,Luciana Puchalski
Moreira,Ricardo Castanho
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Consulta de Enfermagem
Diabetes Mellitus Tipo 2
Educação em Saúde
Letramento em Saúde
topic Conhecimento
Consulta de Enfermagem
Diabetes Mellitus Tipo 2
Educação em Saúde
Letramento em Saúde
description RESUMO Objetivo Analisar os efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes em adultos atendidos na atenção primária à saúde. Método Trata-se de estudo quase-experimental com intervenção educativa durante a consulta de enfermagem, atividade em grupo e acompanhamento telefônico com 33 adultos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2, cadastrados em uma Unidade Estratégia Saúde da Família no Sul do Brasil. Aplicaram-se instrumentos sociodemográfico e clínico (Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes e Eight-Item Health Literacy Assessment Tool) antes e após a intervenção. Os dados foram analisados pelos testes de Wilcoxom, coeficiente de correlação de Spearman e McNemar. Resultados A maioria dos participantes eram mulheres (69,7%), com idade média de 57,0 anos, tempo de escolaridade inferior a nove anos (69,7%) e tempo de diagnóstico ≤10 anos (51,5%). Após a intervenção, obteve-se aumento do conhecimento sobre a diabetes (p = 0,001), correlacionado ao letramento em saúde (r = 0,494; p = 0,001) e ao tempo do diagnóstico (r = 0,455; p = 0,001). Conclusão e implicação para a prática A utilização de instrumentos para mensurar o letramento em saúde e o conhecimento sobre diabetes possibilitou a construção de estratégias educativas voltadas para as lacunas existentes, promovendo aumento do conhecimento, o qual favorece o desenvolvimento das habilidades para a autogestão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100271
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0313pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.26 2022
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128126339317760