Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100271 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Analisar os efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes em adultos atendidos na atenção primária à saúde. Método Trata-se de estudo quase-experimental com intervenção educativa durante a consulta de enfermagem, atividade em grupo e acompanhamento telefônico com 33 adultos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2, cadastrados em uma Unidade Estratégia Saúde da Família no Sul do Brasil. Aplicaram-se instrumentos sociodemográfico e clínico (Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes e Eight-Item Health Literacy Assessment Tool) antes e após a intervenção. Os dados foram analisados pelos testes de Wilcoxom, coeficiente de correlação de Spearman e McNemar. Resultados A maioria dos participantes eram mulheres (69,7%), com idade média de 57,0 anos, tempo de escolaridade inferior a nove anos (69,7%) e tempo de diagnóstico ≤10 anos (51,5%). Após a intervenção, obteve-se aumento do conhecimento sobre a diabetes (p = 0,001), correlacionado ao letramento em saúde (r = 0,494; p = 0,001) e ao tempo do diagnóstico (r = 0,455; p = 0,001). Conclusão e implicação para a prática A utilização de instrumentos para mensurar o letramento em saúde e o conhecimento sobre diabetes possibilitou a construção de estratégias educativas voltadas para as lacunas existentes, promovendo aumento do conhecimento, o qual favorece o desenvolvimento das habilidades para a autogestão. |
id |
UFRJ-4_b39bc899ebbb966cc8828232ec097034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452022000100271 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimentalConhecimentoConsulta de EnfermagemDiabetes Mellitus Tipo 2Educação em SaúdeLetramento em SaúdeRESUMO Objetivo Analisar os efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes em adultos atendidos na atenção primária à saúde. Método Trata-se de estudo quase-experimental com intervenção educativa durante a consulta de enfermagem, atividade em grupo e acompanhamento telefônico com 33 adultos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2, cadastrados em uma Unidade Estratégia Saúde da Família no Sul do Brasil. Aplicaram-se instrumentos sociodemográfico e clínico (Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes e Eight-Item Health Literacy Assessment Tool) antes e após a intervenção. Os dados foram analisados pelos testes de Wilcoxom, coeficiente de correlação de Spearman e McNemar. Resultados A maioria dos participantes eram mulheres (69,7%), com idade média de 57,0 anos, tempo de escolaridade inferior a nove anos (69,7%) e tempo de diagnóstico ≤10 anos (51,5%). Após a intervenção, obteve-se aumento do conhecimento sobre a diabetes (p = 0,001), correlacionado ao letramento em saúde (r = 0,494; p = 0,001) e ao tempo do diagnóstico (r = 0,455; p = 0,001). Conclusão e implicação para a prática A utilização de instrumentos para mensurar o letramento em saúde e o conhecimento sobre diabetes possibilitou a construção de estratégias educativas voltadas para as lacunas existentes, promovendo aumento do conhecimento, o qual favorece o desenvolvimento das habilidades para a autogestão.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100271Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0313ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaes,Robson GiovaniMantovani,Maria de FátimaCosta,Marta CossetinPereira,Adriana Cordeiro LopesKalinke,Luciana PuchalskiMoreira,Ricardo Castanhopor2022-05-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100271Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2022-05-30T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental |
title |
Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental |
spellingShingle |
Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental Paes,Robson Giovani Conhecimento Consulta de Enfermagem Diabetes Mellitus Tipo 2 Educação em Saúde Letramento em Saúde |
title_short |
Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental |
title_full |
Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental |
title_fullStr |
Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental |
title_full_unstemmed |
Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental |
title_sort |
Efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes: estudo quase-experimental |
author |
Paes,Robson Giovani |
author_facet |
Paes,Robson Giovani Mantovani,Maria de Fátima Costa,Marta Cossetin Pereira,Adriana Cordeiro Lopes Kalinke,Luciana Puchalski Moreira,Ricardo Castanho |
author_role |
author |
author2 |
Mantovani,Maria de Fátima Costa,Marta Cossetin Pereira,Adriana Cordeiro Lopes Kalinke,Luciana Puchalski Moreira,Ricardo Castanho |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes,Robson Giovani Mantovani,Maria de Fátima Costa,Marta Cossetin Pereira,Adriana Cordeiro Lopes Kalinke,Luciana Puchalski Moreira,Ricardo Castanho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Consulta de Enfermagem Diabetes Mellitus Tipo 2 Educação em Saúde Letramento em Saúde |
topic |
Conhecimento Consulta de Enfermagem Diabetes Mellitus Tipo 2 Educação em Saúde Letramento em Saúde |
description |
RESUMO Objetivo Analisar os efeitos de intervenção educativa no letramento em saúde e no conhecimento sobre diabetes em adultos atendidos na atenção primária à saúde. Método Trata-se de estudo quase-experimental com intervenção educativa durante a consulta de enfermagem, atividade em grupo e acompanhamento telefônico com 33 adultos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2, cadastrados em uma Unidade Estratégia Saúde da Família no Sul do Brasil. Aplicaram-se instrumentos sociodemográfico e clínico (Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes e Eight-Item Health Literacy Assessment Tool) antes e após a intervenção. Os dados foram analisados pelos testes de Wilcoxom, coeficiente de correlação de Spearman e McNemar. Resultados A maioria dos participantes eram mulheres (69,7%), com idade média de 57,0 anos, tempo de escolaridade inferior a nove anos (69,7%) e tempo de diagnóstico ≤10 anos (51,5%). Após a intervenção, obteve-se aumento do conhecimento sobre a diabetes (p = 0,001), correlacionado ao letramento em saúde (r = 0,494; p = 0,001) e ao tempo do diagnóstico (r = 0,455; p = 0,001). Conclusão e implicação para a prática A utilização de instrumentos para mensurar o letramento em saúde e o conhecimento sobre diabetes possibilitou a construção de estratégias educativas voltadas para as lacunas existentes, promovendo aumento do conhecimento, o qual favorece o desenvolvimento das habilidades para a autogestão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100271 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2021-0313pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.26 2022 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128126339317760 |