LETRAMENTO EM SAÚDE, CONHECIMENTO DA DOENÇA E RISCO PARA PÉ DIABÉTICO EM ADULTOS: ESTUDO TRANSVERSAL
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45868 |
Resumo: | Objetivo: analisar a relação do letramento em saúde, conhecimento da doença e risco para o desenvolvimento do pé diabético em adultos com Diabetes Mellitus, de acordo com as características sociodemográficas e clínicas. Método: estudo transversal, descritivo e analítico, realizado de janeiro a março de 2020. Participaram 33 adultos com alterações glicêmicas cadastrados em unidade de saúde da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil. Aplicou-se questionário sociodemográfico e clínico e os instrumentos Eight-Item Health Literacy Assessment Tool e Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes. Resultados: houve predominância de letramento satisfatório e conhecimento adequado, associados à idade (≤59 anos), tempo de escolaridade (>4 anos) e diagnóstico (>5 anos). Ao cruzar as variáveis de letramento em saúde e conhecimento da doença com o risco para pé diabético não houve significância estatística. Conclusão: níveis satisfatórios de letramento foram associados ao conhecimento adequado, sem relação com o risco para pé diabético. Descritores: Diabetes Mellitus Tipo 2. Letramento em Saúde. Adulto. Conhecimento. Pé Diabético. |
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LETRAMENTO EM SAÚDE, CONHECIMENTO DA DOENÇA E RISCO PARA PÉ DIABÉTICO EM ADULTOS: ESTUDO TRANSVERSALDiabetes Mellitus Type 2Health LiteracyAdultKnowledgeDiabetic FootDiabetes Mellitus Tipo 2Alfabetización en SaludAdultoConocimientoPie DiabéticoDiabetes mellitus Tipo 2Letramento em SaúdeAdultoConhecimentoPé diabéticoObjetivo: analisar a relação do letramento em saúde, conhecimento da doença e risco para o desenvolvimento do pé diabético em adultos com Diabetes Mellitus, de acordo com as características sociodemográficas e clínicas. Método: estudo transversal, descritivo e analítico, realizado de janeiro a março de 2020. Participaram 33 adultos com alterações glicêmicas cadastrados em unidade de saúde da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil. Aplicou-se questionário sociodemográfico e clínico e os instrumentos Eight-Item Health Literacy Assessment Tool e Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes. Resultados: houve predominância de letramento satisfatório e conhecimento adequado, associados à idade (≤59 anos), tempo de escolaridade (>4 anos) e diagnóstico (>5 anos). Ao cruzar as variáveis de letramento em saúde e conhecimento da doença com o risco para pé diabético não houve significância estatística. Conclusão: níveis satisfatórios de letramento foram associados ao conhecimento adequado, sem relação com o risco para pé diabético. Descritores: Diabetes Mellitus Tipo 2. Letramento em Saúde. Adulto. Conhecimento. Pé Diabético. Universidade Federal da Bahia2022-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4586810.18471/rbe.v36.45868Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem; v. 36 (2022)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45868/26035https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45868/26036Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessPaes, Robson GiovaniMantovani, Maria de Fátimada Silva, Ângela Taís Mattei Boller, ChristianNazário, Saimon da SilvaCruz, Elaine Drehmer de Almeida2021-11-22T14:21:34Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45868Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-11-22T14:21:34Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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Objetivo: analisar a relação do letramento em saúde, conhecimento da doença e risco para o desenvolvimento do pé diabético em adultos com Diabetes Mellitus, de acordo com as características sociodemográficas e clínicas. Método: estudo transversal, descritivo e analítico, realizado de janeiro a março de 2020. Participaram 33 adultos com alterações glicêmicas cadastrados em unidade de saúde da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil. Aplicou-se questionário sociodemográfico e clínico e os instrumentos Eight-Item Health Literacy Assessment Tool e Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes. Resultados: houve predominância de letramento satisfatório e conhecimento adequado, associados à idade (≤59 anos), tempo de escolaridade (>4 anos) e diagnóstico (>5 anos). Ao cruzar as variáveis de letramento em saúde e conhecimento da doença com o risco para pé diabético não houve significância estatística. Conclusão: níveis satisfatórios de letramento foram associados ao conhecimento adequado, sem relação com o risco para pé diabético. Descritores: Diabetes Mellitus Tipo 2. Letramento em Saúde. Adulto. Conhecimento. Pé Diabético. |
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