LETRAMENTO EM SAÚDE, CONHECIMENTO DA DOENÇA E RISCO PARA PÉ DIABÉTICO EM ADULTOS: ESTUDO TRANSVERSAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Robson Giovani
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mantovani, Maria de Fátima, da Silva, Ângela Taís Mattei, Boller, Christian, Nazário, Saimon da Silva, Cruz, Elaine Drehmer de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45868
Resumo: Objetivo: analisar a relação do letramento em saúde, conhecimento da doença e risco para o desenvolvimento do pé diabético em adultos com Diabetes Mellitus, de acordo com as características sociodemográficas e clínicas. Método: estudo transversal, descritivo e analítico, realizado de janeiro a março de 2020. Participaram 33 adultos com alterações glicêmicas cadastrados em unidade de saúde da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil. Aplicou-se questionário sociodemográfico e clínico e os instrumentos Eight-Item Health Literacy Assessment Tool e Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes. Resultados: houve predominância de letramento satisfatório e conhecimento adequado, associados à idade (≤59 anos), tempo de escolaridade (>4 anos) e diagnóstico (>5 anos). Ao cruzar as variáveis de letramento em saúde e conhecimento da doença com o risco para pé diabético não houve significância estatística. Conclusão: níveis satisfatórios de letramento foram associados ao conhecimento adequado, sem relação com o risco para pé diabético. Descritores: Diabetes Mellitus Tipo 2. Letramento em Saúde. Adulto. Conhecimento. Pé Diabético.  
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