Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Maria Veraci Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brito,Laura Martins Mendes Cavaleiro, Pennafort,Viviane Peixoto dos Santos, Bezerra,Fernanda Scheridan de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200337
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar a aplicabilidade da dinâmica Corpo Saber na sensibilização da criança para o cuidado de si por meio de suas experiências. Métodos: Estudo descritivo e analítico desenvolvido em maio e junho de 2013, com seis crianças diabéticas em idade escolar, atendidas no ambulatório de um hospital de referência em Fortaleza/CE. Resultados: A dinâmica promoveu um ambiente de descontração favorável à expressão de sentimentos e demonstração dos cuidados básicos ao conviver com o diabetes. A sensibilização foi permeada de reflexões sobre o início da doença e o momento atual vivido. Assim, compartilharam com os pares as necessidades de cuidados e aprendizagens no controle metabólico. Conclusão: A aplicação da dinâmica Corpo Saber favoreceu o desenvolvimento de atividades educativas com a participação das crianças em momentos de aprendizagem sobre o cuidado de si.
id UFRJ-4_b4a81a133d4644375dfab64972f88578
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452016000200337
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativaDiabetes Mellitus Tipo 1Cuidado da CriançaEducação em SaúdeEnfermagemRESUMO Objetivo: Analisar a aplicabilidade da dinâmica Corpo Saber na sensibilização da criança para o cuidado de si por meio de suas experiências. Métodos: Estudo descritivo e analítico desenvolvido em maio e junho de 2013, com seis crianças diabéticas em idade escolar, atendidas no ambulatório de um hospital de referência em Fortaleza/CE. Resultados: A dinâmica promoveu um ambiente de descontração favorável à expressão de sentimentos e demonstração dos cuidados básicos ao conviver com o diabetes. A sensibilização foi permeada de reflexões sobre o início da doença e o momento atual vivido. Assim, compartilharam com os pares as necessidades de cuidados e aprendizagens no controle metabólico. Conclusão: A aplicação da dinâmica Corpo Saber favoreceu o desenvolvimento de atividades educativas com a participação das crianças em momentos de aprendizagem sobre o cuidado de si.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200337Escola Anna Nery v.20 n.2 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160046info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Maria Veraci OliveiraBrito,Laura Martins Mendes CavaleiroPennafort,Viviane Peixoto dos SantosBezerra,Fernanda Scheridan de Moraespor2016-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000200337Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa
title Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa
spellingShingle Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa
Queiroz,Maria Veraci Oliveira
Diabetes Mellitus Tipo 1
Cuidado da Criança
Educação em Saúde
Enfermagem
title_short Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa
title_full Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa
title_fullStr Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa
title_full_unstemmed Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa
title_sort Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa
author Queiroz,Maria Veraci Oliveira
author_facet Queiroz,Maria Veraci Oliveira
Brito,Laura Martins Mendes Cavaleiro
Pennafort,Viviane Peixoto dos Santos
Bezerra,Fernanda Scheridan de Moraes
author_role author
author2 Brito,Laura Martins Mendes Cavaleiro
Pennafort,Viviane Peixoto dos Santos
Bezerra,Fernanda Scheridan de Moraes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz,Maria Veraci Oliveira
Brito,Laura Martins Mendes Cavaleiro
Pennafort,Viviane Peixoto dos Santos
Bezerra,Fernanda Scheridan de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes Mellitus Tipo 1
Cuidado da Criança
Educação em Saúde
Enfermagem
topic Diabetes Mellitus Tipo 1
Cuidado da Criança
Educação em Saúde
Enfermagem
description RESUMO Objetivo: Analisar a aplicabilidade da dinâmica Corpo Saber na sensibilização da criança para o cuidado de si por meio de suas experiências. Métodos: Estudo descritivo e analítico desenvolvido em maio e junho de 2013, com seis crianças diabéticas em idade escolar, atendidas no ambulatório de um hospital de referência em Fortaleza/CE. Resultados: A dinâmica promoveu um ambiente de descontração favorável à expressão de sentimentos e demonstração dos cuidados básicos ao conviver com o diabetes. A sensibilização foi permeada de reflexões sobre o início da doença e o momento atual vivido. Assim, compartilharam com os pares as necessidades de cuidados e aprendizagens no controle metabólico. Conclusão: A aplicação da dinâmica Corpo Saber favoreceu o desenvolvimento de atividades educativas com a participação das crianças em momentos de aprendizagem sobre o cuidado de si.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200337
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20160046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.20 n.2 2016
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123129626624