Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200337 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Analisar a aplicabilidade da dinâmica Corpo Saber na sensibilização da criança para o cuidado de si por meio de suas experiências. Métodos: Estudo descritivo e analítico desenvolvido em maio e junho de 2013, com seis crianças diabéticas em idade escolar, atendidas no ambulatório de um hospital de referência em Fortaleza/CE. Resultados: A dinâmica promoveu um ambiente de descontração favorável à expressão de sentimentos e demonstração dos cuidados básicos ao conviver com o diabetes. A sensibilização foi permeada de reflexões sobre o início da doença e o momento atual vivido. Assim, compartilharam com os pares as necessidades de cuidados e aprendizagens no controle metabólico. Conclusão: A aplicação da dinâmica Corpo Saber favoreceu o desenvolvimento de atividades educativas com a participação das crianças em momentos de aprendizagem sobre o cuidado de si. |
id |
UFRJ-4_b4a81a133d4644375dfab64972f88578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452016000200337 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativaDiabetes Mellitus Tipo 1Cuidado da CriançaEducação em SaúdeEnfermagemRESUMO Objetivo: Analisar a aplicabilidade da dinâmica Corpo Saber na sensibilização da criança para o cuidado de si por meio de suas experiências. Métodos: Estudo descritivo e analítico desenvolvido em maio e junho de 2013, com seis crianças diabéticas em idade escolar, atendidas no ambulatório de um hospital de referência em Fortaleza/CE. Resultados: A dinâmica promoveu um ambiente de descontração favorável à expressão de sentimentos e demonstração dos cuidados básicos ao conviver com o diabetes. A sensibilização foi permeada de reflexões sobre o início da doença e o momento atual vivido. Assim, compartilharam com os pares as necessidades de cuidados e aprendizagens no controle metabólico. Conclusão: A aplicação da dinâmica Corpo Saber favoreceu o desenvolvimento de atividades educativas com a participação das crianças em momentos de aprendizagem sobre o cuidado de si.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200337Escola Anna Nery v.20 n.2 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160046info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Maria Veraci OliveiraBrito,Laura Martins Mendes CavaleiroPennafort,Viviane Peixoto dos SantosBezerra,Fernanda Scheridan de Moraespor2016-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000200337Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa |
title |
Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa |
spellingShingle |
Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa Queiroz,Maria Veraci Oliveira Diabetes Mellitus Tipo 1 Cuidado da Criança Educação em Saúde Enfermagem |
title_short |
Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa |
title_full |
Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa |
title_fullStr |
Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa |
title_full_unstemmed |
Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa |
title_sort |
Sensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa |
author |
Queiroz,Maria Veraci Oliveira |
author_facet |
Queiroz,Maria Veraci Oliveira Brito,Laura Martins Mendes Cavaleiro Pennafort,Viviane Peixoto dos Santos Bezerra,Fernanda Scheridan de Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Brito,Laura Martins Mendes Cavaleiro Pennafort,Viviane Peixoto dos Santos Bezerra,Fernanda Scheridan de Moraes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz,Maria Veraci Oliveira Brito,Laura Martins Mendes Cavaleiro Pennafort,Viviane Peixoto dos Santos Bezerra,Fernanda Scheridan de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diabetes Mellitus Tipo 1 Cuidado da Criança Educação em Saúde Enfermagem |
topic |
Diabetes Mellitus Tipo 1 Cuidado da Criança Educação em Saúde Enfermagem |
description |
RESUMO Objetivo: Analisar a aplicabilidade da dinâmica Corpo Saber na sensibilização da criança para o cuidado de si por meio de suas experiências. Métodos: Estudo descritivo e analítico desenvolvido em maio e junho de 2013, com seis crianças diabéticas em idade escolar, atendidas no ambulatório de um hospital de referência em Fortaleza/CE. Resultados: A dinâmica promoveu um ambiente de descontração favorável à expressão de sentimentos e demonstração dos cuidados básicos ao conviver com o diabetes. A sensibilização foi permeada de reflexões sobre o início da doença e o momento atual vivido. Assim, compartilharam com os pares as necessidades de cuidados e aprendizagens no controle metabólico. Conclusão: A aplicação da dinâmica Corpo Saber favoreceu o desenvolvimento de atividades educativas com a participação das crianças em momentos de aprendizagem sobre o cuidado de si. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200337 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20160046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.20 n.2 2016 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123129626624 |