Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,José Gerfeson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes,Antonio Wellington Vieira, Albuquerque,Karina Ellen Alves de, Silva,Andreza Vitor da, Pereira,Leonarda Marques, Braga,Lorena Pinheiro, Oliveira,Maria Jeny de Sousa, Pereira,Emanuelly Vieira, Nobrega,Riani Joyce Neves, Oliveira,Camila Almeida Neves de
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100604
Resumo: RESUMO Objetivo relatar a construção, organização e apresentação de peça teatral com abordagem acerca da violência contra mulheres. Método trata-se de relato de experiência acerca da utilização do teatro no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres. A atividade foi desenvolvida nos meses de abril a novembro de 2019, sendo elaborada em três etapas: (1) Construção do roteiro; (2) Ensaios e organização e (3) Apresentação. Os dados foram analisados mediante análise categorial temática e apresentados de forma descritiva, emergindo quatro categorias temáticas e seis subcategorias, discutindo-os conforme a literatura pertinente. Resultados evidencia-se a importância de utilização dessa tecnologia educativa para favorecer o processo ensino-aprendizagem, desde a construção até a apresentação da peça, possibilitando, aos graduandos, estímulo à criatividade, fortalecimento das relações sociais, criticidade, respeito e a capacidade de pactuação ao oportunizar o desenvolvimento de competências imprescindíveis para o exercício profissional, convivência coletiva e trabalho transdisciplinar. Conclusão e implicações para a prática a vivência foi considerada exitosa, pois constitui estratégia educativa que possibilitou, aos graduandos, desenvolvimento de aptidões cruciais para o reconhecimento e a assistência às mulheres em situação de violência.
id UFRJ-4_d47251fe7df826d1f711634bfda25651
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452022000100604
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiênciaEducação em EnfermagemMedicina nas ArtesViolência contra a MulherEnsinoAprendizagemRESUMO Objetivo relatar a construção, organização e apresentação de peça teatral com abordagem acerca da violência contra mulheres. Método trata-se de relato de experiência acerca da utilização do teatro no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres. A atividade foi desenvolvida nos meses de abril a novembro de 2019, sendo elaborada em três etapas: (1) Construção do roteiro; (2) Ensaios e organização e (3) Apresentação. Os dados foram analisados mediante análise categorial temática e apresentados de forma descritiva, emergindo quatro categorias temáticas e seis subcategorias, discutindo-os conforme a literatura pertinente. Resultados evidencia-se a importância de utilização dessa tecnologia educativa para favorecer o processo ensino-aprendizagem, desde a construção até a apresentação da peça, possibilitando, aos graduandos, estímulo à criatividade, fortalecimento das relações sociais, criticidade, respeito e a capacidade de pactuação ao oportunizar o desenvolvimento de competências imprescindíveis para o exercício profissional, convivência coletiva e trabalho transdisciplinar. Conclusão e implicações para a prática a vivência foi considerada exitosa, pois constitui estratégia educativa que possibilitou, aos graduandos, desenvolvimento de aptidões cruciais para o reconhecimento e a assistência às mulheres em situação de violência.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100604Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0487ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves,José GerfesonMendes,Antonio Wellington VieiraAlbuquerque,Karina Ellen Alves deSilva,Andreza Vitor daPereira,Leonarda MarquesBraga,Lorena PinheiroOliveira,Maria Jeny de SousaPereira,Emanuelly VieiraNobrega,Riani Joyce NevesOliveira,Camila Almeida Neves depor2022-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100604Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2022-10-07T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência
title Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência
spellingShingle Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência
Alves,José Gerfeson
Educação em Enfermagem
Medicina nas Artes
Violência contra a Mulher
Ensino
Aprendizagem
title_short Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência
title_full Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência
title_fullStr Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência
title_full_unstemmed Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência
title_sort Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência
author Alves,José Gerfeson
author_facet Alves,José Gerfeson
Mendes,Antonio Wellington Vieira
Albuquerque,Karina Ellen Alves de
Silva,Andreza Vitor da
Pereira,Leonarda Marques
Braga,Lorena Pinheiro
Oliveira,Maria Jeny de Sousa
Pereira,Emanuelly Vieira
Nobrega,Riani Joyce Neves
Oliveira,Camila Almeida Neves de
author_role author
author2 Mendes,Antonio Wellington Vieira
Albuquerque,Karina Ellen Alves de
Silva,Andreza Vitor da
Pereira,Leonarda Marques
Braga,Lorena Pinheiro
Oliveira,Maria Jeny de Sousa
Pereira,Emanuelly Vieira
Nobrega,Riani Joyce Neves
Oliveira,Camila Almeida Neves de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,José Gerfeson
Mendes,Antonio Wellington Vieira
Albuquerque,Karina Ellen Alves de
Silva,Andreza Vitor da
Pereira,Leonarda Marques
Braga,Lorena Pinheiro
Oliveira,Maria Jeny de Sousa
Pereira,Emanuelly Vieira
Nobrega,Riani Joyce Neves
Oliveira,Camila Almeida Neves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Medicina nas Artes
Violência contra a Mulher
Ensino
Aprendizagem
topic Educação em Enfermagem
Medicina nas Artes
Violência contra a Mulher
Ensino
Aprendizagem
description RESUMO Objetivo relatar a construção, organização e apresentação de peça teatral com abordagem acerca da violência contra mulheres. Método trata-se de relato de experiência acerca da utilização do teatro no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres. A atividade foi desenvolvida nos meses de abril a novembro de 2019, sendo elaborada em três etapas: (1) Construção do roteiro; (2) Ensaios e organização e (3) Apresentação. Os dados foram analisados mediante análise categorial temática e apresentados de forma descritiva, emergindo quatro categorias temáticas e seis subcategorias, discutindo-os conforme a literatura pertinente. Resultados evidencia-se a importância de utilização dessa tecnologia educativa para favorecer o processo ensino-aprendizagem, desde a construção até a apresentação da peça, possibilitando, aos graduandos, estímulo à criatividade, fortalecimento das relações sociais, criticidade, respeito e a capacidade de pactuação ao oportunizar o desenvolvimento de competências imprescindíveis para o exercício profissional, convivência coletiva e trabalho transdisciplinar. Conclusão e implicações para a prática a vivência foi considerada exitosa, pois constitui estratégia educativa que possibilitou, aos graduandos, desenvolvimento de aptidões cruciais para o reconhecimento e a assistência às mulheres em situação de violência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100604
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0487pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.26 2022
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128126392795136