Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100604 |
Resumo: | RESUMO Objetivo relatar a construção, organização e apresentação de peça teatral com abordagem acerca da violência contra mulheres. Método trata-se de relato de experiência acerca da utilização do teatro no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres. A atividade foi desenvolvida nos meses de abril a novembro de 2019, sendo elaborada em três etapas: (1) Construção do roteiro; (2) Ensaios e organização e (3) Apresentação. Os dados foram analisados mediante análise categorial temática e apresentados de forma descritiva, emergindo quatro categorias temáticas e seis subcategorias, discutindo-os conforme a literatura pertinente. Resultados evidencia-se a importância de utilização dessa tecnologia educativa para favorecer o processo ensino-aprendizagem, desde a construção até a apresentação da peça, possibilitando, aos graduandos, estímulo à criatividade, fortalecimento das relações sociais, criticidade, respeito e a capacidade de pactuação ao oportunizar o desenvolvimento de competências imprescindíveis para o exercício profissional, convivência coletiva e trabalho transdisciplinar. Conclusão e implicações para a prática a vivência foi considerada exitosa, pois constitui estratégia educativa que possibilitou, aos graduandos, desenvolvimento de aptidões cruciais para o reconhecimento e a assistência às mulheres em situação de violência. |
id |
UFRJ-4_d47251fe7df826d1f711634bfda25651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452022000100604 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiênciaEducação em EnfermagemMedicina nas ArtesViolência contra a MulherEnsinoAprendizagemRESUMO Objetivo relatar a construção, organização e apresentação de peça teatral com abordagem acerca da violência contra mulheres. Método trata-se de relato de experiência acerca da utilização do teatro no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres. A atividade foi desenvolvida nos meses de abril a novembro de 2019, sendo elaborada em três etapas: (1) Construção do roteiro; (2) Ensaios e organização e (3) Apresentação. Os dados foram analisados mediante análise categorial temática e apresentados de forma descritiva, emergindo quatro categorias temáticas e seis subcategorias, discutindo-os conforme a literatura pertinente. Resultados evidencia-se a importância de utilização dessa tecnologia educativa para favorecer o processo ensino-aprendizagem, desde a construção até a apresentação da peça, possibilitando, aos graduandos, estímulo à criatividade, fortalecimento das relações sociais, criticidade, respeito e a capacidade de pactuação ao oportunizar o desenvolvimento de competências imprescindíveis para o exercício profissional, convivência coletiva e trabalho transdisciplinar. Conclusão e implicações para a prática a vivência foi considerada exitosa, pois constitui estratégia educativa que possibilitou, aos graduandos, desenvolvimento de aptidões cruciais para o reconhecimento e a assistência às mulheres em situação de violência.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100604Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0487ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves,José GerfesonMendes,Antonio Wellington VieiraAlbuquerque,Karina Ellen Alves deSilva,Andreza Vitor daPereira,Leonarda MarquesBraga,Lorena PinheiroOliveira,Maria Jeny de SousaPereira,Emanuelly VieiraNobrega,Riani Joyce NevesOliveira,Camila Almeida Neves depor2022-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100604Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2022-10-07T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência |
title |
Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência |
spellingShingle |
Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência Alves,José Gerfeson Educação em Enfermagem Medicina nas Artes Violência contra a Mulher Ensino Aprendizagem |
title_short |
Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência |
title_full |
Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência |
title_fullStr |
Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência |
title_sort |
Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência |
author |
Alves,José Gerfeson |
author_facet |
Alves,José Gerfeson Mendes,Antonio Wellington Vieira Albuquerque,Karina Ellen Alves de Silva,Andreza Vitor da Pereira,Leonarda Marques Braga,Lorena Pinheiro Oliveira,Maria Jeny de Sousa Pereira,Emanuelly Vieira Nobrega,Riani Joyce Neves Oliveira,Camila Almeida Neves de |
author_role |
author |
author2 |
Mendes,Antonio Wellington Vieira Albuquerque,Karina Ellen Alves de Silva,Andreza Vitor da Pereira,Leonarda Marques Braga,Lorena Pinheiro Oliveira,Maria Jeny de Sousa Pereira,Emanuelly Vieira Nobrega,Riani Joyce Neves Oliveira,Camila Almeida Neves de |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves,José Gerfeson Mendes,Antonio Wellington Vieira Albuquerque,Karina Ellen Alves de Silva,Andreza Vitor da Pereira,Leonarda Marques Braga,Lorena Pinheiro Oliveira,Maria Jeny de Sousa Pereira,Emanuelly Vieira Nobrega,Riani Joyce Neves Oliveira,Camila Almeida Neves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Medicina nas Artes Violência contra a Mulher Ensino Aprendizagem |
topic |
Educação em Enfermagem Medicina nas Artes Violência contra a Mulher Ensino Aprendizagem |
description |
RESUMO Objetivo relatar a construção, organização e apresentação de peça teatral com abordagem acerca da violência contra mulheres. Método trata-se de relato de experiência acerca da utilização do teatro no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres. A atividade foi desenvolvida nos meses de abril a novembro de 2019, sendo elaborada em três etapas: (1) Construção do roteiro; (2) Ensaios e organização e (3) Apresentação. Os dados foram analisados mediante análise categorial temática e apresentados de forma descritiva, emergindo quatro categorias temáticas e seis subcategorias, discutindo-os conforme a literatura pertinente. Resultados evidencia-se a importância de utilização dessa tecnologia educativa para favorecer o processo ensino-aprendizagem, desde a construção até a apresentação da peça, possibilitando, aos graduandos, estímulo à criatividade, fortalecimento das relações sociais, criticidade, respeito e a capacidade de pactuação ao oportunizar o desenvolvimento de competências imprescindíveis para o exercício profissional, convivência coletiva e trabalho transdisciplinar. Conclusão e implicações para a prática a vivência foi considerada exitosa, pois constitui estratégia educativa que possibilitou, aos graduandos, desenvolvimento de aptidões cruciais para o reconhecimento e a assistência às mulheres em situação de violência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100604 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2021-0487pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.26 2022 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128126392795136 |