Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300205 |
Resumo: | Resumo Objetivo compreender as potências e os limites no cotidiano da formação dos estudantes de graduação no cuidado à saúde da pessoa surda. Método trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Cotidiano, envolvendo 18 estudantes de uma universidade federal do Sul do Brasil dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As fontes de evidências foram entrevistas individuais desenvolvidas no período de outubro a novembro de 2019. A análise dos dados envolveu a análise preliminar, a ordenação, as ligações-chave, a codificação e a categorização. Resultados as potências no cotidiano da formação dos estudantes no cuidado à saúde da pessoa surda mostram-se na comunicação instituinte, na tecnossocialidade no cuidado e no falar Libras e poder integrar-se à comunidade surda. Os limites mostram-se nos modelos e nas práticas formativas não inclusivas, na impessoalidade da interpretação e na falta de especificidade técnica na disciplina de Libras. Conclusão e implicações para a prática conclui-se que há a necessidade de se refletir sobre os currículos dos cursos da área da saúde, proporcionado a inclusão do cuidado à saúde da pessoa surda, a fim de capacitar os estudantes para a atuação nos diferentes níveis de complexidade. |
id |
UFRJ-4_dd55bbb43d3718d2096940542616259c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452021000300205 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surdaSurdezPessoas com Deficiência AuditivaEstudantesAtividades CotidianasAssistência à SaúdeResumo Objetivo compreender as potências e os limites no cotidiano da formação dos estudantes de graduação no cuidado à saúde da pessoa surda. Método trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Cotidiano, envolvendo 18 estudantes de uma universidade federal do Sul do Brasil dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As fontes de evidências foram entrevistas individuais desenvolvidas no período de outubro a novembro de 2019. A análise dos dados envolveu a análise preliminar, a ordenação, as ligações-chave, a codificação e a categorização. Resultados as potências no cotidiano da formação dos estudantes no cuidado à saúde da pessoa surda mostram-se na comunicação instituinte, na tecnossocialidade no cuidado e no falar Libras e poder integrar-se à comunidade surda. Os limites mostram-se nos modelos e nas práticas formativas não inclusivas, na impessoalidade da interpretação e na falta de especificidade técnica na disciplina de Libras. Conclusão e implicações para a prática conclui-se que há a necessidade de se refletir sobre os currículos dos cursos da área da saúde, proporcionado a inclusão do cuidado à saúde da pessoa surda, a fim de capacitar os estudantes para a atuação nos diferentes níveis de complexidade.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300205Escola Anna Nery v.25 n.3 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0341info:eu-repo/semantics/openAccessBernardo,Lucas AndreolliTholl,Adriana DutraNitschke,Rosane GonçalvesViegas,Selma Maria da FonsecaSchoeller,Soraia DornellesBellaguarda,Maria Ligia dos ReisTafner,Daniela Priscila Oliveira do Valepor2021-01-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000300205Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-01-15T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda |
title |
Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda |
spellingShingle |
Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda Bernardo,Lucas Andreolli Surdez Pessoas com Deficiência Auditiva Estudantes Atividades Cotidianas Assistência à Saúde |
title_short |
Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda |
title_full |
Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda |
title_fullStr |
Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda |
title_full_unstemmed |
Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda |
title_sort |
Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda |
author |
Bernardo,Lucas Andreolli |
author_facet |
Bernardo,Lucas Andreolli Tholl,Adriana Dutra Nitschke,Rosane Gonçalves Viegas,Selma Maria da Fonseca Schoeller,Soraia Dornelles Bellaguarda,Maria Ligia dos Reis Tafner,Daniela Priscila Oliveira do Vale |
author_role |
author |
author2 |
Tholl,Adriana Dutra Nitschke,Rosane Gonçalves Viegas,Selma Maria da Fonseca Schoeller,Soraia Dornelles Bellaguarda,Maria Ligia dos Reis Tafner,Daniela Priscila Oliveira do Vale |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo,Lucas Andreolli Tholl,Adriana Dutra Nitschke,Rosane Gonçalves Viegas,Selma Maria da Fonseca Schoeller,Soraia Dornelles Bellaguarda,Maria Ligia dos Reis Tafner,Daniela Priscila Oliveira do Vale |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Pessoas com Deficiência Auditiva Estudantes Atividades Cotidianas Assistência à Saúde |
topic |
Surdez Pessoas com Deficiência Auditiva Estudantes Atividades Cotidianas Assistência à Saúde |
description |
Resumo Objetivo compreender as potências e os limites no cotidiano da formação dos estudantes de graduação no cuidado à saúde da pessoa surda. Método trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Cotidiano, envolvendo 18 estudantes de uma universidade federal do Sul do Brasil dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As fontes de evidências foram entrevistas individuais desenvolvidas no período de outubro a novembro de 2019. A análise dos dados envolveu a análise preliminar, a ordenação, as ligações-chave, a codificação e a categorização. Resultados as potências no cotidiano da formação dos estudantes no cuidado à saúde da pessoa surda mostram-se na comunicação instituinte, na tecnossocialidade no cuidado e no falar Libras e poder integrar-se à comunidade surda. Os limites mostram-se nos modelos e nas práticas formativas não inclusivas, na impessoalidade da interpretação e na falta de especificidade técnica na disciplina de Libras. Conclusão e implicações para a prática conclui-se que há a necessidade de se refletir sobre os currículos dos cursos da área da saúde, proporcionado a inclusão do cuidado à saúde da pessoa surda, a fim de capacitar os estudantes para a atuação nos diferentes níveis de complexidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300205 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2020-0341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.25 n.3 2021 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125458513920 |