Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo,Lucas Andreolli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tholl,Adriana Dutra, Nitschke,Rosane Gonçalves, Viegas,Selma Maria da Fonseca, Schoeller,Soraia Dornelles, Bellaguarda,Maria Ligia dos Reis, Tafner,Daniela Priscila Oliveira do Vale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300205
Resumo: Resumo Objetivo compreender as potências e os limites no cotidiano da formação dos estudantes de graduação no cuidado à saúde da pessoa surda. Método trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Cotidiano, envolvendo 18 estudantes de uma universidade federal do Sul do Brasil dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As fontes de evidências foram entrevistas individuais desenvolvidas no período de outubro a novembro de 2019. A análise dos dados envolveu a análise preliminar, a ordenação, as ligações-chave, a codificação e a categorização. Resultados as potências no cotidiano da formação dos estudantes no cuidado à saúde da pessoa surda mostram-se na comunicação instituinte, na tecnossocialidade no cuidado e no falar Libras e poder integrar-se à comunidade surda. Os limites mostram-se nos modelos e nas práticas formativas não inclusivas, na impessoalidade da interpretação e na falta de especificidade técnica na disciplina de Libras. Conclusão e implicações para a prática conclui-se que há a necessidade de se refletir sobre os currículos dos cursos da área da saúde, proporcionado a inclusão do cuidado à saúde da pessoa surda, a fim de capacitar os estudantes para a atuação nos diferentes níveis de complexidade.
id UFRJ-4_dd55bbb43d3718d2096940542616259c
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000300205
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surdaSurdezPessoas com Deficiência AuditivaEstudantesAtividades CotidianasAssistência à SaúdeResumo Objetivo compreender as potências e os limites no cotidiano da formação dos estudantes de graduação no cuidado à saúde da pessoa surda. Método trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Cotidiano, envolvendo 18 estudantes de uma universidade federal do Sul do Brasil dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As fontes de evidências foram entrevistas individuais desenvolvidas no período de outubro a novembro de 2019. A análise dos dados envolveu a análise preliminar, a ordenação, as ligações-chave, a codificação e a categorização. Resultados as potências no cotidiano da formação dos estudantes no cuidado à saúde da pessoa surda mostram-se na comunicação instituinte, na tecnossocialidade no cuidado e no falar Libras e poder integrar-se à comunidade surda. Os limites mostram-se nos modelos e nas práticas formativas não inclusivas, na impessoalidade da interpretação e na falta de especificidade técnica na disciplina de Libras. Conclusão e implicações para a prática conclui-se que há a necessidade de se refletir sobre os currículos dos cursos da área da saúde, proporcionado a inclusão do cuidado à saúde da pessoa surda, a fim de capacitar os estudantes para a atuação nos diferentes níveis de complexidade.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300205Escola Anna Nery v.25 n.3 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0341info:eu-repo/semantics/openAccessBernardo,Lucas AndreolliTholl,Adriana DutraNitschke,Rosane GonçalvesViegas,Selma Maria da FonsecaSchoeller,Soraia DornellesBellaguarda,Maria Ligia dos ReisTafner,Daniela Priscila Oliveira do Valepor2021-01-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000300205Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-01-15T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda
title Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda
spellingShingle Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda
Bernardo,Lucas Andreolli
Surdez
Pessoas com Deficiência Auditiva
Estudantes
Atividades Cotidianas
Assistência à Saúde
title_short Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda
title_full Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda
title_fullStr Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda
title_full_unstemmed Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda
title_sort Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda
author Bernardo,Lucas Andreolli
author_facet Bernardo,Lucas Andreolli
Tholl,Adriana Dutra
Nitschke,Rosane Gonçalves
Viegas,Selma Maria da Fonseca
Schoeller,Soraia Dornelles
Bellaguarda,Maria Ligia dos Reis
Tafner,Daniela Priscila Oliveira do Vale
author_role author
author2 Tholl,Adriana Dutra
Nitschke,Rosane Gonçalves
Viegas,Selma Maria da Fonseca
Schoeller,Soraia Dornelles
Bellaguarda,Maria Ligia dos Reis
Tafner,Daniela Priscila Oliveira do Vale
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo,Lucas Andreolli
Tholl,Adriana Dutra
Nitschke,Rosane Gonçalves
Viegas,Selma Maria da Fonseca
Schoeller,Soraia Dornelles
Bellaguarda,Maria Ligia dos Reis
Tafner,Daniela Priscila Oliveira do Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Pessoas com Deficiência Auditiva
Estudantes
Atividades Cotidianas
Assistência à Saúde
topic Surdez
Pessoas com Deficiência Auditiva
Estudantes
Atividades Cotidianas
Assistência à Saúde
description Resumo Objetivo compreender as potências e os limites no cotidiano da formação dos estudantes de graduação no cuidado à saúde da pessoa surda. Método trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Cotidiano, envolvendo 18 estudantes de uma universidade federal do Sul do Brasil dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As fontes de evidências foram entrevistas individuais desenvolvidas no período de outubro a novembro de 2019. A análise dos dados envolveu a análise preliminar, a ordenação, as ligações-chave, a codificação e a categorização. Resultados as potências no cotidiano da formação dos estudantes no cuidado à saúde da pessoa surda mostram-se na comunicação instituinte, na tecnossocialidade no cuidado e no falar Libras e poder integrar-se à comunidade surda. Os limites mostram-se nos modelos e nas práticas formativas não inclusivas, na impessoalidade da interpretação e na falta de especificidade técnica na disciplina de Libras. Conclusão e implicações para a prática conclui-se que há a necessidade de se refletir sobre os currículos dos cursos da área da saúde, proporcionado a inclusão do cuidado à saúde da pessoa surda, a fim de capacitar os estudantes para a atuação nos diferentes níveis de complexidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300205
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2020-0341
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.3 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125458513920