CUIDADO HUMANIZADO À PESSOA SURDA: PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL MÉDICO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/964 |
Resumo: | RESUMO Um atendimento humanizado deve ser pautado no vínculo e acolhimento dialogado, no qual o profissional ouve e discute com o usuário suas necessidades em saúde e como melhor solucioná-las. Dessa maneira, esse artigo teve como objetivo analisar a percepção do profissional médico sobre o cuidado humanizado à pessoa surda e identificar como se estabelece a comunicação entre o profissional e a pessoa surda durante o atendimento. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Foram entrevistados dez profissionais médicos que compõem diferentes equipes de Saúde da Família. Os discursos foram analisados em consonância com o método de codificação e categorização temática proposto por Gibbs. O estudo teve aprovação do comitê de ética com CAEE de número 66913217.0.0000.5196. Cuidado humanizado à pessoa surda significa um cuidado integral, no qual é possível acolher, estabelecer vínculos, resolver as demandas, garantir os direitos desses usuários e, consequentemente, gerar satisfação. Constatou-se que a leitura labial, os gestos, a escrita, a presença do acompanhante e alguns sinais em LIBRAS foram estratégias utilizadas para estabelecer a comunicação entre o médico e as pessoas surdas. A maioria dos médicos considerou o atendimento como um cuidado humanizado, no entanto, aqueles que não avaliaram dessa maneira, justificaram devido as falhas decorrentes dos entraves na comunicação. Diante dos achados, sugere-se investimento na formação do médico e educação permanente visando a qualificação e sensibilização do profissional sobre a necessidade do cuidado humanizado nas práticas em saúde. |
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CUIDADO HUMANIZADO À PESSOA SURDA: PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL MÉDICOHumanização da assistência.SurdezPerda auditivaBarreiras de comunicaçãoRelações Médico-Paciente.RESUMO Um atendimento humanizado deve ser pautado no vínculo e acolhimento dialogado, no qual o profissional ouve e discute com o usuário suas necessidades em saúde e como melhor solucioná-las. Dessa maneira, esse artigo teve como objetivo analisar a percepção do profissional médico sobre o cuidado humanizado à pessoa surda e identificar como se estabelece a comunicação entre o profissional e a pessoa surda durante o atendimento. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Foram entrevistados dez profissionais médicos que compõem diferentes equipes de Saúde da Família. Os discursos foram analisados em consonância com o método de codificação e categorização temática proposto por Gibbs. O estudo teve aprovação do comitê de ética com CAEE de número 66913217.0.0000.5196. Cuidado humanizado à pessoa surda significa um cuidado integral, no qual é possível acolher, estabelecer vínculos, resolver as demandas, garantir os direitos desses usuários e, consequentemente, gerar satisfação. Constatou-se que a leitura labial, os gestos, a escrita, a presença do acompanhante e alguns sinais em LIBRAS foram estratégias utilizadas para estabelecer a comunicação entre o médico e as pessoas surdas. A maioria dos médicos considerou o atendimento como um cuidado humanizado, no entanto, aqueles que não avaliaram dessa maneira, justificaram devido as falhas decorrentes dos entraves na comunicação. Diante dos achados, sugere-se investimento na formação do médico e educação permanente visando a qualificação e sensibilização do profissional sobre a necessidade do cuidado humanizado nas práticas em saúde.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/964Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 82-1032177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/964/854Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMuricy Nunes, Léria Adriele Souza PiresCheila Nataly Galindo Bedor2020-11-10T14:43:11Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/964Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T14:43:11Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
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