O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300219 |
Resumo: | RESUMO Objetivos: Identificar os conteúdos desenvolvidos no curso de graduação em enfermagem, de uma universidade pública, referentes ao campo da Saúde do Trabalhador; e descrever as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes de enfermagem para o desenvolvimento dos conteúdos referentes a esse campo. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 12 docentes. Os instrumentos de coleta foram a entrevista semiestruturada e o formulário para coleta de dados documentais. Os dados, cuja coleta ocorreu entre maio e julho de 2012, foram examinados por meio da análise temática. Resultados: Evidenciou-se que o currículo do curso de enfermagem prevê, para a formação do enfermeiro, os conteúdos essenciais ao campo da Saúde do Trabalhador. Conclusões: Sugere-se que o corpo docente integre os conteúdos da Saúde do Trabalhador com as distintas áreas do conhecimento da enfermagem e enfatize a articulação entre teoria e prática. |
id |
UFRJ-4_e3f581c07f73a969f4c3baa9ca437785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452016000300219 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiroSaúde do TrabalhadorBacharelado em EnfermagemCurrículoRESUMO Objetivos: Identificar os conteúdos desenvolvidos no curso de graduação em enfermagem, de uma universidade pública, referentes ao campo da Saúde do Trabalhador; e descrever as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes de enfermagem para o desenvolvimento dos conteúdos referentes a esse campo. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 12 docentes. Os instrumentos de coleta foram a entrevista semiestruturada e o formulário para coleta de dados documentais. Os dados, cuja coleta ocorreu entre maio e julho de 2012, foram examinados por meio da análise temática. Resultados: Evidenciou-se que o currículo do curso de enfermagem prevê, para a formação do enfermeiro, os conteúdos essenciais ao campo da Saúde do Trabalhador. Conclusões: Sugere-se que o corpo docente integre os conteúdos da Saúde do Trabalhador com as distintas áreas do conhecimento da enfermagem e enfatize a articulação entre teoria e prática.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300219Escola Anna Nery v.20 n.3 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160074info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Marcela CostaSouza,Norma Valéria Dantas de OliveiraMafra,Iraneide FerreiraD' Oliveira,Camila Arantes Ferreira BrechtPires,Ariane da SilvaCosta,Carolina Cabral Pereira dapor2016-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000300219Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-06-08T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiro |
title |
O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiro |
spellingShingle |
O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiro Fernandes,Marcela Costa Saúde do Trabalhador Bacharelado em Enfermagem Currículo |
title_short |
O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiro |
title_full |
O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiro |
title_fullStr |
O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiro |
title_sort |
O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiro |
author |
Fernandes,Marcela Costa |
author_facet |
Fernandes,Marcela Costa Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira Mafra,Iraneide Ferreira D' Oliveira,Camila Arantes Ferreira Brecht Pires,Ariane da Silva Costa,Carolina Cabral Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira Mafra,Iraneide Ferreira D' Oliveira,Camila Arantes Ferreira Brecht Pires,Ariane da Silva Costa,Carolina Cabral Pereira da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes,Marcela Costa Souza,Norma Valéria Dantas de Oliveira Mafra,Iraneide Ferreira D' Oliveira,Camila Arantes Ferreira Brecht Pires,Ariane da Silva Costa,Carolina Cabral Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde do Trabalhador Bacharelado em Enfermagem Currículo |
topic |
Saúde do Trabalhador Bacharelado em Enfermagem Currículo |
description |
RESUMO Objetivos: Identificar os conteúdos desenvolvidos no curso de graduação em enfermagem, de uma universidade pública, referentes ao campo da Saúde do Trabalhador; e descrever as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes de enfermagem para o desenvolvimento dos conteúdos referentes a esse campo. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 12 docentes. Os instrumentos de coleta foram a entrevista semiestruturada e o formulário para coleta de dados documentais. Os dados, cuja coleta ocorreu entre maio e julho de 2012, foram examinados por meio da análise temática. Resultados: Evidenciou-se que o currículo do curso de enfermagem prevê, para a formação do enfermeiro, os conteúdos essenciais ao campo da Saúde do Trabalhador. Conclusões: Sugere-se que o corpo docente integre os conteúdos da Saúde do Trabalhador com as distintas áreas do conhecimento da enfermagem e enfatize a articulação entre teoria e prática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300219 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20160074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.20 n.3 2016 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123170521088 |