Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spagnol,Carla Aparecida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Monteiro,Luciana Alves Silveira, Paula,Camila Leopoldino de, Bastos,Joana Melillo, Honorato,Joana Angélica Grossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100026
Resumo: Na disciplina optativa: "Análise de situações de conflito vivenciadas pela equipe de enfermagem no contexto das organizações de saúde", do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, utilizou-se o esquete como técnica de ensino, a fim de possibilitar uma relação pedagógica prazerosa, a partir de vivências apreendidas na realidade. O objetivo foi analisar a experiência dos alunos que cursaram a disciplina e dramatizaram uma situação real de conflito. Para isso, um grupo entrevistou um enfermeiro de um serviço de saúde, buscando apreender um conflito vivenciado no seu ambiente de trabalho, a fim de dramatizar essa situação. Um outro grupo, após análise, deveria elaborar outro desfecho para a situação. As encenações em relação à temática gestão de conflitos organizacionais permitiram aos alunos colocarem-se na posição do outro e fazerem reflexões mais elaboradas da prática profissional, refletindo sobre suas condutas como futuros enfermeiros.
id UFRJ-4_efc635ac5b56b88180b9090b5c4fbf56
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452013000100026
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagemEducação em EnfermagemFormação de recursos humanosConflito (Psicologia)Na disciplina optativa: "Análise de situações de conflito vivenciadas pela equipe de enfermagem no contexto das organizações de saúde", do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, utilizou-se o esquete como técnica de ensino, a fim de possibilitar uma relação pedagógica prazerosa, a partir de vivências apreendidas na realidade. O objetivo foi analisar a experiência dos alunos que cursaram a disciplina e dramatizaram uma situação real de conflito. Para isso, um grupo entrevistou um enfermeiro de um serviço de saúde, buscando apreender um conflito vivenciado no seu ambiente de trabalho, a fim de dramatizar essa situação. Um outro grupo, após análise, deveria elaborar outro desfecho para a situação. As encenações em relação à temática gestão de conflitos organizacionais permitiram aos alunos colocarem-se na posição do outro e fazerem reflexões mais elaboradas da prática profissional, refletindo sobre suas condutas como futuros enfermeiros.Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100026Escola Anna Nery v.17 n.1 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452013000100026info:eu-repo/semantics/openAccessSpagnol,Carla AparecidaMonteiro,Luciana Alves SilveiraPaula,Camila Leopoldino deBastos,Joana MelilloHonorato,Joana Angélica Grossipor2013-02-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000100026Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2013-02-19T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem
title Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem
spellingShingle Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem
Spagnol,Carla Aparecida
Educação em Enfermagem
Formação de recursos humanos
Conflito (Psicologia)
title_short Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem
title_full Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem
title_fullStr Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem
title_sort Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem
author Spagnol,Carla Aparecida
author_facet Spagnol,Carla Aparecida
Monteiro,Luciana Alves Silveira
Paula,Camila Leopoldino de
Bastos,Joana Melillo
Honorato,Joana Angélica Grossi
author_role author
author2 Monteiro,Luciana Alves Silveira
Paula,Camila Leopoldino de
Bastos,Joana Melillo
Honorato,Joana Angélica Grossi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spagnol,Carla Aparecida
Monteiro,Luciana Alves Silveira
Paula,Camila Leopoldino de
Bastos,Joana Melillo
Honorato,Joana Angélica Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Formação de recursos humanos
Conflito (Psicologia)
topic Educação em Enfermagem
Formação de recursos humanos
Conflito (Psicologia)
description Na disciplina optativa: "Análise de situações de conflito vivenciadas pela equipe de enfermagem no contexto das organizações de saúde", do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, utilizou-se o esquete como técnica de ensino, a fim de possibilitar uma relação pedagógica prazerosa, a partir de vivências apreendidas na realidade. O objetivo foi analisar a experiência dos alunos que cursaram a disciplina e dramatizaram uma situação real de conflito. Para isso, um grupo entrevistou um enfermeiro de um serviço de saúde, buscando apreender um conflito vivenciado no seu ambiente de trabalho, a fim de dramatizar essa situação. Um outro grupo, após análise, deveria elaborar outro desfecho para a situação. As encenações em relação à temática gestão de conflitos organizacionais permitiram aos alunos colocarem-se na posição do outro e fazerem reflexões mais elaboradas da prática profissional, refletindo sobre suas condutas como futuros enfermeiros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452013000100026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.17 n.1 2013
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121848266752