Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100026 |
Resumo: | Na disciplina optativa: "Análise de situações de conflito vivenciadas pela equipe de enfermagem no contexto das organizações de saúde", do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, utilizou-se o esquete como técnica de ensino, a fim de possibilitar uma relação pedagógica prazerosa, a partir de vivências apreendidas na realidade. O objetivo foi analisar a experiência dos alunos que cursaram a disciplina e dramatizaram uma situação real de conflito. Para isso, um grupo entrevistou um enfermeiro de um serviço de saúde, buscando apreender um conflito vivenciado no seu ambiente de trabalho, a fim de dramatizar essa situação. Um outro grupo, após análise, deveria elaborar outro desfecho para a situação. As encenações em relação à temática gestão de conflitos organizacionais permitiram aos alunos colocarem-se na posição do outro e fazerem reflexões mais elaboradas da prática profissional, refletindo sobre suas condutas como futuros enfermeiros. |
id |
UFRJ-4_efc635ac5b56b88180b9090b5c4fbf56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452013000100026 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagemEducação em EnfermagemFormação de recursos humanosConflito (Psicologia)Na disciplina optativa: "Análise de situações de conflito vivenciadas pela equipe de enfermagem no contexto das organizações de saúde", do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, utilizou-se o esquete como técnica de ensino, a fim de possibilitar uma relação pedagógica prazerosa, a partir de vivências apreendidas na realidade. O objetivo foi analisar a experiência dos alunos que cursaram a disciplina e dramatizaram uma situação real de conflito. Para isso, um grupo entrevistou um enfermeiro de um serviço de saúde, buscando apreender um conflito vivenciado no seu ambiente de trabalho, a fim de dramatizar essa situação. Um outro grupo, após análise, deveria elaborar outro desfecho para a situação. As encenações em relação à temática gestão de conflitos organizacionais permitiram aos alunos colocarem-se na posição do outro e fazerem reflexões mais elaboradas da prática profissional, refletindo sobre suas condutas como futuros enfermeiros.Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100026Escola Anna Nery v.17 n.1 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452013000100026info:eu-repo/semantics/openAccessSpagnol,Carla AparecidaMonteiro,Luciana Alves SilveiraPaula,Camila Leopoldino deBastos,Joana MelilloHonorato,Joana Angélica Grossipor2013-02-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000100026Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2013-02-19T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem |
title |
Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem Spagnol,Carla Aparecida Educação em Enfermagem Formação de recursos humanos Conflito (Psicologia) |
title_short |
Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem |
title_full |
Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Vivenciando situações de conflito no contexto da enfermagem: o esquete como estratégia de ensino-aprendizagem |
author |
Spagnol,Carla Aparecida |
author_facet |
Spagnol,Carla Aparecida Monteiro,Luciana Alves Silveira Paula,Camila Leopoldino de Bastos,Joana Melillo Honorato,Joana Angélica Grossi |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro,Luciana Alves Silveira Paula,Camila Leopoldino de Bastos,Joana Melillo Honorato,Joana Angélica Grossi |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spagnol,Carla Aparecida Monteiro,Luciana Alves Silveira Paula,Camila Leopoldino de Bastos,Joana Melillo Honorato,Joana Angélica Grossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Formação de recursos humanos Conflito (Psicologia) |
topic |
Educação em Enfermagem Formação de recursos humanos Conflito (Psicologia) |
description |
Na disciplina optativa: "Análise de situações de conflito vivenciadas pela equipe de enfermagem no contexto das organizações de saúde", do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, utilizou-se o esquete como técnica de ensino, a fim de possibilitar uma relação pedagógica prazerosa, a partir de vivências apreendidas na realidade. O objetivo foi analisar a experiência dos alunos que cursaram a disciplina e dramatizaram uma situação real de conflito. Para isso, um grupo entrevistou um enfermeiro de um serviço de saúde, buscando apreender um conflito vivenciado no seu ambiente de trabalho, a fim de dramatizar essa situação. Um outro grupo, após análise, deveria elaborar outro desfecho para a situação. As encenações em relação à temática gestão de conflitos organizacionais permitiram aos alunos colocarem-se na posição do outro e fazerem reflexões mais elaboradas da prática profissional, refletindo sobre suas condutas como futuros enfermeiros. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100026 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452013000100026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.17 n.1 2013 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121848266752 |