Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100033 |
Resumo: | Resumo Alguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem. |
id |
UFRJ-4_f3cf1ba1d320c5164adf57f083087ae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452016000100033 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre FamíliaServiço hospitalar de enfermagemEnfermeiroEnfermagem de famíliaEducação continuadaTecnologia educacionalResumo Alguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100033Escola Anna Nery v.20 n.1 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160005info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Carla SílviaMartins,Maria ManuelaGomes,Bárbara PereiraGomes,José AugustoGonçalves,Lucia Hisako Takasepor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000100033Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-05-06T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família |
title |
Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família |
spellingShingle |
Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família Fernandes,Carla Sílvia Serviço hospitalar de enfermagem Enfermeiro Enfermagem de família Educação continuada Tecnologia educacional |
title_short |
Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família |
title_full |
Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família |
title_fullStr |
Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família |
title_full_unstemmed |
Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família |
title_sort |
Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família |
author |
Fernandes,Carla Sílvia |
author_facet |
Fernandes,Carla Sílvia Martins,Maria Manuela Gomes,Bárbara Pereira Gomes,José Augusto Gonçalves,Lucia Hisako Takase |
author_role |
author |
author2 |
Martins,Maria Manuela Gomes,Bárbara Pereira Gomes,José Augusto Gonçalves,Lucia Hisako Takase |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes,Carla Sílvia Martins,Maria Manuela Gomes,Bárbara Pereira Gomes,José Augusto Gonçalves,Lucia Hisako Takase |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço hospitalar de enfermagem Enfermeiro Enfermagem de família Educação continuada Tecnologia educacional |
topic |
Serviço hospitalar de enfermagem Enfermeiro Enfermagem de família Educação continuada Tecnologia educacional |
description |
Resumo Alguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100033 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20160005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.20 n.1 2016 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123065663488 |