Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Carla Sílvia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins,Maria Manuela, Gomes,Bárbara Pereira, Gomes,José Augusto, Gonçalves,Lucia Hisako Takase
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100033
Resumo: Resumo Alguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem.
id UFRJ-4_f3cf1ba1d320c5164adf57f083087ae2
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452016000100033
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre FamíliaServiço hospitalar de enfermagemEnfermeiroEnfermagem de famíliaEducação continuadaTecnologia educacionalResumo Alguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100033Escola Anna Nery v.20 n.1 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160005info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Carla SílviaMartins,Maria ManuelaGomes,Bárbara PereiraGomes,José AugustoGonçalves,Lucia Hisako Takasepor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000100033Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-05-06T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família
title Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família
spellingShingle Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família
Fernandes,Carla Sílvia
Serviço hospitalar de enfermagem
Enfermeiro
Enfermagem de família
Educação continuada
Tecnologia educacional
title_short Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família
title_full Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família
title_fullStr Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família
title_full_unstemmed Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família
title_sort Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família
author Fernandes,Carla Sílvia
author_facet Fernandes,Carla Sílvia
Martins,Maria Manuela
Gomes,Bárbara Pereira
Gomes,José Augusto
Gonçalves,Lucia Hisako Takase
author_role author
author2 Martins,Maria Manuela
Gomes,Bárbara Pereira
Gomes,José Augusto
Gonçalves,Lucia Hisako Takase
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Carla Sílvia
Martins,Maria Manuela
Gomes,Bárbara Pereira
Gomes,José Augusto
Gonçalves,Lucia Hisako Takase
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço hospitalar de enfermagem
Enfermeiro
Enfermagem de família
Educação continuada
Tecnologia educacional
topic Serviço hospitalar de enfermagem
Enfermeiro
Enfermagem de família
Educação continuada
Tecnologia educacional
description Resumo Alguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100033
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20160005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.20 n.1 2016
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123065663488