NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trivisiol Silva, Cristiane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gomes Terra, Marlene, Tassinari de Souza Mostardeiro, Sadja Cristina, Ribeiro Bertasso, Danilo, Perico Lavich, Cláudia Rosane, da Silva Xavier, Mariane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044
Resumo: OBJETIVO: Descrever como os enfermeiros percebem o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa realizada em um hospital de ensino do sul do país, com 17 enfermeiros locados nas unidades de internação e de apoio. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, Rio grande do Sul, sob protocolo CAAE: 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: Emergiram dois núcleos temáticos: O NEPE como dispositivo da implementação da Educação Permanente em Saúde e o NEPE como dificuldades sentida pelos enfermeiros para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: Há possibilidades de transformação do NEPE em Política Institucional no HUSM, sustentado pela Política Nacional de Educação Permanente, como referência nas ações educativas voltadas a reflexão das práticas cotidianas, contribuindo para o desenvolvimento profissional, na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem e na satisfação dos usuários.
id UNIRIO-2_903e64d3f03d49b13a820ff78bed2d2c
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/2044
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITALenfermagemeducação continuada em enfermagemenfermeirossaúdeprática profissionalenfermagemeducação continuadasaúde OBJETIVO: Descrever como os enfermeiros percebem o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa realizada em um hospital de ensino do sul do país, com 17 enfermeiros locados nas unidades de internação e de apoio. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, Rio grande do Sul, sob protocolo CAAE: 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: Emergiram dois núcleos temáticos: O NEPE como dispositivo da implementação da Educação Permanente em Saúde e o NEPE como dificuldades sentida pelos enfermeiros para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: Há possibilidades de transformação do NEPE em Política Institucional no HUSM, sustentado pela Política Nacional de Educação Permanente, como referência nas ações educativas voltadas a reflexão das práticas cotidianas, contribuindo para o desenvolvimento profissional, na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem e na satisfação dos usuários.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/204410.9789/2175-5361.2013.v5i3.114-121Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 3 (2013); 114-121Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 3 (2013); 114-121Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 3 (2013); 114-1212175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044/pdf_827https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044/pdf_826Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrivisiol Silva, CristianeGomes Terra, MarleneTassinari de Souza Mostardeiro, Sadja CristinaRibeiro Bertasso, DaniloPerico Lavich, Cláudia Rosaneda Silva Xavier, Mariane2024-01-12T14:08:28Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/2044Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:28Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL
title NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL
spellingShingle NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL
Trivisiol Silva, Cristiane
enfermagem
educação continuada em enfermagem
enfermeiros
saúde
prática profissional
enfermagem
educação continuada
saúde
title_short NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL
title_full NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL
title_fullStr NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL
title_full_unstemmed NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL
title_sort NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL
author Trivisiol Silva, Cristiane
author_facet Trivisiol Silva, Cristiane
Gomes Terra, Marlene
Tassinari de Souza Mostardeiro, Sadja Cristina
Ribeiro Bertasso, Danilo
Perico Lavich, Cláudia Rosane
da Silva Xavier, Mariane
author_role author
author2 Gomes Terra, Marlene
Tassinari de Souza Mostardeiro, Sadja Cristina
Ribeiro Bertasso, Danilo
Perico Lavich, Cláudia Rosane
da Silva Xavier, Mariane
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trivisiol Silva, Cristiane
Gomes Terra, Marlene
Tassinari de Souza Mostardeiro, Sadja Cristina
Ribeiro Bertasso, Danilo
Perico Lavich, Cláudia Rosane
da Silva Xavier, Mariane
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
educação continuada em enfermagem
enfermeiros
saúde
prática profissional
enfermagem
educação continuada
saúde
topic enfermagem
educação continuada em enfermagem
enfermeiros
saúde
prática profissional
enfermagem
educação continuada
saúde
description OBJETIVO: Descrever como os enfermeiros percebem o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa realizada em um hospital de ensino do sul do país, com 17 enfermeiros locados nas unidades de internação e de apoio. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, Rio grande do Sul, sob protocolo CAAE: 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: Emergiram dois núcleos temáticos: O NEPE como dispositivo da implementação da Educação Permanente em Saúde e o NEPE como dificuldades sentida pelos enfermeiros para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: Há possibilidades de transformação do NEPE em Política Institucional no HUSM, sustentado pela Política Nacional de Educação Permanente, como referência nas ações educativas voltadas a reflexão das práticas cotidianas, contribuindo para o desenvolvimento profissional, na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem e na satisfação dos usuários.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044
10.9789/2175-5361.2013.v5i3.114-121
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2013.v5i3.114-121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044/pdf_827
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044/pdf_826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 3 (2013); 114-121
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 3 (2013); 114-121
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 3 (2013); 114-121
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218877434527744