NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044 |
Resumo: | OBJETIVO: Descrever como os enfermeiros percebem o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa realizada em um hospital de ensino do sul do país, com 17 enfermeiros locados nas unidades de internação e de apoio. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, Rio grande do Sul, sob protocolo CAAE: 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: Emergiram dois núcleos temáticos: O NEPE como dispositivo da implementação da Educação Permanente em Saúde e o NEPE como dificuldades sentida pelos enfermeiros para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: Há possibilidades de transformação do NEPE em Política Institucional no HUSM, sustentado pela Política Nacional de Educação Permanente, como referência nas ações educativas voltadas a reflexão das práticas cotidianas, contribuindo para o desenvolvimento profissional, na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem e na satisfação dos usuários. |
id |
UNIRIO-2_903e64d3f03d49b13a820ff78bed2d2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/2044 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITALenfermagemeducação continuada em enfermagemenfermeirossaúdeprática profissionalenfermagemeducação continuadasaúde OBJETIVO: Descrever como os enfermeiros percebem o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa realizada em um hospital de ensino do sul do país, com 17 enfermeiros locados nas unidades de internação e de apoio. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, Rio grande do Sul, sob protocolo CAAE: 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: Emergiram dois núcleos temáticos: O NEPE como dispositivo da implementação da Educação Permanente em Saúde e o NEPE como dificuldades sentida pelos enfermeiros para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: Há possibilidades de transformação do NEPE em Política Institucional no HUSM, sustentado pela Política Nacional de Educação Permanente, como referência nas ações educativas voltadas a reflexão das práticas cotidianas, contribuindo para o desenvolvimento profissional, na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem e na satisfação dos usuários.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/204410.9789/2175-5361.2013.v5i3.114-121Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 3 (2013); 114-121Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 3 (2013); 114-121Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 3 (2013); 114-1212175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044/pdf_827https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044/pdf_826Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrivisiol Silva, CristianeGomes Terra, MarleneTassinari de Souza Mostardeiro, Sadja CristinaRibeiro Bertasso, DaniloPerico Lavich, Cláudia Rosaneda Silva Xavier, Mariane2024-01-12T14:08:28Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/2044Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:28Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL |
title |
NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL |
spellingShingle |
NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL Trivisiol Silva, Cristiane enfermagem educação continuada em enfermagem enfermeiros saúde prática profissional enfermagem educação continuada saúde |
title_short |
NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL |
title_full |
NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL |
title_fullStr |
NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL |
title_full_unstemmed |
NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL |
title_sort |
NUCLEUS OF PERMANENT EDUCATION IN NURSING: PERSPECTIVES IN A TEACHING HOSPITAL |
author |
Trivisiol Silva, Cristiane |
author_facet |
Trivisiol Silva, Cristiane Gomes Terra, Marlene Tassinari de Souza Mostardeiro, Sadja Cristina Ribeiro Bertasso, Danilo Perico Lavich, Cláudia Rosane da Silva Xavier, Mariane |
author_role |
author |
author2 |
Gomes Terra, Marlene Tassinari de Souza Mostardeiro, Sadja Cristina Ribeiro Bertasso, Danilo Perico Lavich, Cláudia Rosane da Silva Xavier, Mariane |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trivisiol Silva, Cristiane Gomes Terra, Marlene Tassinari de Souza Mostardeiro, Sadja Cristina Ribeiro Bertasso, Danilo Perico Lavich, Cláudia Rosane da Silva Xavier, Mariane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem educação continuada em enfermagem enfermeiros saúde prática profissional enfermagem educação continuada saúde |
topic |
enfermagem educação continuada em enfermagem enfermeiros saúde prática profissional enfermagem educação continuada saúde |
description |
OBJETIVO: Descrever como os enfermeiros percebem o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa realizada em um hospital de ensino do sul do país, com 17 enfermeiros locados nas unidades de internação e de apoio. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, Rio grande do Sul, sob protocolo CAAE: 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: Emergiram dois núcleos temáticos: O NEPE como dispositivo da implementação da Educação Permanente em Saúde e o NEPE como dificuldades sentida pelos enfermeiros para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: Há possibilidades de transformação do NEPE em Política Institucional no HUSM, sustentado pela Política Nacional de Educação Permanente, como referência nas ações educativas voltadas a reflexão das práticas cotidianas, contribuindo para o desenvolvimento profissional, na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem e na satisfação dos usuários. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044 10.9789/2175-5361.2013.v5i3.114-121 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2013.v5i3.114-121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044/pdf_827 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2044/pdf_826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 3 (2013); 114-121 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 3 (2013); 114-121 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 3 (2013); 114-121 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218877434527744 |