Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Gertrudes Teixeira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bernardes,Margarida Maria Rocha, Ribeiro,Ana Paula Lopes Pinheiro, Belchior,Priscila Cortez, Delphim,Lívia Moreira, Ferreira,Rogério da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200202
Resumo: Este estudo objetivou descrever a percepção dos adolescentes sobre uso/abuso de drogas; e analisar a compreensão dos estudantes sobre uso/abuso de drogas a partir da utilização do teatro como estratégia pedagógica. Métodos: Participaram 111 estudantes do ensino fundamental do CAP/UERJ. Utilizou-se o teatro não verbal como estratégia pedagógica, realizado por militares da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com o diálogo entre atores e estudantes após apresentação. A autorização dos alunos foi dada por seus representantes legais. Projeto aprovado pelo CEP/UERJ, protocolo 015.3.2008. Os dados foram obtidos em 2010 por escrito, e foram gravados depoimentos. Os resultados evidenciaram que os estudantes perceberam a dimensão do uso/dependência das drogas e suas consequências. Conclui-se que o assunto e a forma de apresentação despertaram interesse, estimularam o debate, elucidaram dúvidas e reflexões. O teatro, como atividade criativa e criadora de sentimentos, expectativas e sensações, constitui-se em estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem.
id UFRJ-4_f8e1c06ea3b0b7c03a228093139299ce
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452014000200202
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógicaEnfermagemPromoção da saúdeTranstornos Relacionados ao uso de substânciasAdolescenteEste estudo objetivou descrever a percepção dos adolescentes sobre uso/abuso de drogas; e analisar a compreensão dos estudantes sobre uso/abuso de drogas a partir da utilização do teatro como estratégia pedagógica. Métodos: Participaram 111 estudantes do ensino fundamental do CAP/UERJ. Utilizou-se o teatro não verbal como estratégia pedagógica, realizado por militares da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com o diálogo entre atores e estudantes após apresentação. A autorização dos alunos foi dada por seus representantes legais. Projeto aprovado pelo CEP/UERJ, protocolo 015.3.2008. Os dados foram obtidos em 2010 por escrito, e foram gravados depoimentos. Os resultados evidenciaram que os estudantes perceberam a dimensão do uso/dependência das drogas e suas consequências. Conclui-se que o assunto e a forma de apresentação despertaram interesse, estimularam o debate, elucidaram dúvidas e reflexões. O teatro, como atividade criativa e criadora de sentimentos, expectativas e sensações, constitui-se em estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem. Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200202Escola Anna Nery v.18 n.2 2014reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20140029info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Gertrudes TeixeiraBernardes,Margarida Maria RochaRibeiro,Ana Paula Lopes PinheiroBelchior,Priscila CortezDelphim,Lívia MoreiraFerreira,Rogério da Silvapor2014-05-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452014000200202Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2014-05-20T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica
title Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica
spellingShingle Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica
Lopes,Gertrudes Teixeira
Enfermagem
Promoção da saúde
Transtornos Relacionados ao uso de substâncias
Adolescente
title_short Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica
title_full Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica
title_fullStr Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica
title_full_unstemmed Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica
title_sort Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica
author Lopes,Gertrudes Teixeira
author_facet Lopes,Gertrudes Teixeira
Bernardes,Margarida Maria Rocha
Ribeiro,Ana Paula Lopes Pinheiro
Belchior,Priscila Cortez
Delphim,Lívia Moreira
Ferreira,Rogério da Silva
author_role author
author2 Bernardes,Margarida Maria Rocha
Ribeiro,Ana Paula Lopes Pinheiro
Belchior,Priscila Cortez
Delphim,Lívia Moreira
Ferreira,Rogério da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Gertrudes Teixeira
Bernardes,Margarida Maria Rocha
Ribeiro,Ana Paula Lopes Pinheiro
Belchior,Priscila Cortez
Delphim,Lívia Moreira
Ferreira,Rogério da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Promoção da saúde
Transtornos Relacionados ao uso de substâncias
Adolescente
topic Enfermagem
Promoção da saúde
Transtornos Relacionados ao uso de substâncias
Adolescente
description Este estudo objetivou descrever a percepção dos adolescentes sobre uso/abuso de drogas; e analisar a compreensão dos estudantes sobre uso/abuso de drogas a partir da utilização do teatro como estratégia pedagógica. Métodos: Participaram 111 estudantes do ensino fundamental do CAP/UERJ. Utilizou-se o teatro não verbal como estratégia pedagógica, realizado por militares da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com o diálogo entre atores e estudantes após apresentação. A autorização dos alunos foi dada por seus representantes legais. Projeto aprovado pelo CEP/UERJ, protocolo 015.3.2008. Os dados foram obtidos em 2010 por escrito, e foram gravados depoimentos. Os resultados evidenciaram que os estudantes perceberam a dimensão do uso/dependência das drogas e suas consequências. Conclui-se que o assunto e a forma de apresentação despertaram interesse, estimularam o debate, elucidaram dúvidas e reflexões. O teatro, como atividade criativa e criadora de sentimentos, expectativas e sensações, constitui-se em estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200202
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20140029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.18 n.2 2014
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128122257211392