Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200202 |
Resumo: | Este estudo objetivou descrever a percepção dos adolescentes sobre uso/abuso de drogas; e analisar a compreensão dos estudantes sobre uso/abuso de drogas a partir da utilização do teatro como estratégia pedagógica. Métodos: Participaram 111 estudantes do ensino fundamental do CAP/UERJ. Utilizou-se o teatro não verbal como estratégia pedagógica, realizado por militares da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com o diálogo entre atores e estudantes após apresentação. A autorização dos alunos foi dada por seus representantes legais. Projeto aprovado pelo CEP/UERJ, protocolo 015.3.2008. Os dados foram obtidos em 2010 por escrito, e foram gravados depoimentos. Os resultados evidenciaram que os estudantes perceberam a dimensão do uso/dependência das drogas e suas consequências. Conclui-se que o assunto e a forma de apresentação despertaram interesse, estimularam o debate, elucidaram dúvidas e reflexões. O teatro, como atividade criativa e criadora de sentimentos, expectativas e sensações, constitui-se em estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem. |
id |
UFRJ-4_f8e1c06ea3b0b7c03a228093139299ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452014000200202 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógicaEnfermagemPromoção da saúdeTranstornos Relacionados ao uso de substânciasAdolescenteEste estudo objetivou descrever a percepção dos adolescentes sobre uso/abuso de drogas; e analisar a compreensão dos estudantes sobre uso/abuso de drogas a partir da utilização do teatro como estratégia pedagógica. Métodos: Participaram 111 estudantes do ensino fundamental do CAP/UERJ. Utilizou-se o teatro não verbal como estratégia pedagógica, realizado por militares da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com o diálogo entre atores e estudantes após apresentação. A autorização dos alunos foi dada por seus representantes legais. Projeto aprovado pelo CEP/UERJ, protocolo 015.3.2008. Os dados foram obtidos em 2010 por escrito, e foram gravados depoimentos. Os resultados evidenciaram que os estudantes perceberam a dimensão do uso/dependência das drogas e suas consequências. Conclui-se que o assunto e a forma de apresentação despertaram interesse, estimularam o debate, elucidaram dúvidas e reflexões. O teatro, como atividade criativa e criadora de sentimentos, expectativas e sensações, constitui-se em estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem. Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200202Escola Anna Nery v.18 n.2 2014reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20140029info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Gertrudes TeixeiraBernardes,Margarida Maria RochaRibeiro,Ana Paula Lopes PinheiroBelchior,Priscila CortezDelphim,Lívia MoreiraFerreira,Rogério da Silvapor2014-05-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452014000200202Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2014-05-20T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica |
title |
Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica |
spellingShingle |
Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica Lopes,Gertrudes Teixeira Enfermagem Promoção da saúde Transtornos Relacionados ao uso de substâncias Adolescente |
title_short |
Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica |
title_full |
Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica |
title_fullStr |
Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica |
title_full_unstemmed |
Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica |
title_sort |
Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica |
author |
Lopes,Gertrudes Teixeira |
author_facet |
Lopes,Gertrudes Teixeira Bernardes,Margarida Maria Rocha Ribeiro,Ana Paula Lopes Pinheiro Belchior,Priscila Cortez Delphim,Lívia Moreira Ferreira,Rogério da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Bernardes,Margarida Maria Rocha Ribeiro,Ana Paula Lopes Pinheiro Belchior,Priscila Cortez Delphim,Lívia Moreira Ferreira,Rogério da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes,Gertrudes Teixeira Bernardes,Margarida Maria Rocha Ribeiro,Ana Paula Lopes Pinheiro Belchior,Priscila Cortez Delphim,Lívia Moreira Ferreira,Rogério da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Promoção da saúde Transtornos Relacionados ao uso de substâncias Adolescente |
topic |
Enfermagem Promoção da saúde Transtornos Relacionados ao uso de substâncias Adolescente |
description |
Este estudo objetivou descrever a percepção dos adolescentes sobre uso/abuso de drogas; e analisar a compreensão dos estudantes sobre uso/abuso de drogas a partir da utilização do teatro como estratégia pedagógica. Métodos: Participaram 111 estudantes do ensino fundamental do CAP/UERJ. Utilizou-se o teatro não verbal como estratégia pedagógica, realizado por militares da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com o diálogo entre atores e estudantes após apresentação. A autorização dos alunos foi dada por seus representantes legais. Projeto aprovado pelo CEP/UERJ, protocolo 015.3.2008. Os dados foram obtidos em 2010 por escrito, e foram gravados depoimentos. Os resultados evidenciaram que os estudantes perceberam a dimensão do uso/dependência das drogas e suas consequências. Conclui-se que o assunto e a forma de apresentação despertaram interesse, estimularam o debate, elucidaram dúvidas e reflexões. O teatro, como atividade criativa e criadora de sentimentos, expectativas e sensações, constitui-se em estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200202 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20140029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.18 n.2 2014 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128122257211392 |