Vantagens e dificuldades da acreditação hospitalar: A voz dos gestores da qualidade
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100063 |
Resumo: | Resumo Objetivo: Apreender as percepções de gestores da qualidade hospitalar quanto às vantagens e dificuldades advindas da Acreditação. Métodos: Pesquisa descritivo-exploratória, qualitativa. Participaram cinco gestores de hospitais relacionados em cada um dos três níveis de certificação de Acreditação nacional e de um hospital que perdeu tal título. Aos participantes, fez-se entrevista gravada e norteada pela questão: Conte-me sobre as vantagens e dificuldades de obter e manter a certificação pela Acreditação. Os dados transcritos foram submetidos à Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: Foram apreendidas categorias referentes às "vantagens" e às "dificuldades" relacionadas à Acreditação, cada qual com duas subcategorias pontuais. Conclusão: Apesar de empecilhos relacionados à cultura organizacional e à rotatividade de pessoal, a Acreditação foi apontada pelos gestores como vantajosa à qualidade do gerenciamento e também da assistência porque, por meio da padronização dos processos e centralização do usuário no cuidado, a assistência é gerenciada para a qualidade. |
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Vantagens e dificuldades da acreditação hospitalar: A voz dos gestores da qualidadeAcreditação hospitalarGestão da qualidadeAdministração hospitalarGestores de saúdeEnfermagemResumo Objetivo: Apreender as percepções de gestores da qualidade hospitalar quanto às vantagens e dificuldades advindas da Acreditação. Métodos: Pesquisa descritivo-exploratória, qualitativa. Participaram cinco gestores de hospitais relacionados em cada um dos três níveis de certificação de Acreditação nacional e de um hospital que perdeu tal título. Aos participantes, fez-se entrevista gravada e norteada pela questão: Conte-me sobre as vantagens e dificuldades de obter e manter a certificação pela Acreditação. Os dados transcritos foram submetidos à Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: Foram apreendidas categorias referentes às "vantagens" e às "dificuldades" relacionadas à Acreditação, cada qual com duas subcategorias pontuais. Conclusão: Apesar de empecilhos relacionados à cultura organizacional e à rotatividade de pessoal, a Acreditação foi apontada pelos gestores como vantajosa à qualidade do gerenciamento e também da assistência porque, por meio da padronização dos processos e centralização do usuário no cuidado, a assistência é gerenciada para a qualidade.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100063Escola Anna Nery v.20 n.1 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160009info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,João Lucas Campos deMatsuda,Laura Misuepor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000100063Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-05-06T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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