A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claus,Maria Izabel Sartori
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maia,Edmara Bazoni Soares, Oliveira,Ana Izaura Basso de, Ramos,Aline Landim, Dias,Patrícia Luciana Moreira, Wernet,Monika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300218
Resumo: Resumo Objetivo analisar o processo de apreensão e transformação do uso do brincar e brinquedo pela equipe de enfermagem de uma unidade pediátrica. Método estudo apoiado na pesquisa convergente assistencial, envolvendo rodas de conversas com 11 profissionais de uma equipe de enfermagem, atuantes em uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino. Foi desenvolvido entre Dezembro de 2018 e Maio de 2019. Resultados Houve reconhecimento do brincar como inerente à criança e benéfico na interação com esta, quando hospitalizada. Os participantes percebem a não apropriação do brincar estruturado em suas práticas, prospectam ampliação, porém identificam entraves associados ao pouco apoio institucional. Dos desdobramentos, decidiram por inserção do fantoche e capacitação para o uso do brincar estruturado. Conclusões e implicações para a prática a inserção do brincar no hospital demanda ruptura com o modelo biomédico em saúde e apostas em uma cultura institucional de reconhecimento do brincar. O brincar ao longo da hospitalização integra um cuidado justo, humano e integral, que deve ser para a equipe de enfermagem motivo de luta e garantia, correspondendo às instituições, o dever de dar suporte, tanto no âmbito dos processos de trabalho, quanto no da educação permanente.
id UFRJ-4_fef4b7cae53a9c6070db7c7d632f504d
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000300218
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencialCriança HospitalizadaEnfermagem PediátricaJogos e BrinquedoCompetência ProfissionalEducação ContinuadaResumo Objetivo analisar o processo de apreensão e transformação do uso do brincar e brinquedo pela equipe de enfermagem de uma unidade pediátrica. Método estudo apoiado na pesquisa convergente assistencial, envolvendo rodas de conversas com 11 profissionais de uma equipe de enfermagem, atuantes em uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino. Foi desenvolvido entre Dezembro de 2018 e Maio de 2019. Resultados Houve reconhecimento do brincar como inerente à criança e benéfico na interação com esta, quando hospitalizada. Os participantes percebem a não apropriação do brincar estruturado em suas práticas, prospectam ampliação, porém identificam entraves associados ao pouco apoio institucional. Dos desdobramentos, decidiram por inserção do fantoche e capacitação para o uso do brincar estruturado. Conclusões e implicações para a prática a inserção do brincar no hospital demanda ruptura com o modelo biomédico em saúde e apostas em uma cultura institucional de reconhecimento do brincar. O brincar ao longo da hospitalização integra um cuidado justo, humano e integral, que deve ser para a equipe de enfermagem motivo de luta e garantia, correspondendo às instituições, o dever de dar suporte, tanto no âmbito dos processos de trabalho, quanto no da educação permanente.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300218Escola Anna Nery v.25 n.3 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0383info:eu-repo/semantics/openAccessClaus,Maria Izabel SartoriMaia,Edmara Bazoni SoaresOliveira,Ana Izaura Basso deRamos,Aline LandimDias,Patrícia Luciana MoreiraWernet,Monikapor2021-04-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000300218Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-04-13T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial
title A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial
spellingShingle A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial
Claus,Maria Izabel Sartori
Criança Hospitalizada
Enfermagem Pediátrica
Jogos e Brinquedo
Competência Profissional
Educação Continuada
title_short A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial
title_full A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial
title_fullStr A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial
title_full_unstemmed A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial
title_sort A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial
author Claus,Maria Izabel Sartori
author_facet Claus,Maria Izabel Sartori
Maia,Edmara Bazoni Soares
Oliveira,Ana Izaura Basso de
Ramos,Aline Landim
Dias,Patrícia Luciana Moreira
Wernet,Monika
author_role author
author2 Maia,Edmara Bazoni Soares
Oliveira,Ana Izaura Basso de
Ramos,Aline Landim
Dias,Patrícia Luciana Moreira
Wernet,Monika
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Claus,Maria Izabel Sartori
Maia,Edmara Bazoni Soares
Oliveira,Ana Izaura Basso de
Ramos,Aline Landim
Dias,Patrícia Luciana Moreira
Wernet,Monika
dc.subject.por.fl_str_mv Criança Hospitalizada
Enfermagem Pediátrica
Jogos e Brinquedo
Competência Profissional
Educação Continuada
topic Criança Hospitalizada
Enfermagem Pediátrica
Jogos e Brinquedo
Competência Profissional
Educação Continuada
description Resumo Objetivo analisar o processo de apreensão e transformação do uso do brincar e brinquedo pela equipe de enfermagem de uma unidade pediátrica. Método estudo apoiado na pesquisa convergente assistencial, envolvendo rodas de conversas com 11 profissionais de uma equipe de enfermagem, atuantes em uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino. Foi desenvolvido entre Dezembro de 2018 e Maio de 2019. Resultados Houve reconhecimento do brincar como inerente à criança e benéfico na interação com esta, quando hospitalizada. Os participantes percebem a não apropriação do brincar estruturado em suas práticas, prospectam ampliação, porém identificam entraves associados ao pouco apoio institucional. Dos desdobramentos, decidiram por inserção do fantoche e capacitação para o uso do brincar estruturado. Conclusões e implicações para a prática a inserção do brincar no hospital demanda ruptura com o modelo biomédico em saúde e apostas em uma cultura institucional de reconhecimento do brincar. O brincar ao longo da hospitalização integra um cuidado justo, humano e integral, que deve ser para a equipe de enfermagem motivo de luta e garantia, correspondendo às instituições, o dever de dar suporte, tanto no âmbito dos processos de trabalho, quanto no da educação permanente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300218
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2020-0383
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.3 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125777281024