A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300218 |
Resumo: | Resumo Objetivo analisar o processo de apreensão e transformação do uso do brincar e brinquedo pela equipe de enfermagem de uma unidade pediátrica. Método estudo apoiado na pesquisa convergente assistencial, envolvendo rodas de conversas com 11 profissionais de uma equipe de enfermagem, atuantes em uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino. Foi desenvolvido entre Dezembro de 2018 e Maio de 2019. Resultados Houve reconhecimento do brincar como inerente à criança e benéfico na interação com esta, quando hospitalizada. Os participantes percebem a não apropriação do brincar estruturado em suas práticas, prospectam ampliação, porém identificam entraves associados ao pouco apoio institucional. Dos desdobramentos, decidiram por inserção do fantoche e capacitação para o uso do brincar estruturado. Conclusões e implicações para a prática a inserção do brincar no hospital demanda ruptura com o modelo biomédico em saúde e apostas em uma cultura institucional de reconhecimento do brincar. O brincar ao longo da hospitalização integra um cuidado justo, humano e integral, que deve ser para a equipe de enfermagem motivo de luta e garantia, correspondendo às instituições, o dever de dar suporte, tanto no âmbito dos processos de trabalho, quanto no da educação permanente. |
id |
UFRJ-4_fef4b7cae53a9c6070db7c7d632f504d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452021000300218 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencialCriança HospitalizadaEnfermagem PediátricaJogos e BrinquedoCompetência ProfissionalEducação ContinuadaResumo Objetivo analisar o processo de apreensão e transformação do uso do brincar e brinquedo pela equipe de enfermagem de uma unidade pediátrica. Método estudo apoiado na pesquisa convergente assistencial, envolvendo rodas de conversas com 11 profissionais de uma equipe de enfermagem, atuantes em uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino. Foi desenvolvido entre Dezembro de 2018 e Maio de 2019. Resultados Houve reconhecimento do brincar como inerente à criança e benéfico na interação com esta, quando hospitalizada. Os participantes percebem a não apropriação do brincar estruturado em suas práticas, prospectam ampliação, porém identificam entraves associados ao pouco apoio institucional. Dos desdobramentos, decidiram por inserção do fantoche e capacitação para o uso do brincar estruturado. Conclusões e implicações para a prática a inserção do brincar no hospital demanda ruptura com o modelo biomédico em saúde e apostas em uma cultura institucional de reconhecimento do brincar. O brincar ao longo da hospitalização integra um cuidado justo, humano e integral, que deve ser para a equipe de enfermagem motivo de luta e garantia, correspondendo às instituições, o dever de dar suporte, tanto no âmbito dos processos de trabalho, quanto no da educação permanente.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300218Escola Anna Nery v.25 n.3 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0383info:eu-repo/semantics/openAccessClaus,Maria Izabel SartoriMaia,Edmara Bazoni SoaresOliveira,Ana Izaura Basso deRamos,Aline LandimDias,Patrícia Luciana MoreiraWernet,Monikapor2021-04-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000300218Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-04-13T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial |
title |
A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial |
spellingShingle |
A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial Claus,Maria Izabel Sartori Criança Hospitalizada Enfermagem Pediátrica Jogos e Brinquedo Competência Profissional Educação Continuada |
title_short |
A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial |
title_full |
A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial |
title_fullStr |
A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial |
title_full_unstemmed |
A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial |
title_sort |
A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial |
author |
Claus,Maria Izabel Sartori |
author_facet |
Claus,Maria Izabel Sartori Maia,Edmara Bazoni Soares Oliveira,Ana Izaura Basso de Ramos,Aline Landim Dias,Patrícia Luciana Moreira Wernet,Monika |
author_role |
author |
author2 |
Maia,Edmara Bazoni Soares Oliveira,Ana Izaura Basso de Ramos,Aline Landim Dias,Patrícia Luciana Moreira Wernet,Monika |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claus,Maria Izabel Sartori Maia,Edmara Bazoni Soares Oliveira,Ana Izaura Basso de Ramos,Aline Landim Dias,Patrícia Luciana Moreira Wernet,Monika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Hospitalizada Enfermagem Pediátrica Jogos e Brinquedo Competência Profissional Educação Continuada |
topic |
Criança Hospitalizada Enfermagem Pediátrica Jogos e Brinquedo Competência Profissional Educação Continuada |
description |
Resumo Objetivo analisar o processo de apreensão e transformação do uso do brincar e brinquedo pela equipe de enfermagem de uma unidade pediátrica. Método estudo apoiado na pesquisa convergente assistencial, envolvendo rodas de conversas com 11 profissionais de uma equipe de enfermagem, atuantes em uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino. Foi desenvolvido entre Dezembro de 2018 e Maio de 2019. Resultados Houve reconhecimento do brincar como inerente à criança e benéfico na interação com esta, quando hospitalizada. Os participantes percebem a não apropriação do brincar estruturado em suas práticas, prospectam ampliação, porém identificam entraves associados ao pouco apoio institucional. Dos desdobramentos, decidiram por inserção do fantoche e capacitação para o uso do brincar estruturado. Conclusões e implicações para a prática a inserção do brincar no hospital demanda ruptura com o modelo biomédico em saúde e apostas em uma cultura institucional de reconhecimento do brincar. O brincar ao longo da hospitalização integra um cuidado justo, humano e integral, que deve ser para a equipe de enfermagem motivo de luta e garantia, correspondendo às instituições, o dever de dar suporte, tanto no âmbito dos processos de trabalho, quanto no da educação permanente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300218 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2020-0383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.25 n.3 2021 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125777281024 |