A vida cotidiana na universidade, em cinco atos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natali, Marcos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alea (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63234
Resumo: Apropriando-se do gênero dramático, que tem alguns de seus procedimentos citados na forma do texto, o artigo desenvolve uma reflexão a respeito do ensino de literatura na universidade brasileira. Na sequência de cinco atos, cada um remetendo a um espaço do ambiente universitário (a sala de aula, a sala de reuniões e a sala de concursos), o texto explora diferentes noções de aprendizado e ensino, comenta respostas a mudanças recentes no corpus e nos corpos presentes na universidade, analisa a relação entre a tradição endógena da cultura patriarcal brasileira e políticas imunitárias, e reflete sobre a complexidade da noção de herança, em diálogo com os espectros que assombram as instituições dedicadas ao ensino de literatura, como um dia foi assombrado Hamlet. Ao longo do texto, busca-se apontar para aspectos da materialidade da vida cotidiana na universidade.
id UFRJ-5_53ca3ee2c25e3003f7263372b73f56b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63234
network_acronym_str UFRJ-5
network_name_str Alea (Online)
repository_id_str
spelling A vida cotidiana na universidade, em cinco atosApropriando-se do gênero dramático, que tem alguns de seus procedimentos citados na forma do texto, o artigo desenvolve uma reflexão a respeito do ensino de literatura na universidade brasileira. Na sequência de cinco atos, cada um remetendo a um espaço do ambiente universitário (a sala de aula, a sala de reuniões e a sala de concursos), o texto explora diferentes noções de aprendizado e ensino, comenta respostas a mudanças recentes no corpus e nos corpos presentes na universidade, analisa a relação entre a tradição endógena da cultura patriarcal brasileira e políticas imunitárias, e reflete sobre a complexidade da noção de herança, em diálogo com os espectros que assombram as instituições dedicadas ao ensino de literatura, como um dia foi assombrado Hamlet. Ao longo do texto, busca-se apontar para aspectos da materialidade da vida cotidiana na universidade.Alea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos Neolatinos2024-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63234Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print1807-02991517-106Xreponame:Alea (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63234/40273Natali, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-12T14:47:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63234Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aleaONGhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/oaialea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com1807-02991517-106Xopendoar:2024-03-12T14:47:12Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A vida cotidiana na universidade, em cinco atos
title A vida cotidiana na universidade, em cinco atos
spellingShingle A vida cotidiana na universidade, em cinco atos
Natali, Marcos
title_short A vida cotidiana na universidade, em cinco atos
title_full A vida cotidiana na universidade, em cinco atos
title_fullStr A vida cotidiana na universidade, em cinco atos
title_full_unstemmed A vida cotidiana na universidade, em cinco atos
title_sort A vida cotidiana na universidade, em cinco atos
author Natali, Marcos
author_facet Natali, Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Natali, Marcos
description Apropriando-se do gênero dramático, que tem alguns de seus procedimentos citados na forma do texto, o artigo desenvolve uma reflexão a respeito do ensino de literatura na universidade brasileira. Na sequência de cinco atos, cada um remetendo a um espaço do ambiente universitário (a sala de aula, a sala de reuniões e a sala de concursos), o texto explora diferentes noções de aprendizado e ensino, comenta respostas a mudanças recentes no corpus e nos corpos presentes na universidade, analisa a relação entre a tradição endógena da cultura patriarcal brasileira e políticas imunitárias, e reflete sobre a complexidade da noção de herança, em diálogo com os espectros que assombram as instituições dedicadas ao ensino de literatura, como um dia foi assombrado Hamlet. Ao longo do texto, busca-se apontar para aspectos da materialidade da vida cotidiana na universidade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63234
url https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63234/40273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
publisher.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
dc.source.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print
Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print
Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print
1807-0299
1517-106X
reponame:Alea (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Alea (Online)
collection Alea (Online)
repository.name.fl_str_mv Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv alea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com
_version_ 1799769997689487360