A fábula na dramaturgia : um estudo teórico em cinco atos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15868
Resumo: Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo compreender como se configura a fábula – interpretada como sistema de organicidade dramática – na dramaturgia ocidental por meio de um estudo teórico em cinco atos Parte-se do princípio que o fazer teatro, considerado em toda sua complexidade, incluindo o texto dramático, permite ao homem vivenciar suas fabulações, suas construções subjetivas, tornando-as uma manifestação sensorial, relacional, de presença, de construção de imagens A fábula é a ferramenta, o sistema organizacional que produz e constrói esse efeito simbólico e sua análise e interpretação na contemporaneidade se fazem relevantes Para isso, em um prólogo, é apresentada uma definição para o termo fábula, conjuntamente às ideias de ação, mimese e efeito estético Do primeiro ao quarto atos, é traçado um percurso teórico-histórico da evolução da compreensão de fábula como agenciamento de ações, de Aristóteles a Brecht, para no quinto ato apresentar as proposições teóricas de Szondi (211), Lehman (27) e Sarrazac (22, 27, 29, 212, 213) acerca do estatuto dramático, a fim de, concomitantemente, entender e explicar a configuração da fábula no contexto contemporâneo Por fim, no epílogo, é exposta uma leitura da fábula contemporânea como produtivo campo de construção de uma sintaxe de teatralidade-performatividade que opera nas escritas contemporâneas um contínuo processo de devir
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