Imagens extremas na cena contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Gabriela Lírio Gurgel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alea (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/18677
Resumo: O artigo investiga o uso de imagens extremas em espetáculos contemporâneos, a partir da análise das obras “Pixelated Revolution”, de Rabih Mroué, e “Le Metope Del Paternone”, de Romeo Castellucci. Ambas partem de experiências documentais/ autobiográficas a fim de refletirem sobre as imagens violentas e seu impacto na vida cotidiana dos sujeitos. Parte-se da hipótese de que, ao investir em cenas do teatro do real e fugir da estereotipia e normatização, a arte inaugura novos regimes do visível capazes de provocar deslocamentos e de criar novas relações entre imagens e corpos na contemporaneidade.
id UFRJ-5_561192989951671ab484a51c99d55eff
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18677
network_acronym_str UFRJ-5
network_name_str Alea (Online)
repository_id_str
spelling Imagens extremas na cena contemporâneaO artigo investiga o uso de imagens extremas em espetáculos contemporâneos, a partir da análise das obras “Pixelated Revolution”, de Rabih Mroué, e “Le Metope Del Paternone”, de Romeo Castellucci. Ambas partem de experiências documentais/ autobiográficas a fim de refletirem sobre as imagens violentas e seu impacto na vida cotidiana dos sujeitos. Parte-se da hipótese de que, ao investir em cenas do teatro do real e fugir da estereotipia e normatização, a arte inaugura novos regimes do visível capazes de provocar deslocamentos e de criar novas relações entre imagens e corpos na contemporaneidade.Alea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos Neolatinos2018-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/1867710.1590/1517-106x/2018202257268Alea: Estudos Neolatinos; v. 20 n. 2 (2018); p. 257-268Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 No. 2 (2018); p. 257-268Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 Núm. 2 (2018); p. 257-2681807-02991517-106Xreponame:Alea (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/18677/11083Copyright (c) 2018 Alea: Estudos Neolatinosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Gabriela Lírio Gurgel2018-09-11T21:20:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18677Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aleaONGhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/oaialea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com1807-02991517-106Xopendoar:2018-09-11T21:20:43Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens extremas na cena contemporânea
title Imagens extremas na cena contemporânea
spellingShingle Imagens extremas na cena contemporânea
Monteiro, Gabriela Lírio Gurgel
title_short Imagens extremas na cena contemporânea
title_full Imagens extremas na cena contemporânea
title_fullStr Imagens extremas na cena contemporânea
title_full_unstemmed Imagens extremas na cena contemporânea
title_sort Imagens extremas na cena contemporânea
author Monteiro, Gabriela Lírio Gurgel
author_facet Monteiro, Gabriela Lírio Gurgel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Gabriela Lírio Gurgel
description O artigo investiga o uso de imagens extremas em espetáculos contemporâneos, a partir da análise das obras “Pixelated Revolution”, de Rabih Mroué, e “Le Metope Del Paternone”, de Romeo Castellucci. Ambas partem de experiências documentais/ autobiográficas a fim de refletirem sobre as imagens violentas e seu impacto na vida cotidiana dos sujeitos. Parte-se da hipótese de que, ao investir em cenas do teatro do real e fugir da estereotipia e normatização, a arte inaugura novos regimes do visível capazes de provocar deslocamentos e de criar novas relações entre imagens e corpos na contemporaneidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/18677
10.1590/1517-106x/2018202257268
url https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/18677
identifier_str_mv 10.1590/1517-106x/2018202257268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/18677/11083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Alea: Estudos Neolatinos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Alea: Estudos Neolatinos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
publisher.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
dc.source.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos; v. 20 n. 2 (2018); p. 257-268
Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 No. 2 (2018); p. 257-268
Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 Núm. 2 (2018); p. 257-268
1807-0299
1517-106X
reponame:Alea (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Alea (Online)
collection Alea (Online)
repository.name.fl_str_mv Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv alea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com
_version_ 1799769997732478976