Imagens extremas na cena contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alea (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/18677 |
Resumo: | O artigo investiga o uso de imagens extremas em espetáculos contemporâneos, a partir da análise das obras “Pixelated Revolution”, de Rabih Mroué, e “Le Metope Del Paternone”, de Romeo Castellucci. Ambas partem de experiências documentais/ autobiográficas a fim de refletirem sobre as imagens violentas e seu impacto na vida cotidiana dos sujeitos. Parte-se da hipótese de que, ao investir em cenas do teatro do real e fugir da estereotipia e normatização, a arte inaugura novos regimes do visível capazes de provocar deslocamentos e de criar novas relações entre imagens e corpos na contemporaneidade. |
id |
UFRJ-5_561192989951671ab484a51c99d55eff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18677 |
network_acronym_str |
UFRJ-5 |
network_name_str |
Alea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens extremas na cena contemporâneaO artigo investiga o uso de imagens extremas em espetáculos contemporâneos, a partir da análise das obras “Pixelated Revolution”, de Rabih Mroué, e “Le Metope Del Paternone”, de Romeo Castellucci. Ambas partem de experiências documentais/ autobiográficas a fim de refletirem sobre as imagens violentas e seu impacto na vida cotidiana dos sujeitos. Parte-se da hipótese de que, ao investir em cenas do teatro do real e fugir da estereotipia e normatização, a arte inaugura novos regimes do visível capazes de provocar deslocamentos e de criar novas relações entre imagens e corpos na contemporaneidade.Alea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos Neolatinos2018-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/1867710.1590/1517-106x/2018202257268Alea: Estudos Neolatinos; v. 20 n. 2 (2018); p. 257-268Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 No. 2 (2018); p. 257-268Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 Núm. 2 (2018); p. 257-2681807-02991517-106Xreponame:Alea (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/18677/11083Copyright (c) 2018 Alea: Estudos Neolatinosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Gabriela Lírio Gurgel2018-09-11T21:20:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18677Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aleaONGhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/oaialea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com1807-02991517-106Xopendoar:2018-09-11T21:20:43Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens extremas na cena contemporânea |
title |
Imagens extremas na cena contemporânea |
spellingShingle |
Imagens extremas na cena contemporânea Monteiro, Gabriela Lírio Gurgel |
title_short |
Imagens extremas na cena contemporânea |
title_full |
Imagens extremas na cena contemporânea |
title_fullStr |
Imagens extremas na cena contemporânea |
title_full_unstemmed |
Imagens extremas na cena contemporânea |
title_sort |
Imagens extremas na cena contemporânea |
author |
Monteiro, Gabriela Lírio Gurgel |
author_facet |
Monteiro, Gabriela Lírio Gurgel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Gabriela Lírio Gurgel |
description |
O artigo investiga o uso de imagens extremas em espetáculos contemporâneos, a partir da análise das obras “Pixelated Revolution”, de Rabih Mroué, e “Le Metope Del Paternone”, de Romeo Castellucci. Ambas partem de experiências documentais/ autobiográficas a fim de refletirem sobre as imagens violentas e seu impacto na vida cotidiana dos sujeitos. Parte-se da hipótese de que, ao investir em cenas do teatro do real e fugir da estereotipia e normatização, a arte inaugura novos regimes do visível capazes de provocar deslocamentos e de criar novas relações entre imagens e corpos na contemporaneidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/18677 10.1590/1517-106x/2018202257268 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/18677 |
identifier_str_mv |
10.1590/1517-106x/2018202257268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/18677/11083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Alea: Estudos Neolatinos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Alea: Estudos Neolatinos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos; v. 20 n. 2 (2018); p. 257-268 Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 No. 2 (2018); p. 257-268 Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 Núm. 2 (2018); p. 257-268 1807-0299 1517-106X reponame:Alea (Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Alea (Online) |
collection |
Alea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
alea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com |
_version_ |
1799769997732478976 |