Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Priscila Nascimento
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rodrigues, Julia Loren dos Santos, Vecchia, Marcelo Dalla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alea (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242
Resumo: O artigo busca colocar em diálogo as ideias de Liev Vigotski sobre educação estética e psicologia da arte e a obra Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento, de Fabio Akcelrud Durão e André Cechinel. Os autores se aproximam principalmente na rejeição a finalidades outras à literatura (morais, cognitivas etc.) e na não concessão em relação à especificidade do literário, que não pode se converter em outro discurso (mesmo um dito pedagógico). Outro ponto de aproximação é a proposta de promover, no contexto educacional, um contato ao mesmo tempo direto e mediado com o artefato literário. Por fim, tentaremos destrinchar o paradoxo de abordar pedagogicamente um objeto que pode ser definido como antipedagógico. Nossa argumentação culmina em uma reflexão sobre os desdobramentos políticos de tais abordagens.
id UFRJ-5_e39565b67e19ae6386393fbd32deceb4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63242
network_acronym_str UFRJ-5
network_name_str Alea (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiroO artigo busca colocar em diálogo as ideias de Liev Vigotski sobre educação estética e psicologia da arte e a obra Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento, de Fabio Akcelrud Durão e André Cechinel. Os autores se aproximam principalmente na rejeição a finalidades outras à literatura (morais, cognitivas etc.) e na não concessão em relação à especificidade do literário, que não pode se converter em outro discurso (mesmo um dito pedagógico). Outro ponto de aproximação é a proposta de promover, no contexto educacional, um contato ao mesmo tempo direto e mediado com o artefato literário. Por fim, tentaremos destrinchar o paradoxo de abordar pedagogicamente um objeto que pode ser definido como antipedagógico. Nossa argumentação culmina em uma reflexão sobre os desdobramentos políticos de tais abordagens.Alea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos Neolatinos2024-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print1807-02991517-106Xreponame:Alea (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242/40280Marques, Priscila NascimentoRodrigues, Julia Loren dos SantosVecchia, Marcelo Dallainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-12T14:56:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63242Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aleaONGhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/oaialea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com1807-02991517-106Xopendoar:2024-03-12T14:56:48Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro
title Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro
spellingShingle Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro
Marques, Priscila Nascimento
title_short Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro
title_full Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro
title_fullStr Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro
title_full_unstemmed Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro
title_sort Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro
author Marques, Priscila Nascimento
author_facet Marques, Priscila Nascimento
Rodrigues, Julia Loren dos Santos
Vecchia, Marcelo Dalla
author_role author
author2 Rodrigues, Julia Loren dos Santos
Vecchia, Marcelo Dalla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Priscila Nascimento
Rodrigues, Julia Loren dos Santos
Vecchia, Marcelo Dalla
description O artigo busca colocar em diálogo as ideias de Liev Vigotski sobre educação estética e psicologia da arte e a obra Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento, de Fabio Akcelrud Durão e André Cechinel. Os autores se aproximam principalmente na rejeição a finalidades outras à literatura (morais, cognitivas etc.) e na não concessão em relação à especificidade do literário, que não pode se converter em outro discurso (mesmo um dito pedagógico). Outro ponto de aproximação é a proposta de promover, no contexto educacional, um contato ao mesmo tempo direto e mediado com o artefato literário. Por fim, tentaremos destrinchar o paradoxo de abordar pedagogicamente um objeto que pode ser definido como antipedagógico. Nossa argumentação culmina em uma reflexão sobre os desdobramentos políticos de tais abordagens.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242
url https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242/40280
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
publisher.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
dc.source.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print
Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print
Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print
1807-0299
1517-106X
reponame:Alea (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Alea (Online)
collection Alea (Online)
repository.name.fl_str_mv Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv alea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com
_version_ 1799769997697875968