Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alea (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242 |
Resumo: | O artigo busca colocar em diálogo as ideias de Liev Vigotski sobre educação estética e psicologia da arte e a obra Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento, de Fabio Akcelrud Durão e André Cechinel. Os autores se aproximam principalmente na rejeição a finalidades outras à literatura (morais, cognitivas etc.) e na não concessão em relação à especificidade do literário, que não pode se converter em outro discurso (mesmo um dito pedagógico). Outro ponto de aproximação é a proposta de promover, no contexto educacional, um contato ao mesmo tempo direto e mediado com o artefato literário. Por fim, tentaremos destrinchar o paradoxo de abordar pedagogicamente um objeto que pode ser definido como antipedagógico. Nossa argumentação culmina em uma reflexão sobre os desdobramentos políticos de tais abordagens. |
id |
UFRJ-5_e39565b67e19ae6386393fbd32deceb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63242 |
network_acronym_str |
UFRJ-5 |
network_name_str |
Alea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiroO artigo busca colocar em diálogo as ideias de Liev Vigotski sobre educação estética e psicologia da arte e a obra Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento, de Fabio Akcelrud Durão e André Cechinel. Os autores se aproximam principalmente na rejeição a finalidades outras à literatura (morais, cognitivas etc.) e na não concessão em relação à especificidade do literário, que não pode se converter em outro discurso (mesmo um dito pedagógico). Outro ponto de aproximação é a proposta de promover, no contexto educacional, um contato ao mesmo tempo direto e mediado com o artefato literário. Por fim, tentaremos destrinchar o paradoxo de abordar pedagogicamente um objeto que pode ser definido como antipedagógico. Nossa argumentação culmina em uma reflexão sobre os desdobramentos políticos de tais abordagens.Alea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos Neolatinos2024-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print1807-02991517-106Xreponame:Alea (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242/40280Marques, Priscila NascimentoRodrigues, Julia Loren dos SantosVecchia, Marcelo Dallainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-12T14:56:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63242Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aleaONGhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/oaialea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com1807-02991517-106Xopendoar:2024-03-12T14:56:48Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro |
title |
Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro |
spellingShingle |
Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro Marques, Priscila Nascimento |
title_short |
Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro |
title_full |
Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro |
title_fullStr |
Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro |
title_full_unstemmed |
Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro |
title_sort |
Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro |
author |
Marques, Priscila Nascimento |
author_facet |
Marques, Priscila Nascimento Rodrigues, Julia Loren dos Santos Vecchia, Marcelo Dalla |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Julia Loren dos Santos Vecchia, Marcelo Dalla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Priscila Nascimento Rodrigues, Julia Loren dos Santos Vecchia, Marcelo Dalla |
description |
O artigo busca colocar em diálogo as ideias de Liev Vigotski sobre educação estética e psicologia da arte e a obra Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento, de Fabio Akcelrud Durão e André Cechinel. Os autores se aproximam principalmente na rejeição a finalidades outras à literatura (morais, cognitivas etc.) e na não concessão em relação à especificidade do literário, que não pode se converter em outro discurso (mesmo um dito pedagógico). Outro ponto de aproximação é a proposta de promover, no contexto educacional, um contato ao mesmo tempo direto e mediado com o artefato literário. Por fim, tentaremos destrinchar o paradoxo de abordar pedagogicamente um objeto que pode ser definido como antipedagógico. Nossa argumentação culmina em uma reflexão sobre os desdobramentos políticos de tais abordagens. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63242/40280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print 1807-0299 1517-106X reponame:Alea (Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Alea (Online) |
collection |
Alea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
alea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com |
_version_ |
1799769997697875968 |