Avaliação da imagem corporal de estudantes do curso de Nutrição de um centro universitário particular de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira,Yngrid Emanuelly Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mendes,Ana Luiza de Rezende Ferreira, Cavalcante,Ana Carolina Montenegro, Arruda,Soraia Pinheiro Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852016000200168
Resumo: RESUMO Objetivos Avaliar a imagem corporal e identificar os mais diversos tipos de distorção de imagem corporal. Métodos O presente estudo é de natureza quantitativa, com delineamento transversal, e foi realizado em um centro universitário de Fortaleza – CE. A coleta de dados foi realizada no período de abril a maio de 2015. A amostra foi composta por 300 estudantes do curso de Nutrição, do sexo feminino, com idade variando de 17 a 51 anos. Foram utilizados na pesquisa o Body Shape Questionnaire (BSQ) e uma ficha de avaliação na qual foram aferidos peso e altura atual. As estudantes referiram o peso e a altura que elas almejavam, se eram praticantes de atividade física e a frequência dessa prática, para identificar também outros possíveis transtornos. Resultados A amostra foi de 300 estudantes, tendo como média de idade 25,45 anos (±6,60). O escore médio do BSQ foi de 81,43 pontos (±30,45), correspondendo à preocupação leve com a imagem corporal. O valor médio do IMC foi de 22,90 kg/m2 (±3,15). Foi observado também que as estudantes, apesar de estarem em sua maioria com peso e altura adequados, queriam ser mais magras e altas (peso almejado = 57,39 kg; altura almejada = 1,63m). Conclusão Os resultados evidenciam que as estudantes desse grupo apresentam o desejo de ser mais magras e mais altas, mesmo estando em um padrão eutrófico de estado nutricional. Quando se trata de estudantes de Nutrição, esse estudo possui impacto maior, pois elas exercerão papel de cuidadoras de seus pacientes.
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