Avaliação da qualidade da atenção em saúde bucal na estratégia saúde da família de Recife, Pernambuco, 2014
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2022005021203 |
Resumo: | Resumo Introdução Há escassos estudos sobre qualidade da atenção em saúde bucal. Objetivo Avaliar associações entre condições de estrutura e processo com indicadores de desempenho em saúde bucal na Estratégia Saúde da Família do Recife. Métodos Estudo transversal, quantitativo e avaliativo, usando dados secundários de 2014 do Ministério da Saúde. Foram calculados testes de Qui-Quadrado e estimativas de Odds Ratio, com regressão logística simples e múltipla, considerando nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Resultados Das 112 equipes de saúde bucal (ESB) avaliadas, equiparação das ESB com as equipes mínimas da Estratégia Saúde da Família e possuir levantamento de escolares com necessidades de saúde bucal, associaram-se ao maior valor de cobertura de primeira consulta odontológica programática (OR = 4,30, IC = 1,33−13,93; OR = 27,47, IC = 2,24−336,34, respectivamente), enquanto estar equiparada, ser ESB modalidade II e garantir agendamento de retorno para a continuidade do tratamento associaram-se ao maior valor da razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas programáticas (OR = 5,35, IC = 2,01−14,20; OR = 3,70, IC =1,33−10,27; OR = 5,03, IC = 1,42−17,78, respectivamente). Conclusão Os resultados sugerem que tais padrões de qualidade sejam priorizados para potencializar maior acesso e resolutividade das ESB. |
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Avaliação da qualidade da atenção em saúde bucal na estratégia saúde da família de Recife, Pernambuco, 2014avaliação em saúdeindicadores de qualidade em assistência à saúdeserviços de saúde bucalestratégia saúde da famíliapesquisa sobre serviços de saúdeResumo Introdução Há escassos estudos sobre qualidade da atenção em saúde bucal. Objetivo Avaliar associações entre condições de estrutura e processo com indicadores de desempenho em saúde bucal na Estratégia Saúde da Família do Recife. Métodos Estudo transversal, quantitativo e avaliativo, usando dados secundários de 2014 do Ministério da Saúde. Foram calculados testes de Qui-Quadrado e estimativas de Odds Ratio, com regressão logística simples e múltipla, considerando nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Resultados Das 112 equipes de saúde bucal (ESB) avaliadas, equiparação das ESB com as equipes mínimas da Estratégia Saúde da Família e possuir levantamento de escolares com necessidades de saúde bucal, associaram-se ao maior valor de cobertura de primeira consulta odontológica programática (OR = 4,30, IC = 1,33−13,93; OR = 27,47, IC = 2,24−336,34, respectivamente), enquanto estar equiparada, ser ESB modalidade II e garantir agendamento de retorno para a continuidade do tratamento associaram-se ao maior valor da razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas programáticas (OR = 5,35, IC = 2,01−14,20; OR = 3,70, IC =1,33−10,27; OR = 5,03, IC = 1,42−17,78, respectivamente). Conclusão Os resultados sugerem que tais padrões de qualidade sejam priorizados para potencializar maior acesso e resolutividade das ESB.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2022005021203Cadernos Saúde Coletiva n.ahead 2022reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x202230030437info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro,Ive da SilvaMoreira,Rafael da SilveiraFarias,Sidney Feitosapor2022-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2022005021203Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2022-11-07T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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