Satisfação e insatisfação na Estratégia Saúde da Família: potencialidades a serem exploradas, fragilidades a serem dirimidas
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2018000200184 |
Resumo: | Resumo Introdução A satisfação e insatisfação são aspectos que fazem parte do processo de trabalho em saúde. Objetivo Este estudo teve como objetivo analisar os motivos de satisfação e de insatisfação dos profissionais de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família. Método Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em um município de pequeno porte do sul do Estado de Santa Catarina, Brasil. A coleta de dados aconteceu com 16 profissionais da saúde, por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta, que foram analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo categorial com o auxílio do software Atlas.ti. Resultados Os resultados foram estruturados em duas macrocategorias, quais sejam, satisfação e insatisfação. A satisfação dos profissionais envolveu o reconhecimento do trabalho (usuário satisfeito e trabalho reconhecido), processo de trabalho (equipe, identificação e organização) e aspectos institucionais (jornada de trabalho e estabilidade). Já insatisfação relacionou-se aos aspectos de gestão do trabalho (salário, excesso de trabalho, condições de trabalho, estrutura física, sobrecarga, possibilidade de adoecimento, carência e sistema de informatização) e às dificuldades no relacionamento (com os usuários, com a equipe e falta de comunicação). Conclusão A gestão do trabalho em saúde é o ponto central para potencializar aspectos associados à satisfação e suprimir elementos vinculados à insatisfação dos profissionais na Estratégia Saúde da Família. |
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Satisfação e insatisfação na Estratégia Saúde da Família: potencialidades a serem exploradas, fragilidades a serem dirimidasatenção primaria à saúdesistema único de saúdeestratégia saúde da famíliacondições de trabalhopesquisa qualitativaResumo Introdução A satisfação e insatisfação são aspectos que fazem parte do processo de trabalho em saúde. Objetivo Este estudo teve como objetivo analisar os motivos de satisfação e de insatisfação dos profissionais de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família. Método Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em um município de pequeno porte do sul do Estado de Santa Catarina, Brasil. A coleta de dados aconteceu com 16 profissionais da saúde, por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta, que foram analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo categorial com o auxílio do software Atlas.ti. Resultados Os resultados foram estruturados em duas macrocategorias, quais sejam, satisfação e insatisfação. A satisfação dos profissionais envolveu o reconhecimento do trabalho (usuário satisfeito e trabalho reconhecido), processo de trabalho (equipe, identificação e organização) e aspectos institucionais (jornada de trabalho e estabilidade). Já insatisfação relacionou-se aos aspectos de gestão do trabalho (salário, excesso de trabalho, condições de trabalho, estrutura física, sobrecarga, possibilidade de adoecimento, carência e sistema de informatização) e às dificuldades no relacionamento (com os usuários, com a equipe e falta de comunicação). Conclusão A gestão do trabalho em saúde é o ponto central para potencializar aspectos associados à satisfação e suprimir elementos vinculados à insatisfação dos profissionais na Estratégia Saúde da Família.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2018000200184Cadernos Saúde Coletiva v.26 n.2 2018reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x201800020246info:eu-repo/semantics/openAccessMilanez,Tamara Candido MezariSoratto,JacksFerraz,FabianeVitali,Marieli MezariTomasi,Cristiane DamianiSorato,Maria TeresaBittencourt,Lisiane Tuon Generosopor2018-08-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2018000200184Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2018-08-13T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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