Atividade física e qualidade de vida de professores universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2020000300438 |
Resumo: | Resumo Introdução A qualidade de vida é um tema que tem sido investigado em diversas áreas do conhecimento e sob diversos enfoques. Objetivo Investigar a prática de atividade física de lazer em professores universitários e analisar sua associação com a qualidade de vida. Método A população-alvo foram os professores da Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brasil, que estavam em atividade e atuavam nos campi da cidade de Rio Grande no segundo semestre de 2015. A coleta se deu por meio do preenchimento de um questionário eletrônico. A qualidade de vida foi avaliada pelo instrumento The Medical Outcomes Study 36-item Short Form Health Survey (SF-36). Os dados foram analisados mediante análise de variância ou teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Resultados A amostra contou com 270 participantes, correspondendo a 40% dos professores elegíveis. Relataram praticar alguma atividade física no tempo livre 70,4% dos professores, sendo que 43,0% (IC95% 37,0 a 48,9) foram considerados fisicamente ativos no lazer (≥150 min/sem). Este grupo obteve maior escore de qualidade de vida, sendo verificada associação linear positiva entre atividade física e o escore de qualidade de vida (p<0,01). Conclusão Menos da metade dos professores universitários foi considerada fisicamente ativa. Observou-se associação linear positiva entre prática de atividade física no lazer com maior qualidade de vida. |
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Atividade física e qualidade de vida de professores universitáriosqualidade de vidaatividade motoradocentesestilo de vidaepidemiologiaResumo Introdução A qualidade de vida é um tema que tem sido investigado em diversas áreas do conhecimento e sob diversos enfoques. Objetivo Investigar a prática de atividade física de lazer em professores universitários e analisar sua associação com a qualidade de vida. Método A população-alvo foram os professores da Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brasil, que estavam em atividade e atuavam nos campi da cidade de Rio Grande no segundo semestre de 2015. A coleta se deu por meio do preenchimento de um questionário eletrônico. A qualidade de vida foi avaliada pelo instrumento The Medical Outcomes Study 36-item Short Form Health Survey (SF-36). Os dados foram analisados mediante análise de variância ou teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Resultados A amostra contou com 270 participantes, correspondendo a 40% dos professores elegíveis. Relataram praticar alguma atividade física no tempo livre 70,4% dos professores, sendo que 43,0% (IC95% 37,0 a 48,9) foram considerados fisicamente ativos no lazer (≥150 min/sem). Este grupo obteve maior escore de qualidade de vida, sendo verificada associação linear positiva entre atividade física e o escore de qualidade de vida (p<0,01). Conclusão Menos da metade dos professores universitários foi considerada fisicamente ativa. Observou-se associação linear positiva entre prática de atividade física no lazer com maior qualidade de vida.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2020000300438Cadernos Saúde Coletiva v.28 n.3 2020reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x202028030593info:eu-repo/semantics/openAccessDumith,Samuel Carvalhopor2020-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2020000300438Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2020-12-11T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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