A formação continuada do professor de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PACCA,JESUÍNA LOPES DE ALMEIDA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: VILLANI,ALBERTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300057
Resumo: RESUMO A Formação Continuada do Professor de Física chega ao presente ainda sem procedimentos eficazes e adequados. Ela teve início efetivamente na década de 1960 quando se percebeu que o ensino das Ciências não ia bem; seu objetivo era treinar os professores nos projetos de ensino que eram produzidos. Posteriormente, percebeu que essa formação devia ser entendida como atualização dos professores, mas chegou aos nossos dias sem resolver os problemas educacionais que continuam a aumentar. Tendo em vista o progresso científico e tecnológico crescente, deveria dar conta de fatores essenciais para a constituição do perfil desejável do professor. O artigo considera três fatores para a formação continuada: a passagem do treinamento nos projetos para a atualização dos professores, o processo de ensino para a aprendizagem significativa e a construção da competência profissional.
id UFRJ-8_05212342dd89b3d778b0e8a41172fc18
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142018000300057
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling A formação continuada do professor de FísicaFormação continuadaDiálogo pedagógicoAtualização profissionalCompetências do professor de FísicaRESUMO A Formação Continuada do Professor de Física chega ao presente ainda sem procedimentos eficazes e adequados. Ela teve início efetivamente na década de 1960 quando se percebeu que o ensino das Ciências não ia bem; seu objetivo era treinar os professores nos projetos de ensino que eram produzidos. Posteriormente, percebeu que essa formação devia ser entendida como atualização dos professores, mas chegou aos nossos dias sem resolver os problemas educacionais que continuam a aumentar. Tendo em vista o progresso científico e tecnológico crescente, deveria dar conta de fatores essenciais para a constituição do perfil desejável do professor. O artigo considera três fatores para a formação continuada: a passagem do treinamento nos projetos para a atualização dos professores, o processo de ensino para a aprendizagem significativa e a construção da competência profissional.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300057Estudos Avançados v.32 n.94 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-40142018.3294.0005info:eu-repo/semantics/openAccessPACCA,JESUÍNA LOPES DE ALMEIDAVILLANI,ALBERTOpor2018-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000300057Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-12-14T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada do professor de Física
title A formação continuada do professor de Física
spellingShingle A formação continuada do professor de Física
PACCA,JESUÍNA LOPES DE ALMEIDA
Formação continuada
Diálogo pedagógico
Atualização profissional
Competências do professor de Física
title_short A formação continuada do professor de Física
title_full A formação continuada do professor de Física
title_fullStr A formação continuada do professor de Física
title_full_unstemmed A formação continuada do professor de Física
title_sort A formação continuada do professor de Física
author PACCA,JESUÍNA LOPES DE ALMEIDA
author_facet PACCA,JESUÍNA LOPES DE ALMEIDA
VILLANI,ALBERTO
author_role author
author2 VILLANI,ALBERTO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PACCA,JESUÍNA LOPES DE ALMEIDA
VILLANI,ALBERTO
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Diálogo pedagógico
Atualização profissional
Competências do professor de Física
topic Formação continuada
Diálogo pedagógico
Atualização profissional
Competências do professor de Física
description RESUMO A Formação Continuada do Professor de Física chega ao presente ainda sem procedimentos eficazes e adequados. Ela teve início efetivamente na década de 1960 quando se percebeu que o ensino das Ciências não ia bem; seu objetivo era treinar os professores nos projetos de ensino que eram produzidos. Posteriormente, percebeu que essa formação devia ser entendida como atualização dos professores, mas chegou aos nossos dias sem resolver os problemas educacionais que continuam a aumentar. Tendo em vista o progresso científico e tecnológico crescente, deveria dar conta de fatores essenciais para a constituição do perfil desejável do professor. O artigo considera três fatores para a formação continuada: a passagem do treinamento nos projetos para a atualização dos professores, o processo de ensino para a aprendizagem significativa e a construção da competência profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300057
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-40142018.3294.0005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.32 n.94 2018
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128208462741504