Ensino de História e seus conteúdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200151 |
Resumo: | Resumo A partir da consideração de que hoje em dia são muitas as solicitações do que os estudantes devem aprender no ensino de História na escola para dar conta das problemáticas contemporâneas, este artigo procura questionar quais foram as preocupações de outras épocas no ensino de História, fazendo o recorte de determinados temas, como a história dos povos indígena e afro-brasileiros. A intenção é apresentar, a partir de fontes disponíveis, sem esgotá-las, como a legislação e os livros didáticos, quais conteúdos estavam sendo ensinados, quais mudanças e permanência ocorreram em longa temporalidade, sem a pretensão de explorar, nesse momento, os contextos dos fundamentos de tais escolhas. |
id |
UFRJ-8_0b971297512d6ad61b713ae1e1eaf98b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142018000200151 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História e seus conteúdosEnsino de HistóriaLivro didáticoHistória indígenaHistória afro-brasileiraResumo A partir da consideração de que hoje em dia são muitas as solicitações do que os estudantes devem aprender no ensino de História na escola para dar conta das problemáticas contemporâneas, este artigo procura questionar quais foram as preocupações de outras épocas no ensino de História, fazendo o recorte de determinados temas, como a história dos povos indígena e afro-brasileiros. A intenção é apresentar, a partir de fontes disponíveis, sem esgotá-las, como a legislação e os livros didáticos, quais conteúdos estavam sendo ensinados, quais mudanças e permanência ocorreram em longa temporalidade, sem a pretensão de explorar, nesse momento, os contextos dos fundamentos de tais escolhas.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200151Estudos Avançados v.32 n.93 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.5935/0103-4014.20180036info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Antonia Terra de Calazanspor2018-08-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000200151Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-08-22T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História e seus conteúdos |
title |
Ensino de História e seus conteúdos |
spellingShingle |
Ensino de História e seus conteúdos Fernandes,Antonia Terra de Calazans Ensino de História Livro didático História indígena História afro-brasileira |
title_short |
Ensino de História e seus conteúdos |
title_full |
Ensino de História e seus conteúdos |
title_fullStr |
Ensino de História e seus conteúdos |
title_full_unstemmed |
Ensino de História e seus conteúdos |
title_sort |
Ensino de História e seus conteúdos |
author |
Fernandes,Antonia Terra de Calazans |
author_facet |
Fernandes,Antonia Terra de Calazans |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes,Antonia Terra de Calazans |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Livro didático História indígena História afro-brasileira |
topic |
Ensino de História Livro didático História indígena História afro-brasileira |
description |
Resumo A partir da consideração de que hoje em dia são muitas as solicitações do que os estudantes devem aprender no ensino de História na escola para dar conta das problemáticas contemporâneas, este artigo procura questionar quais foram as preocupações de outras épocas no ensino de História, fazendo o recorte de determinados temas, como a história dos povos indígena e afro-brasileiros. A intenção é apresentar, a partir de fontes disponíveis, sem esgotá-las, como a legislação e os livros didáticos, quais conteúdos estavam sendo ensinados, quais mudanças e permanência ocorreram em longa temporalidade, sem a pretensão de explorar, nesse momento, os contextos dos fundamentos de tais escolhas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200151 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0103-4014.20180036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.32 n.93 2018 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128208443867136 |