Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200237 |
Resumo: | RESUMO Nosso texto, assim como todos os que compõem a iniciativa deste dossiê, é o resultado dos esforços de evidenciar os livros e autores que se tornaram “clássicos” para cada uma de nós. Assim, os autores aqui em pauta foram escolhidos por serem leituras estruturantes da forma como pensamos e concebemos o mundo e a área à qual decidimos dedicar nossos esforços de pesquisa e de reflexão. Desse modo, neste artigo, retomamos as reflexões propostas por Maria Helena Souza Patto e Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre a desigualdade escolar, e Israel Scheffler sobre o discurso pedagógico que forja certas compreensões sobre ela. No momento contemporâneo, no qual a emergência de uma pandemia e seu consequente isolamento social impõem que a escolarização, para que continue ocorrendo, reinvente suas práticas, seus tempos e seus espaços, modificando a relação pedagógica, o acesso à tecnologia, o capital cultural herdado e a escolarização dos pais mostram-se como trunfos para o sucesso escolar. Nesse âmbito, retomar as contribuições de tais autores mostra-se um exercício potente de reflexão. |
id |
UFRJ-8_85f9c8f41a04138f4899d85dbb97c0f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142022000200237 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e PasseronDesigualdade escolarReproduçãoRelação pedagógicaEnsino remotoRESUMO Nosso texto, assim como todos os que compõem a iniciativa deste dossiê, é o resultado dos esforços de evidenciar os livros e autores que se tornaram “clássicos” para cada uma de nós. Assim, os autores aqui em pauta foram escolhidos por serem leituras estruturantes da forma como pensamos e concebemos o mundo e a área à qual decidimos dedicar nossos esforços de pesquisa e de reflexão. Desse modo, neste artigo, retomamos as reflexões propostas por Maria Helena Souza Patto e Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre a desigualdade escolar, e Israel Scheffler sobre o discurso pedagógico que forja certas compreensões sobre ela. No momento contemporâneo, no qual a emergência de uma pandemia e seu consequente isolamento social impõem que a escolarização, para que continue ocorrendo, reinvente suas práticas, seus tempos e seus espaços, modificando a relação pedagógica, o acesso à tecnologia, o capital cultural herdado e a escolarização dos pais mostram-se como trunfos para o sucesso escolar. Nesse âmbito, retomar as contribuições de tais autores mostra-se um exercício potente de reflexão.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200237Estudos Avançados v.36 n.105 2022reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2022.36105.014info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Juliana de SouzaSilva,Katiene Nogueira daCândido,Renata Marcíliopor2022-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142022000200237Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2022-11-11T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron |
title |
Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron |
spellingShingle |
Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron Silva,Juliana de Souza Desigualdade escolar Reprodução Relação pedagógica Ensino remoto |
title_short |
Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron |
title_full |
Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron |
title_fullStr |
Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron |
title_full_unstemmed |
Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron |
title_sort |
Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron |
author |
Silva,Juliana de Souza |
author_facet |
Silva,Juliana de Souza Silva,Katiene Nogueira da Cândido,Renata Marcílio |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Katiene Nogueira da Cândido,Renata Marcílio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Juliana de Souza Silva,Katiene Nogueira da Cândido,Renata Marcílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desigualdade escolar Reprodução Relação pedagógica Ensino remoto |
topic |
Desigualdade escolar Reprodução Relação pedagógica Ensino remoto |
description |
RESUMO Nosso texto, assim como todos os que compõem a iniciativa deste dossiê, é o resultado dos esforços de evidenciar os livros e autores que se tornaram “clássicos” para cada uma de nós. Assim, os autores aqui em pauta foram escolhidos por serem leituras estruturantes da forma como pensamos e concebemos o mundo e a área à qual decidimos dedicar nossos esforços de pesquisa e de reflexão. Desse modo, neste artigo, retomamos as reflexões propostas por Maria Helena Souza Patto e Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre a desigualdade escolar, e Israel Scheffler sobre o discurso pedagógico que forja certas compreensões sobre ela. No momento contemporâneo, no qual a emergência de uma pandemia e seu consequente isolamento social impõem que a escolarização, para que continue ocorrendo, reinvente suas práticas, seus tempos e seus espaços, modificando a relação pedagógica, o acesso à tecnologia, o capital cultural herdado e a escolarização dos pais mostram-se como trunfos para o sucesso escolar. Nesse âmbito, retomar as contribuições de tais autores mostra-se um exercício potente de reflexão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200237 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s0103-4014.2022.36105.014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.36 n.105 2022 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128209387585536 |