Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Sofia Lerche
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200004
Resumo: O artigo analisa elementos de políticas educacionais adotadas no Estado do Cea-rá, Brasil, em período recente. Faz-se breve retrospectiva a iniciativas adotadas entre 1995 e 2002, com ênfase em medidas implementadas entre 2003 e 2006. O estudo detém-se sobre os temas da gestão, avaliação e sucesso escolar, aprofundando questões relativas aos sistemas de avaliação no país e no estado. São apresentadas idéias em torno da "gestão por resultados", uso de indicadores na definição de prioridades e difusão de uma cultura de avaliação no interior do sistema educacional.
id UFRJ-8_9ea55ebd461840464ff92fbf8068e083
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142007000200004
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearensePolítica educacionalGestão educacionalAvaliação educacionalO artigo analisa elementos de políticas educacionais adotadas no Estado do Cea-rá, Brasil, em período recente. Faz-se breve retrospectiva a iniciativas adotadas entre 1995 e 2002, com ênfase em medidas implementadas entre 2003 e 2006. O estudo detém-se sobre os temas da gestão, avaliação e sucesso escolar, aprofundando questões relativas aos sistemas de avaliação no país e no estado. São apresentadas idéias em torno da "gestão por resultados", uso de indicadores na definição de prioridades e difusão de uma cultura de avaliação no interior do sistema educacional.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200004Estudos Avançados v.21 n.60 2007reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/S0103-40142007000200004info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Sofia Lerchepor2007-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142007000200004Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2007-11-27T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense
title Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense
spellingShingle Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense
Vieira,Sofia Lerche
Política educacional
Gestão educacional
Avaliação educacional
title_short Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense
title_full Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense
title_fullStr Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense
title_full_unstemmed Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense
title_sort Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense
author Vieira,Sofia Lerche
author_facet Vieira,Sofia Lerche
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Sofia Lerche
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Gestão educacional
Avaliação educacional
topic Política educacional
Gestão educacional
Avaliação educacional
description O artigo analisa elementos de políticas educacionais adotadas no Estado do Cea-rá, Brasil, em período recente. Faz-se breve retrospectiva a iniciativas adotadas entre 1995 e 2002, com ênfase em medidas implementadas entre 2003 e 2006. O estudo detém-se sobre os temas da gestão, avaliação e sucesso escolar, aprofundando questões relativas aos sistemas de avaliação no país e no estado. São apresentadas idéias em torno da "gestão por resultados", uso de indicadores na definição de prioridades e difusão de uma cultura de avaliação no interior do sistema educacional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-40142007000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.21 n.60 2007
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128205981810688