Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200287 |
Resumo: | RESUMO O artigo focaliza a chamada história genealógica, sublinhando as principais categorias mobilizadas por Michel Foucault, consideradas como ferramentas alternativas para o exercício de produção de sentidos sobre acontecimentos diversos. Em seguida, explora as apropriações de Foucault no campo da História da Educação, a partir do conjunto de artigos publicados na Revista Brasileira de História da Educação, de 2001 a 2021. Esse percurso de análise foi construído com o anseio de pensarmos esse autor como um clássico que, ao sofrer (de)formações, pode contribuir para a emergência de outras ênfases interpretativas nos estudos educacionais. |
id |
UFRJ-8_a8d9c84025d59f1e44d1066827a34815 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142022000200287 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da EducaçãoHistória da EducaçãoMichel FoucaultGenealogiaRevista Brasileira de História da EducaçãoRESUMO O artigo focaliza a chamada história genealógica, sublinhando as principais categorias mobilizadas por Michel Foucault, consideradas como ferramentas alternativas para o exercício de produção de sentidos sobre acontecimentos diversos. Em seguida, explora as apropriações de Foucault no campo da História da Educação, a partir do conjunto de artigos publicados na Revista Brasileira de História da Educação, de 2001 a 2021. Esse percurso de análise foi construído com o anseio de pensarmos esse autor como um clássico que, ao sofrer (de)formações, pode contribuir para a emergência de outras ênfases interpretativas nos estudos educacionais.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200287Estudos Avançados v.36 n.105 2022reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2022.36105.017info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,José Cláudio SoomaGondra,José Gonçalvespor2022-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142022000200287Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2022-11-11T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação |
title |
Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação |
spellingShingle |
Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação Silva,José Cláudio Sooma História da Educação Michel Foucault Genealogia Revista Brasileira de História da Educação |
title_short |
Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação |
title_full |
Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação |
title_fullStr |
Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação |
title_full_unstemmed |
Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação |
title_sort |
Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação |
author |
Silva,José Cláudio Sooma |
author_facet |
Silva,José Cláudio Sooma Gondra,José Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Gondra,José Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,José Cláudio Sooma Gondra,José Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Michel Foucault Genealogia Revista Brasileira de História da Educação |
topic |
História da Educação Michel Foucault Genealogia Revista Brasileira de História da Educação |
description |
RESUMO O artigo focaliza a chamada história genealógica, sublinhando as principais categorias mobilizadas por Michel Foucault, consideradas como ferramentas alternativas para o exercício de produção de sentidos sobre acontecimentos diversos. Em seguida, explora as apropriações de Foucault no campo da História da Educação, a partir do conjunto de artigos publicados na Revista Brasileira de História da Educação, de 2001 a 2021. Esse percurso de análise foi construído com o anseio de pensarmos esse autor como um clássico que, ao sofrer (de)formações, pode contribuir para a emergência de outras ênfases interpretativas nos estudos educacionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200287 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s0103-4014.2022.36105.017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.36 n.105 2022 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128209391779840 |