Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,José Cláudio Sooma
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gondra,José Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200287
Resumo: RESUMO O artigo focaliza a chamada história genealógica, sublinhando as principais categorias mobilizadas por Michel Foucault, consideradas como ferramentas alternativas para o exercício de produção de sentidos sobre acontecimentos diversos. Em seguida, explora as apropriações de Foucault no campo da História da Educação, a partir do conjunto de artigos publicados na Revista Brasileira de História da Educação, de 2001 a 2021. Esse percurso de análise foi construído com o anseio de pensarmos esse autor como um clássico que, ao sofrer (de)formações, pode contribuir para a emergência de outras ênfases interpretativas nos estudos educacionais.
id UFRJ-8_a8d9c84025d59f1e44d1066827a34815
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142022000200287
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da EducaçãoHistória da EducaçãoMichel FoucaultGenealogiaRevista Brasileira de História da EducaçãoRESUMO O artigo focaliza a chamada história genealógica, sublinhando as principais categorias mobilizadas por Michel Foucault, consideradas como ferramentas alternativas para o exercício de produção de sentidos sobre acontecimentos diversos. Em seguida, explora as apropriações de Foucault no campo da História da Educação, a partir do conjunto de artigos publicados na Revista Brasileira de História da Educação, de 2001 a 2021. Esse percurso de análise foi construído com o anseio de pensarmos esse autor como um clássico que, ao sofrer (de)formações, pode contribuir para a emergência de outras ênfases interpretativas nos estudos educacionais.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200287Estudos Avançados v.36 n.105 2022reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2022.36105.017info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,José Cláudio SoomaGondra,José Gonçalvespor2022-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142022000200287Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2022-11-11T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação
title Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação
spellingShingle Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação
Silva,José Cláudio Sooma
História da Educação
Michel Foucault
Genealogia
Revista Brasileira de História da Educação
title_short Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação
title_full Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação
title_fullStr Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação
title_full_unstemmed Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação
title_sort Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação
author Silva,José Cláudio Sooma
author_facet Silva,José Cláudio Sooma
Gondra,José Gonçalves
author_role author
author2 Gondra,José Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,José Cláudio Sooma
Gondra,José Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Michel Foucault
Genealogia
Revista Brasileira de História da Educação
topic História da Educação
Michel Foucault
Genealogia
Revista Brasileira de História da Educação
description RESUMO O artigo focaliza a chamada história genealógica, sublinhando as principais categorias mobilizadas por Michel Foucault, consideradas como ferramentas alternativas para o exercício de produção de sentidos sobre acontecimentos diversos. Em seguida, explora as apropriações de Foucault no campo da História da Educação, a partir do conjunto de artigos publicados na Revista Brasileira de História da Educação, de 2001 a 2021. Esse percurso de análise foi construído com o anseio de pensarmos esse autor como um clássico que, ao sofrer (de)formações, pode contribuir para a emergência de outras ênfases interpretativas nos estudos educacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200287
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-4014.2022.36105.017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.36 n.105 2022
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128209391779840