Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire Soares Pinto, Renato Garcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768
Resumo: O presente artigo se propõe a relatar e repensar uma experiência de ensino e aprendizagem de Geografia, desenvolvida no ano de 2015 com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, durante a Mostra Anual de Atividades promovida pelo Colégio Stella Maris, instituição confessional da rede privada no Vidigal, Rio de Janeiro. O trabalho, desenvolvido em conjunto com os alunos, buscou compreender e conscientizar a comunidade escolar quanto ao uso e cuidado para com o bem público tendo como objeto, a obra de José Datrínio, o “Profeta Gentileza”. Por meio de sua biografia e de sua obra artística, aprofundamos o conceito de espaço geográfico e suas múltiplas potencialidades, enfatizando os diferentes recortes espaciais relacionados ao tema e aos alunos, a espacialidade do fenômeno além das transformações urbanas no espaço em que se inserem. Por meio desse artigo buscaremos revisitar e repensar tal prática, trazendo para essa proposta os fundamentos da BNCC, assim como novas possibilidades de análise do objeto, pautados na ideia de pensamento espacial, fundamentadas a partir da crítica da primeira experiência e da formação contínua do professor.
id CP2-1_21a77b2c13154d014aa1e2461dd29bf7
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3768
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta GentilezaEnsino de GeografiaPrática de EnsinoAutocríticaPensamento EspacialEspaço.Ensino de GeografiaPensamento EspacialO presente artigo se propõe a relatar e repensar uma experiência de ensino e aprendizagem de Geografia, desenvolvida no ano de 2015 com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, durante a Mostra Anual de Atividades promovida pelo Colégio Stella Maris, instituição confessional da rede privada no Vidigal, Rio de Janeiro. O trabalho, desenvolvido em conjunto com os alunos, buscou compreender e conscientizar a comunidade escolar quanto ao uso e cuidado para com o bem público tendo como objeto, a obra de José Datrínio, o “Profeta Gentileza”. Por meio de sua biografia e de sua obra artística, aprofundamos o conceito de espaço geográfico e suas múltiplas potencialidades, enfatizando os diferentes recortes espaciais relacionados ao tema e aos alunos, a espacialidade do fenômeno além das transformações urbanas no espaço em que se inserem. Por meio desse artigo buscaremos revisitar e repensar tal prática, trazendo para essa proposta os fundamentos da BNCC, assim como novas possibilidades de análise do objeto, pautados na ideia de pensamento espacial, fundamentadas a partir da crítica da primeira experiência e da formação contínua do professor.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 155-1662358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768/2511Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire Soares Pinto, Renato Garcia2023-12-31T21:15:59Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3768Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:59Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza
title Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza
spellingShingle Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza
Freire Soares Pinto, Renato Garcia
Ensino de Geografia
Prática de Ensino
Autocrítica
Pensamento Espacial
Espaço.
Ensino de Geografia
Pensamento Espacial
title_short Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza
title_full Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza
title_fullStr Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza
title_full_unstemmed Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza
title_sort Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza
author Freire Soares Pinto, Renato Garcia
author_facet Freire Soares Pinto, Renato Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire Soares Pinto, Renato Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Prática de Ensino
Autocrítica
Pensamento Espacial
Espaço.
Ensino de Geografia
Pensamento Espacial
topic Ensino de Geografia
Prática de Ensino
Autocrítica
Pensamento Espacial
Espaço.
Ensino de Geografia
Pensamento Espacial
description O presente artigo se propõe a relatar e repensar uma experiência de ensino e aprendizagem de Geografia, desenvolvida no ano de 2015 com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, durante a Mostra Anual de Atividades promovida pelo Colégio Stella Maris, instituição confessional da rede privada no Vidigal, Rio de Janeiro. O trabalho, desenvolvido em conjunto com os alunos, buscou compreender e conscientizar a comunidade escolar quanto ao uso e cuidado para com o bem público tendo como objeto, a obra de José Datrínio, o “Profeta Gentileza”. Por meio de sua biografia e de sua obra artística, aprofundamos o conceito de espaço geográfico e suas múltiplas potencialidades, enfatizando os diferentes recortes espaciais relacionados ao tema e aos alunos, a espacialidade do fenômeno além das transformações urbanas no espaço em que se inserem. Por meio desse artigo buscaremos revisitar e repensar tal prática, trazendo para essa proposta os fundamentos da BNCC, assim como novas possibilidades de análise do objeto, pautados na ideia de pensamento espacial, fundamentadas a partir da crítica da primeira experiência e da formação contínua do professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768/2511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 155-166
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i18
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177535672321