Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a relatar e repensar uma experiência de ensino e aprendizagem de Geografia, desenvolvida no ano de 2015 com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, durante a Mostra Anual de Atividades promovida pelo Colégio Stella Maris, instituição confessional da rede privada no Vidigal, Rio de Janeiro. O trabalho, desenvolvido em conjunto com os alunos, buscou compreender e conscientizar a comunidade escolar quanto ao uso e cuidado para com o bem público tendo como objeto, a obra de José Datrínio, o “Profeta Gentileza”. Por meio de sua biografia e de sua obra artística, aprofundamos o conceito de espaço geográfico e suas múltiplas potencialidades, enfatizando os diferentes recortes espaciais relacionados ao tema e aos alunos, a espacialidade do fenômeno além das transformações urbanas no espaço em que se inserem. Por meio desse artigo buscaremos revisitar e repensar tal prática, trazendo para essa proposta os fundamentos da BNCC, assim como novas possibilidades de análise do objeto, pautados na ideia de pensamento espacial, fundamentadas a partir da crítica da primeira experiência e da formação contínua do professor. |
id |
CP2-1_21a77b2c13154d014aa1e2461dd29bf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3768 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta GentilezaEnsino de GeografiaPrática de EnsinoAutocríticaPensamento EspacialEspaço.Ensino de GeografiaPensamento EspacialO presente artigo se propõe a relatar e repensar uma experiência de ensino e aprendizagem de Geografia, desenvolvida no ano de 2015 com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, durante a Mostra Anual de Atividades promovida pelo Colégio Stella Maris, instituição confessional da rede privada no Vidigal, Rio de Janeiro. O trabalho, desenvolvido em conjunto com os alunos, buscou compreender e conscientizar a comunidade escolar quanto ao uso e cuidado para com o bem público tendo como objeto, a obra de José Datrínio, o “Profeta Gentileza”. Por meio de sua biografia e de sua obra artística, aprofundamos o conceito de espaço geográfico e suas múltiplas potencialidades, enfatizando os diferentes recortes espaciais relacionados ao tema e aos alunos, a espacialidade do fenômeno além das transformações urbanas no espaço em que se inserem. Por meio desse artigo buscaremos revisitar e repensar tal prática, trazendo para essa proposta os fundamentos da BNCC, assim como novas possibilidades de análise do objeto, pautados na ideia de pensamento espacial, fundamentadas a partir da crítica da primeira experiência e da formação contínua do professor.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 155-1662358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768/2511Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire Soares Pinto, Renato Garcia2023-12-31T21:15:59Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3768Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:59Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza |
title |
Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza |
spellingShingle |
Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza Freire Soares Pinto, Renato Garcia Ensino de Geografia Prática de Ensino Autocrítica Pensamento Espacial Espaço. Ensino de Geografia Pensamento Espacial |
title_short |
Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza |
title_full |
Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza |
title_fullStr |
Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza |
title_full_unstemmed |
Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza |
title_sort |
Revisitando uma prática de ensino/aprendizagem de geografia. Uma narrativa sobre o processo de formação do professor e prática espacial com base na espacialidade da obra do Profeta Gentileza |
author |
Freire Soares Pinto, Renato Garcia |
author_facet |
Freire Soares Pinto, Renato Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire Soares Pinto, Renato Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Prática de Ensino Autocrítica Pensamento Espacial Espaço. Ensino de Geografia Pensamento Espacial |
topic |
Ensino de Geografia Prática de Ensino Autocrítica Pensamento Espacial Espaço. Ensino de Geografia Pensamento Espacial |
description |
O presente artigo se propõe a relatar e repensar uma experiência de ensino e aprendizagem de Geografia, desenvolvida no ano de 2015 com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, durante a Mostra Anual de Atividades promovida pelo Colégio Stella Maris, instituição confessional da rede privada no Vidigal, Rio de Janeiro. O trabalho, desenvolvido em conjunto com os alunos, buscou compreender e conscientizar a comunidade escolar quanto ao uso e cuidado para com o bem público tendo como objeto, a obra de José Datrínio, o “Profeta Gentileza”. Por meio de sua biografia e de sua obra artística, aprofundamos o conceito de espaço geográfico e suas múltiplas potencialidades, enfatizando os diferentes recortes espaciais relacionados ao tema e aos alunos, a espacialidade do fenômeno além das transformações urbanas no espaço em que se inserem. Por meio desse artigo buscaremos revisitar e repensar tal prática, trazendo para essa proposta os fundamentos da BNCC, assim como novas possibilidades de análise do objeto, pautados na ideia de pensamento espacial, fundamentadas a partir da crítica da primeira experiência e da formação contínua do professor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3768/2511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 155-166 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i18 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177535672321 |