Do incerto ao inacabado: Uma aproximação com a criação etnográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mana (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132020000300206 |
Resumo: | Resumo As criações etnográficas têm a sua origem na indeterminação dos nossos interlocutores e na plasticidade dos seus modos de vida e mundos locais. Este ensaio enfatiza a dimensão inacabada das pessoas no contexto de um Brasil quebra-cabeça, marcando futuros num presente violento e incerto e transformando-se através de relações, coisas, reivindicações, cuidado e busca de alternativas. A noção de devir, que organiza o escrito, enfatiza o poder plástico das pessoas e a problemática intrincada de como viver ao lado, através, e apesar dos efeitos profundamente constrangedores das forças estruturais e materiais, que são elas próprias plásticas. Os sujeitos etnográficos são experimentadores da vida e, por isso mesmo, elementos surpresa - imprevisíveis e capazes de mudar as ecologias do saber. Permanecer aberto à complexidade dos entrelaçamentos entre biologia, meio ambiente, vida social e forças materiais de todos os tipos, e reconhecer - abraçar mesmo - o desconhecido podem nos inspirar a produzir uma ciência social mais humilde e experimental, mantendo nossa teoria mais multifacetada e sensível, nossos modos de expressão menos caricatos e, ao mesmo tempo, adaptáveis a fugas, rupturas e outros caminhos. |
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Do incerto ao inacabado: Uma aproximação com a criação etnográficaAntropologia do devirPlasticidadeTeoria e poética etnográficasIndeterminação e incompletudeResumo As criações etnográficas têm a sua origem na indeterminação dos nossos interlocutores e na plasticidade dos seus modos de vida e mundos locais. Este ensaio enfatiza a dimensão inacabada das pessoas no contexto de um Brasil quebra-cabeça, marcando futuros num presente violento e incerto e transformando-se através de relações, coisas, reivindicações, cuidado e busca de alternativas. A noção de devir, que organiza o escrito, enfatiza o poder plástico das pessoas e a problemática intrincada de como viver ao lado, através, e apesar dos efeitos profundamente constrangedores das forças estruturais e materiais, que são elas próprias plásticas. Os sujeitos etnográficos são experimentadores da vida e, por isso mesmo, elementos surpresa - imprevisíveis e capazes de mudar as ecologias do saber. Permanecer aberto à complexidade dos entrelaçamentos entre biologia, meio ambiente, vida social e forças materiais de todos os tipos, e reconhecer - abraçar mesmo - o desconhecido podem nos inspirar a produzir uma ciência social mais humilde e experimental, mantendo nossa teoria mais multifacetada e sensível, nossos modos de expressão menos caricatos e, ao mesmo tempo, adaptáveis a fugas, rupturas e outros caminhos.Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132020000300206Mana v.26 n.3 2020reponame:Mana (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1678-49442020v26n3a206info:eu-repo/semantics/openAccessBiehl,Joãopor2021-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S0104-93132020000300206Revistahttp://www.scielo.br/manaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistamana@bighost.com.br||revistamanappgas@gmail.com1678-49440104-9313opendoar:2021-01-21T00:00Mana (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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