Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/770 |
Resumo: | Analisa o processo de gerenciamento da marca de um canal de televisão desenvolvendo um estudo acerca de seus múltiplos aspectos de maneira a elucidar a questão do branding e de sua contribuição para a estratégia de comunicação e imagem do canal. Simultaneamente, é desvendada a importância de uma marca, sua relação com o consumidor e de que forma ela pode ser administrada, fortalecida e diferenciada das concorrentes em um contexto de saturação do mercado. O objeto da pesquisa é o reposicionamento do Multishow, um dos principais canais da Globosat, a maior programadora de TV por assinatura da América Latina. Em 2009, o Multishow alterou seu slogan de “Multissintonizado” para “A Vida Sem Roteiro” como consequência de uma profunda mudança na sua estratégia de comunicação. Para compreender o tema de maneira completa, foi realizada uma pesquisa sobre o surgimento da TV no Brasil, o desenvolvimento da televisão por assinatura no país, além de uma análise das futuras tendências da mídia e do mercado. O público alvo do canal também foi estudado, bem como o histórico do papel do jovem na sociedade com o objetivo de traçar um perfil da juventude atual, compreender seu universo e, sobretudo, sua relação com a televisão. |
id |
UFRJ_000f6595dcd919692399818580c7c627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/770 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Azedo, Raphael Tavares Pavanhttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Silva Júnior, Amaury Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Gomes, Fernanda de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4190661838011882Cardoso, Monica Machado2016-09-13T15:11:17Z2023-11-30T03:02:04Z2010-12-21AZEDO, Raphael Tavares Pavan. Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro. 2010. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://hdl.handle.net/11422/770Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-01T17:26:18Z No. of bitstreams: 1 RAzedo.pdf: 2096529 bytes, checksum: 63b4a387e051c313f19df8afcceaaf14 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-13T15:11:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAzedo.pdf: 2096529 bytes, checksum: 63b4a387e051c313f19df8afcceaaf14 (MD5) Previous issue date: 2010-12-21Analisa o processo de gerenciamento da marca de um canal de televisão desenvolvendo um estudo acerca de seus múltiplos aspectos de maneira a elucidar a questão do branding e de sua contribuição para a estratégia de comunicação e imagem do canal. Simultaneamente, é desvendada a importância de uma marca, sua relação com o consumidor e de que forma ela pode ser administrada, fortalecida e diferenciada das concorrentes em um contexto de saturação do mercado. O objeto da pesquisa é o reposicionamento do Multishow, um dos principais canais da Globosat, a maior programadora de TV por assinatura da América Latina. Em 2009, o Multishow alterou seu slogan de “Multissintonizado” para “A Vida Sem Roteiro” como consequência de uma profunda mudança na sua estratégia de comunicação. Para compreender o tema de maneira completa, foi realizada uma pesquisa sobre o surgimento da TV no Brasil, o desenvolvimento da televisão por assinatura no país, além de uma análise das futuras tendências da mídia e do mercado. O público alvo do canal também foi estudado, bem como o histórico do papel do jovem na sociedade com o objetivo de traçar um perfil da juventude atual, compreender seu universo e, sobretudo, sua relação com a televisão.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDATelevisãoPosicionamentoMarcaMultishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRTPAzedo.pdfRTPAzedo.pdfapplication/pdf1886839http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/770/3/RTPAzedo.pdfb2f12c888002df34b7ca37c5d0862f7eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/770/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTRTPAzedo.pdf.txtRTPAzedo.pdf.txtExtracted texttext/plain135198http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/770/4/RTPAzedo.pdf.txt30f507e73749e4e3d61ca19a0816f499MD5411422/7702023-11-30 00:02:04.225oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:04Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro |
title |
Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro |
spellingShingle |
Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro Azedo, Raphael Tavares Pavan CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Televisão Posicionamento Marca |
title_short |
Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro |
title_full |
Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro |
title_fullStr |
Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro |
title_full_unstemmed |
Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro |
title_sort |
Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro |
author |
Azedo, Raphael Tavares Pavan |
author_facet |
Azedo, Raphael Tavares Pavan |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azedo, Raphael Tavares Pavan |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva Júnior, Amaury Fernandes da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gomes, Fernanda de Oliveira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4190661838011882 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Monica Machado |
contributor_str_mv |
Silva Júnior, Amaury Fernandes da Gomes, Fernanda de Oliveira Cardoso, Monica Machado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Televisão Posicionamento Marca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão Posicionamento Marca |
description |
Analisa o processo de gerenciamento da marca de um canal de televisão desenvolvendo um estudo acerca de seus múltiplos aspectos de maneira a elucidar a questão do branding e de sua contribuição para a estratégia de comunicação e imagem do canal. Simultaneamente, é desvendada a importância de uma marca, sua relação com o consumidor e de que forma ela pode ser administrada, fortalecida e diferenciada das concorrentes em um contexto de saturação do mercado. O objeto da pesquisa é o reposicionamento do Multishow, um dos principais canais da Globosat, a maior programadora de TV por assinatura da América Latina. Em 2009, o Multishow alterou seu slogan de “Multissintonizado” para “A Vida Sem Roteiro” como consequência de uma profunda mudança na sua estratégia de comunicação. Para compreender o tema de maneira completa, foi realizada uma pesquisa sobre o surgimento da TV no Brasil, o desenvolvimento da televisão por assinatura no país, além de uma análise das futuras tendências da mídia e do mercado. O público alvo do canal também foi estudado, bem como o histórico do papel do jovem na sociedade com o objetivo de traçar um perfil da juventude atual, compreender seu universo e, sobretudo, sua relação com a televisão. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-13T15:11:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AZEDO, Raphael Tavares Pavan. Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro. 2010. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/770 |
identifier_str_mv |
AZEDO, Raphael Tavares Pavan. Multishow: o reposicionamento de um canal de TV jovem: como construir uma vida sem roteiro. 2010. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/770/3/RTPAzedo.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/770/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/770/4/RTPAzedo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2f12c888002df34b7ca37c5d0862f7e dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 30f507e73749e4e3d61ca19a0816f499 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097066143711232 |