O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Pedro Eduardo Procopio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17294
Resumo: A educação é o alicerce para se estabelecer o princípio da unidade da humanidade, pois, no mundo materialista, o ser humano continua a ser único e a escola precisa lapidar conhecimento e difusão de informações que são inseridas no dia a dia dos estudantes, para que ele possa ter letramento de nível acadêmico. Através de políticas públicas que facilitam o acesso à universidade, o perfil dos acadêmicos modificou-se, hoje existe uma maior diversidade dentro do ensino superior e muitos estudantes não possuem letramentos condizentes com o nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Para atender esse público, existem programas de Apoio Pedagógico. Este artigo tem por objetivo geral analisar as dificuldades relacionadas ao letramento nos cursos superiores, abordando a relação dos alunos com as leituras propostas no ensino superior e como as ações do apoio pedagógico podem colaborar com o desenvolvimento das habilidades e competências para um letramento acadêmico eficiente. A escolha do tema foi significativa, pois, falar sobre letramento acadêmico e apoio pedagógico é entrar em um campo abstruso. Ainda se nota dificuldade de se chegar a um conceito do letramento ideal acadêmico, pois, o país tem atraso secular evidente dentro do sistema educacional. A problemática deste trabalho envolve questões educacionais e a fragilidade da educação básica, que irá acompanhar os estudantes durante a trajetória acadêmica, fortalecendo a necessidade dos programas de apoio pedagógico. A metodologia usada no desenvolvimento deste trabalho terá como base a pesquisa qualitativa com caráter exploratório. Desta forma será possível salientar os aspectos relevantes sobre a temática através da pesquisa em artigos, livros, internet e revistas científicas, que irão contribuir para a formação identitária dos alunos e compreender a importância do apoio pedagógico, contribuindo para o processo do letramento de forma positiva auxiliando no processo de construção do conhecimento.
id UFRJ_03f008ccbd9809cbe03fadebf81abe6e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17294
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superiorEnsino superiorLetramentoPedagogiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA educação é o alicerce para se estabelecer o princípio da unidade da humanidade, pois, no mundo materialista, o ser humano continua a ser único e a escola precisa lapidar conhecimento e difusão de informações que são inseridas no dia a dia dos estudantes, para que ele possa ter letramento de nível acadêmico. Através de políticas públicas que facilitam o acesso à universidade, o perfil dos acadêmicos modificou-se, hoje existe uma maior diversidade dentro do ensino superior e muitos estudantes não possuem letramentos condizentes com o nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Para atender esse público, existem programas de Apoio Pedagógico. Este artigo tem por objetivo geral analisar as dificuldades relacionadas ao letramento nos cursos superiores, abordando a relação dos alunos com as leituras propostas no ensino superior e como as ações do apoio pedagógico podem colaborar com o desenvolvimento das habilidades e competências para um letramento acadêmico eficiente. A escolha do tema foi significativa, pois, falar sobre letramento acadêmico e apoio pedagógico é entrar em um campo abstruso. Ainda se nota dificuldade de se chegar a um conceito do letramento ideal acadêmico, pois, o país tem atraso secular evidente dentro do sistema educacional. A problemática deste trabalho envolve questões educacionais e a fragilidade da educação básica, que irá acompanhar os estudantes durante a trajetória acadêmica, fortalecendo a necessidade dos programas de apoio pedagógico. A metodologia usada no desenvolvimento deste trabalho terá como base a pesquisa qualitativa com caráter exploratório. Desta forma será possível salientar os aspectos relevantes sobre a temática através da pesquisa em artigos, livros, internet e revistas científicas, que irão contribuir para a formação identitária dos alunos e compreender a importância do apoio pedagógico, contribuindo para o processo do letramento de forma positiva auxiliando no processo de construção do conhecimento.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJHouri, Mônica de SouzaDelgado, Adriana PatrícioOliveira, Maria Fernanda Alvito Pereira de SouzaGonçalves, Pedro Eduardo Procopio2022-06-20T17:26:06Z2023-12-21T03:08:57Z2021-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGONÇALVES, Pedro Eduardo Procopio. O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/17294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:57Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17294Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior
title O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior
spellingShingle O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior
Gonçalves, Pedro Eduardo Procopio
Ensino superior
Letramento
Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior
title_full O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior
title_fullStr O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior
title_full_unstemmed O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior
title_sort O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior
author Gonçalves, Pedro Eduardo Procopio
author_facet Gonçalves, Pedro Eduardo Procopio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Houri, Mônica de Souza
Delgado, Adriana Patrício
Oliveira, Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Pedro Eduardo Procopio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Letramento
Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino superior
Letramento
Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A educação é o alicerce para se estabelecer o princípio da unidade da humanidade, pois, no mundo materialista, o ser humano continua a ser único e a escola precisa lapidar conhecimento e difusão de informações que são inseridas no dia a dia dos estudantes, para que ele possa ter letramento de nível acadêmico. Através de políticas públicas que facilitam o acesso à universidade, o perfil dos acadêmicos modificou-se, hoje existe uma maior diversidade dentro do ensino superior e muitos estudantes não possuem letramentos condizentes com o nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Para atender esse público, existem programas de Apoio Pedagógico. Este artigo tem por objetivo geral analisar as dificuldades relacionadas ao letramento nos cursos superiores, abordando a relação dos alunos com as leituras propostas no ensino superior e como as ações do apoio pedagógico podem colaborar com o desenvolvimento das habilidades e competências para um letramento acadêmico eficiente. A escolha do tema foi significativa, pois, falar sobre letramento acadêmico e apoio pedagógico é entrar em um campo abstruso. Ainda se nota dificuldade de se chegar a um conceito do letramento ideal acadêmico, pois, o país tem atraso secular evidente dentro do sistema educacional. A problemática deste trabalho envolve questões educacionais e a fragilidade da educação básica, que irá acompanhar os estudantes durante a trajetória acadêmica, fortalecendo a necessidade dos programas de apoio pedagógico. A metodologia usada no desenvolvimento deste trabalho terá como base a pesquisa qualitativa com caráter exploratório. Desta forma será possível salientar os aspectos relevantes sobre a temática através da pesquisa em artigos, livros, internet e revistas científicas, que irão contribuir para a formação identitária dos alunos e compreender a importância do apoio pedagógico, contribuindo para o processo do letramento de forma positiva auxiliando no processo de construção do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03
2022-06-20T17:26:06Z
2023-12-21T03:08:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Pedro Eduardo Procopio. O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/17294
identifier_str_mv GONÇALVES, Pedro Eduardo Procopio. O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/17294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456030258102272