O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17294 |
Resumo: | A educação é o alicerce para se estabelecer o princípio da unidade da humanidade, pois, no mundo materialista, o ser humano continua a ser único e a escola precisa lapidar conhecimento e difusão de informações que são inseridas no dia a dia dos estudantes, para que ele possa ter letramento de nível acadêmico. Através de políticas públicas que facilitam o acesso à universidade, o perfil dos acadêmicos modificou-se, hoje existe uma maior diversidade dentro do ensino superior e muitos estudantes não possuem letramentos condizentes com o nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Para atender esse público, existem programas de Apoio Pedagógico. Este artigo tem por objetivo geral analisar as dificuldades relacionadas ao letramento nos cursos superiores, abordando a relação dos alunos com as leituras propostas no ensino superior e como as ações do apoio pedagógico podem colaborar com o desenvolvimento das habilidades e competências para um letramento acadêmico eficiente. A escolha do tema foi significativa, pois, falar sobre letramento acadêmico e apoio pedagógico é entrar em um campo abstruso. Ainda se nota dificuldade de se chegar a um conceito do letramento ideal acadêmico, pois, o país tem atraso secular evidente dentro do sistema educacional. A problemática deste trabalho envolve questões educacionais e a fragilidade da educação básica, que irá acompanhar os estudantes durante a trajetória acadêmica, fortalecendo a necessidade dos programas de apoio pedagógico. A metodologia usada no desenvolvimento deste trabalho terá como base a pesquisa qualitativa com caráter exploratório. Desta forma será possível salientar os aspectos relevantes sobre a temática através da pesquisa em artigos, livros, internet e revistas científicas, que irão contribuir para a formação identitária dos alunos e compreender a importância do apoio pedagógico, contribuindo para o processo do letramento de forma positiva auxiliando no processo de construção do conhecimento. |
id |
UFRJ_03f008ccbd9809cbe03fadebf81abe6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17294 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superiorEnsino superiorLetramentoPedagogiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA educação é o alicerce para se estabelecer o princípio da unidade da humanidade, pois, no mundo materialista, o ser humano continua a ser único e a escola precisa lapidar conhecimento e difusão de informações que são inseridas no dia a dia dos estudantes, para que ele possa ter letramento de nível acadêmico. Através de políticas públicas que facilitam o acesso à universidade, o perfil dos acadêmicos modificou-se, hoje existe uma maior diversidade dentro do ensino superior e muitos estudantes não possuem letramentos condizentes com o nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Para atender esse público, existem programas de Apoio Pedagógico. Este artigo tem por objetivo geral analisar as dificuldades relacionadas ao letramento nos cursos superiores, abordando a relação dos alunos com as leituras propostas no ensino superior e como as ações do apoio pedagógico podem colaborar com o desenvolvimento das habilidades e competências para um letramento acadêmico eficiente. A escolha do tema foi significativa, pois, falar sobre letramento acadêmico e apoio pedagógico é entrar em um campo abstruso. Ainda se nota dificuldade de se chegar a um conceito do letramento ideal acadêmico, pois, o país tem atraso secular evidente dentro do sistema educacional. A problemática deste trabalho envolve questões educacionais e a fragilidade da educação básica, que irá acompanhar os estudantes durante a trajetória acadêmica, fortalecendo a necessidade dos programas de apoio pedagógico. A metodologia usada no desenvolvimento deste trabalho terá como base a pesquisa qualitativa com caráter exploratório. Desta forma será possível salientar os aspectos relevantes sobre a temática através da pesquisa em artigos, livros, internet e revistas científicas, que irão contribuir para a formação identitária dos alunos e compreender a importância do apoio pedagógico, contribuindo para o processo do letramento de forma positiva auxiliando no processo de construção do conhecimento.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJHouri, Mônica de SouzaDelgado, Adriana PatrícioOliveira, Maria Fernanda Alvito Pereira de SouzaGonçalves, Pedro Eduardo Procopio2022-06-20T17:26:06Z2023-12-21T03:08:57Z2021-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGONÇALVES, Pedro Eduardo Procopio. O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/17294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:57Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17294Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior |
title |
O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior |
spellingShingle |
O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior Gonçalves, Pedro Eduardo Procopio Ensino superior Letramento Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior |
title_full |
O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior |
title_fullStr |
O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior |
title_full_unstemmed |
O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior |
title_sort |
O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior |
author |
Gonçalves, Pedro Eduardo Procopio |
author_facet |
Gonçalves, Pedro Eduardo Procopio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Houri, Mônica de Souza Delgado, Adriana Patrício Oliveira, Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Pedro Eduardo Procopio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Letramento Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino superior Letramento Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A educação é o alicerce para se estabelecer o princípio da unidade da humanidade, pois, no mundo materialista, o ser humano continua a ser único e a escola precisa lapidar conhecimento e difusão de informações que são inseridas no dia a dia dos estudantes, para que ele possa ter letramento de nível acadêmico. Através de políticas públicas que facilitam o acesso à universidade, o perfil dos acadêmicos modificou-se, hoje existe uma maior diversidade dentro do ensino superior e muitos estudantes não possuem letramentos condizentes com o nível de escolaridade no qual se encontram matriculados. Para atender esse público, existem programas de Apoio Pedagógico. Este artigo tem por objetivo geral analisar as dificuldades relacionadas ao letramento nos cursos superiores, abordando a relação dos alunos com as leituras propostas no ensino superior e como as ações do apoio pedagógico podem colaborar com o desenvolvimento das habilidades e competências para um letramento acadêmico eficiente. A escolha do tema foi significativa, pois, falar sobre letramento acadêmico e apoio pedagógico é entrar em um campo abstruso. Ainda se nota dificuldade de se chegar a um conceito do letramento ideal acadêmico, pois, o país tem atraso secular evidente dentro do sistema educacional. A problemática deste trabalho envolve questões educacionais e a fragilidade da educação básica, que irá acompanhar os estudantes durante a trajetória acadêmica, fortalecendo a necessidade dos programas de apoio pedagógico. A metodologia usada no desenvolvimento deste trabalho terá como base a pesquisa qualitativa com caráter exploratório. Desta forma será possível salientar os aspectos relevantes sobre a temática através da pesquisa em artigos, livros, internet e revistas científicas, que irão contribuir para a formação identitária dos alunos e compreender a importância do apoio pedagógico, contribuindo para o processo do letramento de forma positiva auxiliando no processo de construção do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03 2022-06-20T17:26:06Z 2023-12-21T03:08:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONÇALVES, Pedro Eduardo Procopio. O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/17294 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Pedro Eduardo Procopio. O papel do letramento acadêmico e do apoio pedagógico na educação superior. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456030258102272 |